O Que Crê Já Não Morre Mais

11 de Janeiro de 2018 Silvio Dutra Artigos 16


“1Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
11 E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Romanos 8.1-17)
Depois de ter discorrido sobre a atuação da lei do pecado em nossos membros, no capítulo 7 de Romanos, o apóstolo demonstra imediatamente no capítulo 8 qual é a forma de vitória obtida pelos crentes sobre a referida lei do pecado, ainda que esta permaneça em seus membros enquanto estiverem vivendo neste mundo.
Basicamente, esta vitória é completa sobre a inclinação exclusiva para a carne que tinham antes da conversão, pois, pela habitação do Espírito Santo foram tornados inclinados para a vida espiritual e celestial que neles opera pelo Espírito.
Eles são agora filhos de Deus, pertencentes a Cristo, e herdeiros de Deus.
A comprovação desta vitória está em que houve e continua em progresso em suas vidas a obra de mortificação das obras da carne, ou seja, da ação do pecado sobre eles e neles. Naqueles em que há a ausência desta mortificação não há qualquer vida espiritual, e, portanto, caminham para a morte eterna, e permanecem no estado de morte espiritual, não conhecendo e vivendo as coisas que são espirituais, celestiais e divinas. Mas, naqueles que creem, a inclinação ou pendor para o Espírito é vida eterna, e salta para esta vida abundante que alcançaram por meio da fé em Jesus Cristo.
Desta forma, as suas imperfeições presentes e pecados eventuais que praticam pelo engano da lei do pecado que atua em seus membros, não podem anular a graça que receberam para livrá-los não somente da condenação eterna, como também para torná-los filhos amados de Deus para sempre, ainda que, possam ter a comunhão com Ele interrompida, caso permaneçam na prática do pecado. Mas, Jesus fez provisão suficiente para eles em Seu Sangue, para serem perdoados e restaurados à comunhão, pela confissão e abandono do pecado que tão de perto lhes assedia.


Leia também
CONTOS DO ANDARILHO A MULTIPLICIDADE NA UNIDADE. há 1 dia

CONTOS REFLEXIVOS DO ANDARILHO ...
paulocesar Acrósticos 14


A Motivação Correta há 2 dias

“Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais deba...
kuryos Artigos 18


A CALÇADA DE PEDAÇOS DE OUTRAS CALÇADAS há 2 dias

Ele acreditava em seu mundo; seu mundo, também esperava por ele. Ele se...
paiva Poesias 31


Ir, importa mais que a direção. há 2 dias

Vens, ama-me de vez em quando, Ainda quem sem tanto interesse. E assim pe...
elisergio Sonetos 16


A CASA DE BARRO há 3 dias

A CASA DE BARRO Por Roosevelt Vieira Leite A casa de barro de minha cun...
paiva Poesias 39


MULHER-ESPETÁCULO há 3 dias

MULHER-ESPETÁCULO Ela sozinha vale já o ingresso!... Seminua no palco...
ricardoc Sonetos 23