É muito comum presenciarmos "vendedores" deixando de lado oportunidade de vendas.

Mas quando iniciamos o nosso negócio o que não queremos é justamente ver alguém da nossa equipe perder qualquer oportunidade de venda, não é mesmo?

Para explorarmos mais este tema, precisamos pegar como exemplo algum tipo de negócio e pedir ao leitor ajustar isso a realidade do seu próprio negócio.

Vamos lá, se você tem uma loja de sapatos e alguém lhe pede para experimentar um sapato específico disposto na sua vitrine, certamente seu vendedor irá até o estoque na procura e busca do produto para atender aquele cliente.

Agora suponha que infelizmente para aquele modelo de sapato que o cliente pediu não há no seu estoque a numeração pedida. O que seu "vendedor" deve fazer? O óbvio, pegar algum outro sapato "parecido" e levar até o cliente para lhe oferecer alguma alternativa.

Mas cuidado, não se trata de "empurrar" algo para o cliente, mas sim oferecer uma alternativa para ele.

Veja 3 motivos para agir assim:

• O cliente ficou esperando você ir buscar o sapato, e por isso não podemos deixá-lo com a sensação da perda de tempo;

• O cliente pediu o que ele mais gostou, o que ele visualizou na vitrine, mas isso não significa necessariamente que aquele seja o único desejo e nem mesmo, o melhor sapato para a necessidade daquele cliente. Ele pode não saber exatamente o que ele quer e vai precisar da sua ajuda;

• Você precisa vender, e se não tem aquela numeração do sapato que ele gostou e sabendo que o cliente quer um sapato, provavelmente entrará em outra loja para comprar o que não conseguiu na sua loja. Por que não fazer o trabalho que outro vendedor irá fazer, por que não oferecer algo para aquele potencial cliente?

Pense se isso, se esse comportamento pode alavancar suas vendas e lhe trazer bons negócios. Se achar que sim, oriente seus vendedores, pois as vezes acreditamos ser esse um comportamento óbvio mas que nem sempre é praticado por todos.

Boas Vendas!

Luis Freitas

www.luisfreitas.com.br

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