Sinais e Ameaças de Julgamentos de um Povo

11 de Fevereiro de 2018 Silvio Dutra Artigos 18

Sinais e Ameaças de Julgamentos de um Povo, Igreja ou Nação
John Owen (1616-1683)


Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

Introdução pelo Tradutor:
Apesar deste texto ter sido produzido no século XVII, por John Owen, ele é atualíssimo e bem responde ao quadro atual do mundo neste século XXI, e particularmente às condições prevalecentes entre o povo, a igreja e a nação brasileira como um todo.
A multiplicação da iniquidade em todas as suas formas, espalhadas em todo o mundo, manifestam em si mesmas que há um juízo irreversível e universal, conforme profetizado na Bíblia, e que somente não foi ainda despejado sobre todo mundo, porque a longanimidade de Deus aguarda para diversos propósitos santos e justos, como em boa parte são aqui declarados por John Owen, com respaldo nas Escrituras, de tudo aquilo que se pode conhecer da mente de Deus e Seus propósitos eternos.
Há um modo de se proceder em tais condições em que as trevas espirituais e morais parecem cobrir toda a Terra, e o autor aqui bem as descreve para o nosso aviso, e quanto a único remédio que deve ser usado para a cura.

"Ora, naquele mesmo tempo estavam presentes alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios deles.
2 Respondeu-lhes Jesus: Pensais vós que esses foram maiores pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
3 Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
4 Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém?
5 Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis." (Lucas 13: 1-5)
Isto é parte e dever da sabedoria espiritual, como também uma evidência de uma devida reverência a Deus, tomar aviso de ocorrências extraordinárias nas dispensações de sua providência; pois são avisos instrutivos e de grande importância em seu governo do mundo. Neles, a voz do Senhor clama à cidade, e o homem de sabedoria verá o nome dele. E há uma marca deixada sobre aqueles, - como pessoas perdidas, - que não verão quando sua mão é tão levantada acima. Um exemplo dessa sabedoria nos é dado aqui por nosso bendito Salvador, que, no relatório que lhe foi feito de alguns acidentes providenciais severos, então recém-ocorridos, dá uma exposição da mente de Deus neles, com uma aplicação deles para o presente dever dos que o ouviram, bem como a nós. Algumas coisas podem ser observadas em geral, para iluminar o contexto e o desígnio do nosso Salvador neste sagrado discurso. O tempo em que as coisas mencionadas ocorreram, e em que nosso Salvador passou seu julgamento sobre elas. 1. Foi um tempo de grande pecado, - de abundância de todos os tipos de pecados. A nação como tal, em seus governantes e magistrados; a igreja como tal, em seus oficiais, ordem e adoração; e a generalidade do povo, em suas capacidades pessoais, foram todos oprimidos na provocação dos pecados. A hipocrisia, a opressão, a crueldade, a superstição, a impureza, a perseguição, a impenitência e a insegurança, - tudo a partir da incredulidade, - encheram a terra e a contaminaram. Temos um relato suficiente deste estado de coisas na história do evangelho, de modo que não precisa de outra confirmação. Sim, tão ímpias eram as pessoas, e tão corrupto o estado da igreja, e tão impenitente a sua generalidade, que adequava-se à justiça e à santidade de Deus para vingar-se daquela geração, não apenas dos pecados, mas dos próprios pecadores também, de todos os perseguidores perversos e vis do mundo; - uma coisa que ele não faz, senão em altas provocações. Lucas 11: 50,51: "para que a esta geração se peçam contas do sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado; desde o sangue de Abel, até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário; sim, eu vos digo, a esta geração se pedirão contas." Há nesta cominação uma aparência de severidade além do regime estabelecido, Êxodo 20: 5. Lá, Deus diz que ele é "um Deus zeloso", título este que ele assume para si mesmo com respeito às mais altas provocações; - que "visitará a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração dos que o odeiam". Mas aqui, a vingança e o castigo devidos aos pecados de cem gerações, é ameaçado de ser infligido sobre o que era presente. Qualquer coisa, em nossa passagem, pode ser falada para a reivindicação da justiça divina aqui, visto que podemos estar mais preocupados com essa ação divina do que a maioria esteja ciente. (1.) O caso aqui é particular. Pois, o mandamento diz respeito ao caso comum de todos os falsos adoradores e sua posteridade; mas isso aqui diz respeito à perseguição, ao sangue e à morte, dos verdadeiros adoradores de Deus. Agora, embora Deus seja muito provocado com os pecados dos falsos adoradores, contudo ele pode suportá-los, ou passar por seus pecados com menores castigos, ou pelo menos por uma longa temporada; mas quando eles vierem a perseguir, e a derramar o sangue daqueles que o adoram em espírito e em verdade, no seu tempo designado, ele não os poupará; - deles próprios, e as iniquidades de seus predecessores, devem ser vingadas neles.
