O Perfil de Um Verdadeiro Pregador

30 de Novembro de 2017 Pr CJJacinto Artigos 90





Todo o homem de Deus comprometido em pregar a Palavra, precisa apresentar-se a Deus como obreiro aprovado. Manejar bem a palavra da verdade constitui-se uma responsabilidade muito grande, tendo em vista que torcer a palavra de Deus, corresponde ao risco da própria perdição como bem adverte as Escrituras.(Veja II Timoteo 2:15, II Pedro 2:1 e 3:16) Não devemos admitir qualquer erro, devemos lutar pela fé que uma vez foi dada aos santos (Judas 3)
Deve existir um cuidado, um amor e um zelo. A pregação é a construção espiritual sobre fundamentos eternos.(Veja I Pedro 1:15) Um pregador está conduzindo almas para o caminho eterno.Por isso mesmo nunca poderá diminuir a importância da interpretação correta da Palavra de Deus. Diminuições e acréscimos recorrem em julgamento (Galatas 1:6 e 8) O estudo pessoal e cuidadoso evitará erros, John Smart adverte : "Podemos afirmar que todo o ensino falso, resultando em dano à igreja de Deus através da historia, se deve à interpretação errônea das Escrituras"(1) O estudo das Escrituras são de nobre importância, e aquele que deseja proclamar as boas novas , nunca deve adulterar a mensagem da salvação, nunca deve proclamar um evangelho adulterado, frouxo e misturado ao espiritualismo, racionalismo, filosofias vãs e as aos rudimentos desse mundo.
A bíblia é a fonte total e suficiente da revelação divina, como escreveu o Pr Aníbal Pereira Reis: "A Bíblia é a única fonte da revelação Divina, onde encontramos informes preciosos sobre Deus, sobre Seus atributos, sobre os preceitos de Sua soberana vontade, sobre o Seu plano salvífico em prol do homem prevaricador"(2) O Espírito Santo usará o homem piedoso que é cuidadoso e zeloso no estudo das Escrituras, que teme a Palavra de Deus e encontra a fonte da eterna sabedoria nos princípios da palavra revelada, como disse François Turrentin "O Espírito operando no coração dos crentes dá testemunho de que a doutrina do evangelho, anunciada pelo Espírito, é verdadeira e divina"(3) por serem inspiradas por Deus, elas se originam no coração soberano do Criador (II Timóteo 3:16)
A nobre missão de interpretar corretamente as Escrituras, aplicá-las na própria vida e em seguida proclamá-la sem concessões e sem negociatas com o modernismo e com os apostatas, é um grande desafio. Todo o verdadeiro pregador terá seguidores e inimigos. A verdade bíblica pode ofender pecadores impenitentes e teólogos modernistas, da mesma maneira que alegra os homens mais santos. D. M. Panton, certa vez advertiu:
"Um fato de uma importância incalculável é que, como toda verdade é um todo coerente, uma unidade concreta, a sua mutilação é mais perigosa tanto para nós mesmos quanto para os outros a quem somos responsáveis ??por transmiti-la. O erro pode ser uma coisa muito mortal. Deixe uma palavra de uma declaração, e isso pode se tornar um erro grosseiro; colocar apenas um símbolo errado em uma soma, e o resultado total será uma falsidade; mudar um ingrediente em um composto, pode se tornar um veneno mortal ou um explosivo violento. "(4)
Todo o cristão comprometido a pregar a mensagem da salvação, precisa ter um compromisso sério com a doutrina da obra da cruz, deve ter uma experiência profunda da graça de Deus, deve ser leitor assíduo e estudante zeloso e dedicado das Santas Escrituras. Assim como a Palavra de Deus não pode mentir (Salmos 119:8 e 9 com Hebreus 6:18) nenhum erro e nenhuma má interpretação, nenhuma falsa doutrina deve ser pronunciada dos lábios santos de um pregador consagrado ao Senhor.

Bibliografia

(1) John Smart. A Tentação de Cristo. Pagina 14 Edições cristãs. Ourinhos SP Brasil
(2) Aníbal Pereira Reis. Crente,Leia a Bíblia!. Pagina 61.Edições Cristãs. Ourinhos SP
(3) François Turrentin. Compendio de Teologia Apologetica. Pagina 145. Cultura Cristã. SP Brasil
(4)//www.themillennialkingdom.org.uk/TheDefenceOfTheTruth.htm


Autor: Clavio J. Jacinto


Leia também
DE RENOME há 10 horas

DE RENOME De certo, alguém que não eu, N'um lugar que não aqui, Viv...
ricardoc Sonetos 6


EM LARGA MEDIDA há 20 horas

EM LARGA MEDIDA Duvido porque penso, não por cético. Há-que se quest...
ricardoc Sonetos 10


ALJÔFAR há 2 dias

ALJÔFAR Cintila sobre a face embevecida Essa lágrima só de maravilha...
ricardoc Sonetos 8


UM GULOSO CEGO NO CABARÉ há 2 dias

O homem chega no cabaré e a dona do brega oferece: -Tenho uma mulata e um...
reribarretto Humor 41


EM GRUPO há 2 dias

EM GRUPO Ser mais um entre muitos ou não ser? Eu, para bem ou mal, me ...
ricardoc Sonetos 17


CICATRIZES há 3 dias

As lágrimas não mais caiam, Pois já era um outro dia, Mas, ainda exist...
juniorcampos Indrisos 20