CONHECIMENTO X INFORMAÇÃO

17 de Agosto de 2011 ivanlimasp Artigos 1117

Andei me perguntando ultimamente se tenho realmente conhecimento ou apenas informação sobre as coisas que julgo conhecer. Hoje em dia, com os meios de comunicação cada vez mais avançados e rápidos, com a velocidade medida em kbps, megas, gygas, etc., as informações se atualizando a cada segundo na tela do computador, os canais de televisão com programação integral de notícias, fica difícil acompanhar tudo. A impressão que dá é que não sobra tempo para mais nada a não ser se informar para não ficar desatualizado. Mas quem consegue ficar atualizado com todos os fatos que acontecem no mundo todo à todo momento? É uma corrida desenfreada por uma informação atrás da outra que nem dá para se aprofundar nos assuntos. Antigamente as pessoas tinham o dia todo para ler o jornal. Hoje, às 10 horas da manhã as notícias do jornal impresso já estão desatualizadas, os fatos que estão noticiados já mudaram e muitos fatos novos aconteceram. Que loucura esse turbilhão de informações bombardeando nossas mentes o tempo todo!
Diante dessa avalanche que se esparrama sobre mim, quando alguém comenta algum acontecimento que foi noticiado e que eu não tenho conhecimento, sinto-me um ignorante. Aí eu corro atrás da notícia para ficar bem informado. Mas espera aí, eu não tenho obrigação de saber tudo o que está acontecendo no planeta, e, afinal, se eu não souber em primeira mão, com certeza se for um fato relevante irei saber a qualquer momento. A solução para não me sentir ignorante é selecionar os assuntos que realmente são importantes para mim e ficar inteirado deles, buscar conhecer seus conteúdos e beber com satisfação as informações que me chegam. Os assuntos que me forem menos importantes devo dar uma olhada de largo para saber apenas que existem. Se fizer assim com certeza não ficarei tão estressado com tanta informação desnecessária em minha mente e passarei a ter mais conhecimento do que informação. Há uma grande diferença entre essas duas coisas. O conhecimento vai além da informação. Conhecer é explorar, buscar com mais vagar, ir fundo, além do superficial, é se inteirar realmente do assunto. Parece que hoje as pessoas estão mais preocupadas em estar informadas do que em adquirir conhecimento. As escolas, ao que parece, não estão ensinando os alunos a pensar, buscar conhecimento, questionar, filosofar mesmo. O que se vê são escolas mais preocupadas em se informatizar e dar aos alunos acesso à internet do que em ampliar suas bibliotecas com livros impressos para criarem o hábito saudável da leitura e da busca do conhecimento. Não que os computadores e a internet não sejam úteis nas escolas, claro que são, mas o conceito que se tem de escola hoje é que se não estiver informatizada não é uma escola ideal para educar os futuros cidadãos, o que a meu ver é um erro. “Um país se faz com homens e livros” disse Monteiro Lobato. Eu acredito que isso ainda não tenha mudado. O avanço tecnológico de maneira nenhuma pode substituir o prazer da busca pelo conhecimento através dos livros pois é neles que está todo o alicerce do saber.
É imperioso mostrar aos jovens a importância de se adquirir conhecimento e não apenas informação, questionar em vez de engolir o saber como se engolem cápsulas de vitaminas esperando que o resultado apareça. Ensinar a pensar é mais difícil do que informar, e é exatamente disso que a humanidade está carente, de seres pensantes em vez de acumuladores de informação. Se perguntamos a um jovem sobre Sócrates, Aristóteles, Platão, Demócrito, Hegel, Kant, Tomás de Aquino e outros filósofos ficamos surpresos com a total ignorância à respeito de quem eram. Os pensadores estão esquecidos e mal sabem os futuros cidadãos que se não fosse por eles ainda acreditaríamos que a Terra é o centro do universo e que o sol gira em torno dela ou outras coisas que hoje são tão absurdas mas que um dia a humanidade acreditava e passou a conhecer melhor a si mesma e o mundo em que vive graças à preocupação de alguns homens que se dedicaram a pensar sobre isso. A vida é dinâmica e não deve ser vivida como se tudo viesse pronto, é preciso que cada um descubra-se a si mesmo e tudo o que está em sua volta. Menos informação e mais conhecimento, é disso que carecemos.

www.ivanlimasp.blogspot.com

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem permissão do autor.

Leia também
Lembra? há 2 dias

Quando o tempo nós pertencia dia e noite não existiam? Quando ainda...
enidesantos Poesias 21


Principio há 2 dias

Toda a humanidade repelida da perfeição Privada da perspectiva da ...
enidesantos Poesias 13


Viandar há 2 dias

Viver e caminhar eu gosto de tudo que a vida me da Gosto de viver e ...
enidesantos Poesias 11


Fluxo do tempo. há 2 dias

Boca devoradora do tempo que tudo vai apagando varrendo da vida todo o en...
enidesantos Poesias 14


Sou há 2 dias

o que quero e onde quero Meu palco é a vida Dela faço brotar o pr...
enidesantos Poesias 12


Ame...! há 2 dias

Apenas ame Não se infecte de amor Infecte-se de vida Queira vida D...
enidesantos Poesias 11