(2.) Todos os que, desde o princípio do mundo, sofreram até ao sangue por causa da religião, e sofreram na causa de Cristo, pela fé nele e na confissão dele; a saber, como ele foi prometido à igreja. Diante dele e ao seu ofício, Abel, pela fé, testemunha o sacrifício sangrento que ele ofereceu. Então, diz-se que Moisés, em seu perigo por matar o egípcio, desnuda "a opróbrio de Cristo", porque o fez com fé da semente prometida; que era Cristo. Eles foram, portanto, todos mortos na causa de Cristo. E considerando que esta geração iria matar o próprio Cristo, e assim fez, aprovou e justificou todo o sangue que foi derramado na mesma causa desde a fundação do mundo; e se tornaram justamente responsáveis pelo castigo que lhes era devido. Por isso, nosso Salvador lhes diz, Mateus 23:35, que eles, os homens daquela geração, mataram Zacarias, que foi realmente morto há muitos séculos antes. (3.) Nosso bendito Salvador menciona particularmente Abel e Zacarias. Este Zacarias, chamado filho de Baraquias, foi indubitavelmente mencionado por Zacarias, 2 Crônicas 24: 20-22. Pois, em relação a esses dois, observa-se que a morte de ambos "clamou pela vingança". Então, Deus testifica do sangue de Abel, Gênesis 4:10. E de Zacarias, quando ele morreu, disse: "O Senhor viu e o retribuirá". Assim, o apóstolo afirma que "Abel morto, ainda fala", Hebreus 11: 4; isto é, o sangue dele fez isso -, fez isso, e clamou por vingança, como ele diz, capítulo 12:24. Ele fez isso antes e até a destruição de Jerusalém: porque na rejeição e destruição absoluta daquela igreja e pessoas apostatadas, o sangue de todos os que sofreram sob o Antigo Testamento foi expiado. O sangue de Abel não clama mais; nem Deus olha mais para o sangue de Zacarias para exigi-lo. Mas a voz do clamor agora é continuada por outro tipo de homens; ou seja, por aqueles que sofreram na causa de Cristo desde a sua vinda, de acordo com a promessa, Apocalipse 6: 9,10. E este clamor continuará até que o tempo designado venha para a total destruição do estado anticristão e apostatado. Quando uma igreja ou pessoas pecaminosas passaram os limites máximos da paciência divina, eles cairão em tal condição abominável, por pecados e provocações, que chamam a maior vingança para as suas abominações. Então, Josefo afirma dessa geração, depois de terem rejeitado e matado o Senhor Jesus Cristo, que eles caíram em um abismo que provocou abominações, que se os romanos não tivessem vindo e os destruído, Deus teria enviado fogo sobre eles do céu, como ele fez em Sodoma. E podemos, por sinal, observar a partir daí, - que é perigoso viver nos tempos das igrejas em declínio, quando eles estão se apressando em seu período fatal em julgamentos; tais como inevitavelmente acontecerão a todos. E é assim por estas três razões: - [1.] Porque tais tempos são perigosos através das tentações da abundância das concupiscências dos homens em toda imundície e maldade. Então o apóstolo afirma, 2 Timóteo 3: 1-5. Se alguém pensa que eles estão livres de perigo, porque ainda não sentem maldade, enquanto as luxúrias dos homens que professam a religião cristã abundam visivelmente e abertamente e se irritam no mundo, estarão enganados. [2.] Embora a destruição não lhes suceda imediatamente, ainda assim, quando passar o tempo da paciência divina projetando sua reforma, eles se precipitarão em abominações sangrentas, assim como a