Atividade física em crianças e jovens

Para crianças e jovens, a atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social.

A prática de atividades físicas pode funcionar como uma via de escape para a energia "extra normal" das crianças, ou seja, sua hiperatividade. Atividade física em idosos Está mais do que comprovado que os idosos obtêm benefícios da prática de atividade física regular tanto quanto os jovens.

Ela promove mudanças corporais, melhora a auto-estima, a autoconfiança e a afetividade, aumentando a socialização. A falta de aptidão física é a principal causa de baixa qualidade de vida, nos idosos.

Com o avanço da idade, há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da força e flexibilidade musculares, sendo que esses efeitos são exacerbados pela falta de exercício.

Antes do início da prática de exercícios, o idoso deve passar por uma avaliação médica cuidadosa e realização de exames. Isso permitirá ao médico indicar a melhor atividade, que pode incluir: caminhada, exercício em bicicleta ergométrica, natação, hidroginástica e musculação.

Algumas recomendações são importantes, e valem também para as outras faixas etárias: Independente do grupo que você faz parte, saiba que o responsável por sua saúde é você mesmo. Cuide dela!! Anime-se e boa sorte!!