Cegueira espiritual

11 de Setembro de 2017 filomeno Artigos 45

"Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus. Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu. Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar" (Apocalipse 3:14-18).
A igreja de Laodicéia estava cega espiritualmente e não enxergava a sua necessidade de Deus, pois achava que, por ter riquezas, ela tinha tudo que precisava. No entanto, o Espírito Santo mostrou o quanto ela estava errada, ao dizer que ela era miserável, digna de compaixão, pobre, cega e estava nu (v.17). E após essa advertência, o Senhor a recomenda pingar um "colírio" para limpar os olhos e poder enxergar.
Talvez você não saiba, mas a miopia é a forma mais comum de problema de visão. Ela atinge ¼ da população mundial e na maioria das vezes é passada de geração em geração. A pessoa míope enxerga bem de perto, mas de longe vê tudo embaçado. Será que este não é o problema dos nossos dias atuais? Não estou falando da cegueira física, mas da cegueira espiritual. A Bíblia diz que "o deus desta era (Satanás) cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (2 Coríntios 4:4). Com isso, sabemos que o inimigo é especialista em cegar as pessoas, para que elas não recebam a salvação através de Jesus Cristo. A intenção dele é fazer com que as pessoas fiquem presas apenas a este mundo, iludindo e fazendo-as pensar que tudo o que elas vêem, elas podem adquirir. Mas a Palavra de Deus deixa claro que aquilo que nós vemos é passageiro, mas o que não vemos é eterno. (2 Coríntios 4:18). Por isso, devemos fixar os nossos olhos naquilo que nunca irá se acabar!
Um cristão cego espiritualmente é aquele que está feliz com Deus hoje, mas logo que os problemas vêm, a sua visão embaça e ele não consegue mais enxergar a Deus com clareza, nem os planos que Ele tem para a sua vida. O apóstolo Paulo tinha essa preocupação e disse: "Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força" (Efésios 1:18,19).
Um outro tipo de cristão cego é aquele que troca os tesouros espirituais pelos tesouros desta Terra. Você se lembra de Ló? Ele estava tão obcecado pelos campos verdes do Jordão, que não viu a maldade de Sodoma e Gomorra, e isso trouxe destruição não somente para ele, mas para toda a sua família. Por isso, eu e você precisamos urgentemente de visão espiritual. Devemos pedir a Deus que abra os nossos olhos e não nos deixe ser enganados pelas armadilhas de Satanás. Não podemos tomar uma decisão sequer, sem consultarmos ao Senhor. Pois, ainda que a proposta seja maravilhosa, talvez Deus mostre que não é da vontade Dele, e devemos obedecê-Lo acima de tudo.
Quero compartilhar com vocês a história de um profeta de Deus chamado Balaão. Ele tinha tudo para ser uma bênção, mas por causa de sua ganância, ficou cego espiritualmente e acabou sendo rejeitado por Deus. Balaão ficou tão obcecado pelos bens deste mundo, que não percebeu que uma jumenta falou com ele. Isso mesmo: uma jumenta!
Certa vez os israelitas acamparam perto dos campos de Moabe, perto de Jericó, e o rei Balaque sabia o quanto Israel era um povo poderoso e conquistador. Ele ficou tão apavorado que enviou seus servos para pedirem ao profeta Balaão que lançasse uma maldição sobre o povo de Israel. (LEIA: Números 22:4-7)
Perceba no versículo 6 que Balaão tinha a autoridade de Deus: "Pois sei que quem você abençoa é abençoado, e quem você amaldiçoa é amaldiçoado". Mas o erro de Balaão foi que, ao ver a proposta financeira enviada pelos servos, ele disse que ia orar sobre isso (v.8). Se ele realmente fosse um profeta comprometido, ele nem teria recebido aqueles homens em sua casa, no entanto, ele foi seduzido pelas riquezas e teve coragem de pedir ao Senhor uma coisa absurda: que amaldiçoasse a Israel.
Veja o diálogo de Deus com Balaão: (v. 9-12). Ele disse que ninguém pode amaldiçoar aquilo que já está abençoado! Aleluia! Então Balaão despediu aqueles homens e disse que Deus não permitiu que ele fosse com eles. Porém, o rei Balaque, ao receber os servos de volta, não aceitou a recusa de Balaão e fez com que seus homens voltassem com mais dinheiro. Desta vez parecia que Balaão estava mais firme com Deus. Veja a sua resposta:
"Balaão, porém, respondeu aos conselheiros de Balaque: "Mesmo que Balaque me desse o seu palácio cheio de prata e de ouro, eu não poderia fazer coisa alguma, grande ou pequena, que vá além da ordem do Senhor meu Deus. Agora, fiquem também vocês aqui esta noite, e eu descobrirei o que mais o Senhor tem para dizer-me" (Números 22:18,19).
Balaão começou seu discurso dizendo que jamais aceitaria uma proposta absurda como aquela, mas o seu coração ainda cobiçava as riquezas. Por isso ele resolveu orar novamente e desta vez Deus permitiu que ele fosse. (Ver v.20) Vejamos o que aconteceu a seguir: (v. 21 a 35).
Através dessa experiência de Balaão com a jumenta, podemos ver 3 coisas que a cegueira espiritual gera em nós:
1) A cegueira espiritual nos leva ao desconforto emocional (v.28 e 29)
Balaão estava tão desesperado pela proposta financeira, que ficou cego espiritualmente, e ao ver que a jumenta estava saindo do seu caminho, descontrolou-se e começou a espancá-la. Quantas pessoas perdem por não saberem lidar com as emoções? Sofrem separação no casamento, prejuízos financeiros, causam violência e muitas vezes até a morte. Você se descontrola com freqüência? A solução para o nosso descontrole emocional está em Jesus que cura a nossa alma, amplia a nossa visão espiritual, perdoa os nossos pecados e nos dá uma nova vida.
2) A cegueira espiritual nos leva a ingratidão (v.30)
Perceba que a jumenta reclama do modo grosseiro com que Balaão a tratava, e o fez lembrar do quanto ela foi obediente a ele durante a sua vida. Mas Balaão estava tão cego que continuou com o seu coração endurecido. Tem pessoas que só sabem reclamar de tudo e nunca agradecem nada a ninguém. Você conhece alguém assim? Reflita: "Quando foi a última vez que você agradeceu alguém? Você tem reconhecido a importância dos seus pais, esposa, marido, filhos etc?" A pessoa que está cega espiritualmente não consegue enxergar as bênçãos de Deus. A Palavra de Deus nos ordena a agradecer sempre e nunca reclamar (I Tessalonicenses 5:18). Você já entregou sua vida a Jesus Cristo? Então agradeça a Ele por tão grande salvação.
3) A cegueira espiritual nos leva a morte (v. 31 a 33)
Perceba que o profeta Balaão escapou da morte três vezes seguidas, graças a visão da jumenta, pois ele mesmo não estava vendo o perigo. Ele não enxergou o Anjo do Senhor com uma espada desembainhada, pronto para matá-lo. A Bíblia conta muitos casos de pessoas cegas espiritualmente, e até mesmo uma cidade inteira (Jerusalém não enxergou o Messias: Mateus 23:37-39). Nós sabemos que o pecado cega a ponto de levar à morte, não apenas física, mas também espiritual (Romanos 6:23). O profeta Balaão estava cego pelo pecado da cobiça e muitos também tem caído neste engano. Hoje em dia as pessoas só tem tempo para correr atrás do dinheiro e se esquecem de Deus (I Timóteo 6:10).
CONCLUSÃO:
Balaão seguiu em frente, mas não conseguiu atender ao pedido de Balaque para amaldiçoar a Israel. Com isso entendemos que quem está com Deus em Cristo, nenhuma maldição, macumba, feitiçaria, o atinge. Se você quer viver debaixo da bênção, entregue agora sua vida a Jesus e comece a caminhar com Ele!


Leia também
UMA IMAGEM E MIL PALAVRAS há 2 horas

UMA IMAGEM E MIL PALAVRAS O que me diz a face que olha muda Em pleno co...
ricardoc Sonetos 6


TEU CORPO COLADO AO MEU há 1 dia

Sensação melhor não há, Teu corpo colado ao meu, Meus braços é o te...
juniorcampos Poesias 17


TEU PRIMEIRO AMOR há 2 dias

O teu encanto flor, Que meu ar perfumou, Não te lembras de mim? Disse...
juniorcampos Indrisos 20


MIDNIGHT há 2 dias

Meia-noite chegando, Não consigo dormir, Olho para o céu, Uma estrela ...
juniorcampos Poesias 11


Se o amor é mar... há 2 dias

Se o AMOR é mar, quero me afogar!...
juniorcampos Frases 12


CORPUS CHRISTI há 2 dias

CORPUS CHRISTI Porque sagrado o pão que aqui se oferta A estes que se ...
ricardoc Sonetos 12