igreja dos judeus. [3.] O julgamento os ultrapassará, e Deus se vingará dos pecados e provocações deles - especialmente das perseguições e do sangue - dos que foram antes deles e os conduziram à sua apostasia. Então, quando ele vier destruir a Babilônia mística, ou a igreja-estado anticristã, diz-se que "nela foi encontrado o sangue dos profetas, dos santos e de todos os que foram mortos sobre a terra", Apocalipse 18 : 24. Mesmo o sangue dos santos que foi derramado pela Roma pagã deve ser vingado da Roma anticristã, depois que ela abraçou a causa e caminhou no caminho da outra, justificando em sua própria prática o que eles haviam feito. 2. Foi um momento em que os julgamentos estavam próximos; - então, nosso próprio Salvador afirma o que foi, Lucas 19: 42-44, "Se você soubesse, ... neste dia." Eles não tinham mais um dia, e agora estão quase prontos para expirar, embora eles não vissem, nem acreditassem nisso. Mas o dia da sua desolação se aproximou continuamente, e quando o apóstolo escreveu sua Epístola aos Hebreus, estava fazendo sua entrada sobre eles, capítulo 10:25, "Vede o dia se aproximando". E, portanto, podemos aprender, - (1. ) Que na aproximação de julgamentos desoladores em uma igreja ou nação provocadora e pecadora, Deus tem o prazer de dar insinuações anteriores de seu descontentamento, tanto pelas obras da providência, quanto pela regra de sua palavra. Tais eram aqueles que foram citado aqui por nosso Salvador em tal ocasião. Isto, digo, é o processo ordinário da Providência divina; e, pode ser, que nenhuma nação, pagã ou cristã, pereceu sem perigo, sem advertências divinas de sua desolação próxima. Alguns, de fato, parecem ser tirados com uma surpresa surpreendente, quando Deus ameaça, Salmo 58: 9-11. Mas isso é da sua própria segurança, e não por falta de avisos. Assim, o velho mundo antes do dilúvio tinha advertências suficientes de sua destruição, pela pregação de Noé e pela construção da arca, pela qual ele "condenou o mundo", Hebreus 11: 7, ou os deixou inexcusáveis, para a vingança divina. No entanto, eles não se notaram nessas coisas, mas ficaram surpresos com o dilúvio, como se nunca tivessem ouvido nem visto nada que devesse dar-lhes aviso disso; como nosso Salvador declara, em Mateus 24: 38,39. E quando chegar a hora da destruição de Babilônia, ela deve dizer, naquele mesmo dia em que os seus juízos vierem sobre ela: "Eu me sento como uma rainha, e não vejo tristeza", apesar de todas as advertências dela no despejo das taças de julgamentos anteriores, Apocalipse 18: 7,8. (2.) É o auge da segurança, em tal época e ocasião, negligenciar a consideração de providências extraordinárias, ou mal interpretá-las, como qualquer coisa, exceto sinais de julgamentos que se aproximam, se não forem impedidos. Nada pode ser questionado aqui sem uma acusação da sabedoria divina de nosso Senhor Jesus Cristo, na interpretação e aplicação que ele faz desses acidentes. Sem dúvida, foram negligenciadas e desprezadas pelas coisas mais comuns; - considerar uma grande notícia de tais ocorrências é estimado como pusilanimidade ou superstição. Assim é por muitos neste dia, em que todas as coisas, como veremos depois, estão cheias de sinais de desagrado divino; mas as coisas virão em breve para outra conta. Enquanto isso, é seguro seguir este exemplo divino, de modo a descobrir avisos sagrados em tais ocorrências providenciais.
II. Os acidentes providenciais mencionados são dois, e de dois tipos. 1. O primeiro foi aquele em que a crueldade sangrenta dos homens teve uma participação: "Os galileus, cujo sangue Pilatos se misturara com seus sacrifícios". Quando isso aconteceu, em que ocasião e qual foi o número das pessoas mortas, a Escritura é silenciosa quanto a isto. No entanto, é certo que foi feito em Jerusalém; pois os sacrifícios não podiam ser oferecidos em nenhum outro lugar. Aí vieram os galileus com seus sacrifícios; - ou seja, os animais que trouxeram aos sacerdotes para oferecer para eles, pois eles próprios não podem oferecer sacrifícios. Enquanto eles estavam envolvidos nesta obra, Pilatos, o sangrento governador romano (em que ocasião ou provocação é desconhecido), veio sobre eles e os matou de maneira cruel; intimado com essa expressão, que "ele misturou seu sangue com seus sacrifícios". E esta providência é mais notável, na medida em que caiu enquanto eles estavam envolvidos em seu sagrado culto; - que traz indicação de severidade divina. E, pode ser, que houve, como sucede na ruína da humanidade todos os dias, uma ocasião tomada pela diferença entre dois governadores perversos, Pilatos e Herodes, a cuja jurisdição pertenciam esses galileus, em cujo sangue Pilatos pensou em vingar-se de seu inimigo. No entanto, ambos combinaram, finalmente, no assassinato de Cristo, - como outros costumam fazer no mundo; e assim se tornaram amigos, deixando seu exemplo para seus sucessores. 2. O outro era um mero efeito da divina Providência; - a morte de dezoito homens pela queda de uma torre em Siloé; isto é, um lugar de águas e um fluxo corrente em Jerusalém. E nosso Senhor Jesus Cristo declara aqui, não só que todos esses acidentes estão dispostos pela providência de Deus, mas que ele fala neles para nossa instrução. Tanto estes, como eles eram avisos, como veremos, eram figuras da destruição próxima da cidade e das pessoas; porque isso, em primeiro lugar, é a aparência aqui pretendida, como é manifestado na parábola subsequente, em que a igreja-estado dos judeus é comparada a uma figueira estéril, que deveria ser cortada e destruída. E, consequentemente, essa destruição aconteceu com eles, em parte pela crueldade sangrenta dos romanos, e em parte pela queda e ruína do templo, torres e muros da cidade; ambos incluídos na palavra "da mesma forma vós também perecereis", ou da mesma maneira. Mas, embora fossem de vários tipos, e os homens conseguem evadir-se da consideração deles em vários pretextos, sendo o primeiro atribuído apena ao furor tirânico de Pilatos, e o outro apenas um acidente de algo incomum, - no entanto, nosso Senhor Jesus Cristo descobre a mão e o conselho de Deus nos dois, e declara o mesmo idioma para ser falado nesses dois. Os sinais do mesmo evento são duplicados, para mostrar a certeza disso, como os sonhos do faraó. E podemos observar, primeiro, que todos os tipos de acidentes incomuns ou efeitos da Providência, em uma época de pecado e julgamentos próximos, são da mesma indicação e devem ter a mesma interpretação. Assim, é o mesmo aviso feito por ambos os diferentes sinais e advertências do nosso Salvador; - eles têm, disse ele, a mesma língua, a mesma significação. Não havia nada nesse momento que endurecesse os judeus até a sua total ruína, do que a falsa aplicação que fizeram de sinais e advertências providenciais, que foram todos multiplicados entre eles, como para o seu bem e libertação, quando eram todos sinais da sua ruína que estava próxima. Quando tais coisas são rejeitadas como advertências, chamando ao arrependimento e à reforma, como eles foram por eles, com a presunção de que eram sinais da aparência de Deus em seu favor, tornaram-se a ser apenas alguns precursores de julgamentos maiores, e provas infalíveis de destruição; e assim eles serão igualmente para aqueles por quem eles ainda são desprezados. Em segundo lugar. agradou a Deus às vezes dar avisos de julgamentos próximos, não só quanto à questão deles, para que sejam acompanhados com severidade, mas também com a natureza e maneira especiais deles. Assim foi com estes dois sinais, de sangue pela espada; e morte pela queda da torre; representando como num espelho aquela calamidade comum que deveria acontecer com a cidade e a nação. E peço a Deus que a aparência prodigiosa de meteoritos de fogo, como espadas, exércitos e armas, com outras coisas da natureza semelhante, não possa ser enviada para apontar a natureza dos julgamentos que estão chegando na Inglaterra, se não forem desviados; pois, quanto a esses sinais, não só a Escritura, mas todas as histórias pagãs são preenchidas com uma conta deles. Antes da aproximação dos juízos desoladores, a natureza, o pai comum da humanidade, sempre se apresentava em atos irregulares e incomuns, - em meteoritos ardentes, cometas, terremotos, aparências estranhas no ar, vozes ouvidas e similares. Os elementos brutos tremem nas aproximações de Deus em seu julgamento contra os habitantes da terra. Então o profeta o expressa, Habacuque 3:10: "Os montes te veem, e se contorcem; inundação das águas passa; o abismo faz ouvir a sua voz, e levanta bem alto as suas mãos." Eles são como se fossem, lançados em uma postura de tremores e súplica. E Ésquilo, um poeta pagão sobre Justino Mártir, assim escreve: "Quando o espantoso olho de Deus (na sua providência) é levantado", todas as coisas tremem diante dele. Na interpretação e aplicação desses acidentes graves pelo nosso Salvador, em sua sabedoria divina, podemos observar: 1. Os julgamentos especiais em tal ocasião, acontecendo em algum lugar, não provam uma culpa ou provocação especial neles. Isto nosso Salvador negou expressamente, e que com respeito a ambos os exemplos apresentados, e isso claramente, versículos 2,4. Eu, portanto, não estabeleço uma regra geral como a todos os tempos e pessoas. Porque, - Primeiro, a observação é aqui confinada e limitada a uma ocasião como essa em consideração; ou seja, um tempo de provocação dos pecados na generalidade do povo, e os julgamentos próximos. Em tal ocasião, nenhuma atribuição de culpa especial deve ser feita com sofrimentos especiais calamitosos. Em segundo lugar, algumas pessoas podem ser culpadas de pecados tão atrevidos e presunçosos que, se forem visitados com juízos especiais neste mundo, é o auge da impiedade não perceber a especial mão vingadora de Deus em sua destruição. Tal foi a morte de Herodes, Atos 12: 22,23. 2. Os julgamentos em homens privados em uma época desse tipo são avisos para o público. Isto é intimado pelo nosso Salvador neste lugar; a saber, que Deus usa uma soberania aqui, ao identificar quem ele deseja, para torná-los exemplos para os outros. Isto, diz ele, foi o único motivo, no que diz respeito a julgar ou a saber, por que Deus trouxe essas desagradáveis doenças sobre eles; a saber, que por estes avisos ele poderia chamá-los para o arrependimento. No entanto, eu julgo que Deus não exerce normalmente sua soberania neste tipo, a menos que seja quando todos mereceram ser destruídos; e, como na sedição e motim dos laços militares, eles os dizimaram ou mataram alguns para serem um exemplo e terror para os outros; então Deus chama de uma multidão culpada a quem ele quiser, para fazer com que sejam exemplos anteriores de julgamentos próximos. 3. Aqueles que primeiro se enquadram em julgamentos não são sempre os piores daqueles sobre os quais os julgamentos devem ocorrer; nem os primeiros julgamentos são os mais severos; - por que isso é claro nestes casos, e porque temos exemplos desta natureza entre nós, devemos considerar como perceber corretamente um julgamento a respeito deles. E estas três coisas podemos determinar com segurança: - 1. Que os que sofreram também eram pecadores, embora não fossem tão somente, ou de maneira especial. Isto é necessário para a reivindicação da justiça de Deus. 2. Que aquele que foi julgado foi um aviso para nós. Aqui, a sua soberania e misericórdia para conosco que escapamos é manifesta. 3. Que também temos uma mão nessa culpa, antecipando tais providências até onde haja alguma penalidade nelas. Porque tais julgamentos anteriores particulares são o efeito de provocações públicas.
IV. Aqui está uma regra segura dada para a interpretação de ações providenciais divinas severas em uma época como aquela aqui prevista; - quer dizer, como tivemos entre nós, em praga, fogo e sangue; e como nós temos os sinais neste momento no céu e na terra. Por três coisas, aqui somos ensinados com segurança a concluirmos sobre eles: - Primeiro, que são advertências de Deus. Isto nosso Salvador declara claramente na interpretação e aplicação destes dois exemplos. Em segundo lugar, que a sua voz e o seu idioma são um chamado ao arrependimento e à reforma: "Se não se arrependerem", etc. Em terceiro lugar, quando são negligenciados como advertências, chamando ao arrependimento, mudam a sua natureza e tornam-se sinais certeiros de destruição próxima. Na observação dessas regras de interpretação das severidades providenciais que nosso Salvador nos dá, podemos ser preservados dos excessos de negligenciar, por um lado, o que está contido neles e de julgamento crítico de homens ou causas, por outro. Essas coisas são premissas para a abertura das palavras, a verdade em que somos instruídos por elas parece ser esta: - Quando uma terra, uma nação, uma cidade, uma igreja, é preenchida com o pecado, de modo que Deus lhes dá avisos ou indícios de seu descontentamento por julgamentos anteriores ou outros sinais extraordinários, se eles não são cumpridos como advertências pelo arrependimento e a reforma, são símbolos de julgamentos próximos, que não devem ser evitados. Esta é a verdade sagrada que nosso Senhor Jesus Cristo aqui recomenda para a nossa observação. É o grande domínio da Providência divina, com o selo especial de nosso Senhor Jesus Cristo anexado a ele: "antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis." Quando as advertências para a instrução não são recebidas, são sinais da destruição. Esta é uma verdade que ninguém quase nega, e ninguém quase acredita. Se tivesse sido acreditado, muitos julgamentos desoladores em épocas anteriores teriam sido evitados; as nações e as cidades deveriam ter vivido na prosperidade, que agora estão afundadas na ruína, sim, no inferno. Veja Lucas 19: 41-44; Mateus 11:23. E se acreditássemos nos dias em que vivemos, seria o meio de salvar uma nação de uma ruína inevitável. A condição é tão presente conosco que, a menos que nos arrependamos, pereceremos. Não prescrevo a soberania de Deus nas suas administrações providenciais. Ele pode, se ele quiser, sofrer todas as suas advertências para ser desprezado, todas as suas chamadas negligenciadas, sim, zombadas, e ainda exercitar paciência para conosco, em vez de uma rápida execução de julgamento. Mas ai daqueles com quem assim trata; porque isto pode ser apenas um espaço para preencher a medida de suas iniquidades, e assim serem preparados para a destruição eterna, Romanos 9: 22. Há uma questão tripla envolvida na situação que descrevemos. 1. Quando uma igreja ou nação pecadora atende às advertências de Deus em julgamentos anteriores, e outros sinais de seu descontentamento, de acordo com eles por arrependimento e reforma. Esta é uma questão abençoada, que certamente desviará todos os julgamentos iminentes; como será declarado posteriormente. 2. Quando, por negligência deles e por falta de conformidade com eles, Deus traz angústia e calamidades a um povo em geral. Este é um evento triste. Mas, no entanto, sob Deus, muitas vezes, Ele preserva uma semente e um remanescente que, sendo trazido através do fogo, e, desse modo, purgado e purificado, ainda que como povo pobre e aflito, contudo eles serão preservados como semente e se revelarão um melhor estado da igreja. Veja Zacarias 13: 8,9; Isaías 6: 11-13, 24: 6,13; Sofonias 3:12; Ezequiel 5: 2,12. 3. Quando Deus abandona totalmente um povo, ele não os considerará mais, mas o entregará à idolatria, adoração falsa e toda espécie de maldade. Quando ele diz: "Por que vocês deveriam ser mais afligidos? Vocês se revoltarão cada vez mais"- este é o mais sério dos julgamentos. "Ai também para eles", diz o Senhor, "quando eu me afastar deles!", Oseias 9:12. De tal povo não haverá esperança nem remanescente, Ezequiel 47:11. Quem não preferiria ver uma nação sofrendo sob alguns julgamentos, como os efeitos do desagrado de Deus pela negligência de suas advertências, para que possa ser purgada, purificada e restaurada do que ser deixada sob a idolatria e toda a maldade para sempre? Mas o caminho aqui é proposto para evitar esses males. E estas coisas serão mais plenamente faladas depois. Devo primeiro dar algumas evidências da verdade estabelecida, e depois a razão disso; o que dará lugar ao que eu pretendo principalmente. Não devo insistir no tipo especial de advertências ou sinais aqui mencionados, mas apenas na natureza geral dos avisos divinos, pela palavra ou de outra forma, em uma época em que uma abundância do pecado é acompanhado de grandes evidências de julgamentos próximos. 1. De acordo com esta regra foi a negociação de Deus com o velho mundo; que é apresentado a nós como um exemplo. Veja 1 Pedro 3:20; 2 Pedro 2: 5. Os homens do velho mundo eram uma geração pecaminosa e provocadora. Deus os advertiu de seu desagrado pela pregação de Noé e por outras maneiras. Durante o ministério, a paciência de Deus esperou seu arrependimento e reforma; pois este foi o fim da temporada e do ministério que lhes foi concedido. Mas quando não foi cumprido, ele trouxe o diluvio para aqueles homens ímpios. 2. Então ele lidou com a igreja sob o Antigo Testamento. Uma conta sumária é dada, 2 Crônicas 36: 15-17. Depois de um desprezo de todas as advertências anteriores de Deus, com negligência do arrependimento e da reforma, chegou o momento em que não houve remédio, mas a cidade e o templo deveriam ser destruídos, e as pessoas serem parcialmente mortas ou levadas em cativeiro. De acordo com isto, há uma regra geral estabelecida para todos os tempos e épocas, em Provérbios 29: 1. 3. Nem as suas relações foram de outra forma com as igrejas do Novo Testamento. Todos os da primeira plantação foram arruinados e destruídos pela espada do desagrado de Deus, pela impenitência sob chamadas divinas e advertências. 4. Deus deu um exemplo eminente no ministério de Jeremias, o profeta. Ele lhe dá a lei de sua profecia, capítulo 18: 7,8: "Se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação, e acerca dum reino, para arrancar, para derribar e para destruir, e se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe." Aqui está toda a verdade que nos foi representada. A nação e o reino especialmente destinados eram o povo e a igreja dos judeus. Em relação a eles, é suposto que eles eram maus, - que o pecado abundava entre eles. Neste estado, Deus lhes deu aviso pelo ministério de Jeremias, como fez de outra forma também. A voz dessas advertências era que eles deveriam se arrepender de seu mal e reformar seus caminhos. Em uma suposição de que ele promete remover os julgamentos que eles mereciam, e que eram impenitentes sobre eles: sobre o seu fracasso aqui, ele declara que a terrível desolação deveria acontecer com eles; como aconteceu depois, versículos 15-17. De acordo com esta regra, o profeta persistiu em seu ministério. A soma de seu sermão era esta: é um tempo de grande pecado e provocação; - estes e estes são os seus pecados; - estes são os sinais evidentes do desagrado de Deus contra você, e da proximidade de julgamentos desoladores. Neste estado, arrependa-se, volte e reforme seus caminhos, e você será livrado: - no seu caso, não haverá destruição total sobre você. Mas os príncipes, os sacerdotes e, geralmente, todo o povo, colocam-se contra ele aqui, e não acreditariam em sua palavra. E por três coisas eles se apoiaram em sua incredulidade e impenitência, para que fossem livrados; embora não se arrependessem nem reformassem seus caminhos. Primeiro. Por seus privilégios; - que eles eram a única igreja e povo de Deus, que tinha entre eles o templo e o seu culto: como se ele dissesse, a melhor igreja reformada do mundo. Isso eles enfrentam diretamente em seu ministério, capítulo 7: 3,4. Eles não temem nenhuma das ameaças dele, desprezam seus conselhos por sua segurança, aprovam seus caminhos e seus feitos, porque eram a igreja e tinham o templo para sua segurança. Em segundo lugar. Por sua própria força para a guerra, e sua defesa contra todos os seus inimigos. Eles se gloriaram em sua sabedoria, seu poder e suas riquezas; como Jeremias afirma no capítulo 9: 23. Terceiro. Com a ajuda que eles esperavam de outros, especialmente do Egito. E aqui eles pensaram uma vez que tinham prevalecido contra ele, e completamente refutado o seu domínio de segurança apenas pela reforma; pois quando os caldeus assediaram a cidade, por quem os julgamentos que ele os ameaçara foram executados, Faraó, o rei do Egito, que lutaria contra eles, partiu de Jerusalém por temor ao seu exército, capítulo 37: 5,11 . Aqui, sem dúvida, eles triunfaram contra ele e estavam convencidos de que seu próprio caminho para a libertação era melhor do que aquele modo incômodo de arrependimento e reforma que ele prescreveu para eles. Mas ele sabia de quem ele tinha sua mensagem, e qual seria o evento das falsas esperanças e alegrias que eles tinham entretido. Então ele diz a eles, nos versículos 9,10: "Assim diz o Senhor: Não vos enganeis a vós mesmos, dizendo: Sem dúvida os caldeus se retirarão de nós; pois não se retirarão. Porque ainda que derrotásseis a todo o exército dos caldeus que peleja contra vós, e entre eles só ficassem homens feridos, contudo se levantariam, cada um na sua tenda, e queimariam a fogo esta cidade." O que, de fato, aconteceu. E assim será com qualquer outra pessoa, contra todas as pretensões em contrário. Deixe o caso ser indicado de acordo com o estabelecido na proposição, e explicado no exemplo de Jeremias. Aplica-se a uma igreja ou ao povo que abunda em pecados provocando a Deus; que, durante o tempo da Sua paciência para com eles, e advertindo-os, há sinais de seu descontentamento e de julgamentos iminentes; - deixe-os se alimentarem enquanto quiserem com esperanças de libertação e segurança, - a menos que estejam de acordo com os chamados de Deus para o arrependimento e a reforma, cairão sob juízos desoladores ou serão completamente abandonados por Deus para sempre. Motivos e razões desta regra e ordem em dispensações divinas são muitas, simples e óbvias; que eu não devo insistir em grande parte deles. Apenas mencionaremos alguns; porque aqueles da maior evidência e importância se acumularão depois para nossa consideração: - 1. Esta regra de proceder é adequada à justiça de Deus no governo do mundo, na luz consternada das mentes dos homens. Essa noção, esse julgamento ou vingança divina ultrapassará os pecadores impenitentes, que antes foram avisados de seu pecado, é o que não nos ensinamos, que não aprendemos um do outro, o que não é apenas a voz da revelação divina, mas o que nasceu conosco, que é inseparável da nossa natureza; a luz e a convicção de que, nem com respeito a nós mesmos nem a outros, podemos evitar. Esta é a voz da natureza na humanidade, os pecadores impenitentes, incuráveis por advertências, são os objetos próprios do desagrado divino. E a impunidade absoluta de tais pessoas seria uma grande tentação para o ateísmo, já que a suspensão dos julgamentos merecidos em provocar pecadores ocorre com alguns neste dia. Mas, ordinariamente e finalmente, Deus não age de modo contrário às noções semelhantes à sua justiça no governo do mundo, que ele mesmo implantou nas mentes dos homens. Mas, quanto aos tempos, as ocasiões e os modos de execução dos seus juízos, ele os reservou para sua própria soberania. 2. É necessário a reivindicação da fidelidade de Deus em suas ameaças, distribuídas pela revelação divina. Por isso, ele sempre, desde o princípio do mundo, testificou de sua própria santidade e justiça, de que são as expressões mais apropriadas. Os primeiros registros deles estão na profecia de Enoque, Judas 14,15. E foram desde então em todas as épocas. Mas enquanto a sabedoria de Deus, agindo em justiça, foi acompanhada com paciência e tolerância na realização dessas ameaças, houve, ainda assim, escarnecedores dessas ameaças divinas, como se fossem um mero barulho, sem eficácia ou significação. Assim, o apóstolo declara os pensamentos das mentes dos homens profanos e ímpios, 2 Pedro 3: 3,4. Portanto, há uma condecoração para as excelências divinas, para que Deus, a seu próprio jeito e tempo, reivindique sua fidelidade em todos suas ameaças. 3. Deus, por sua vez, manifesta-se como um Deus que ouve orações, em relação aos clamores de suas testemunhas pobres e afligidas no mundo. Quando o mundo abunda em pecados provocadores, especialmente de sangue e perseguição, há um clamor conjunto a Deus daqueles que sofreram, e daqueles que sofrem, no céu e na terra, pela vingança contra os pecadores obstinados e impenitentes. Veja Lucas 18: 7,8; Apocalipse 6:10. As vozes de todos aqueles, eu digo, que sofreram até a morte nas eras anteriores, pelo testemunho de Jesus, e agora estão no céu, em um estado de expectativa de completa glória, com todos aqueles cujos suspiros e gemidos sob os opressores atualmente, ascendem ao trono de Deus, têm o sentido neles, pela interpretação divina, de que o castigo seja infligido aos pecadores impenitentes; como é claramente expresso pelo nosso Salvador, naquele lugar do evangelho, afirmando que ele vingará seus eleitos rapidamente, que clamam a ele dia e noite. Aqui, Deus defenderá sua glória, como o Deus que ouve orações. 4. Um senso desta verdade divina é um meio grande e eficaz do domínio de Deus nos corações dos homens no mundo, estabelecendo limites para suas concupiscências e restringindo essa multiplicação de maldade e vilania que, de outra forma, eliminaria a distinção, quanto a pecado, entre a terra e o inferno. Se os homens podem, a qualquer momento, libertar-se do poder de terror e restrição desta consideração, que a vingança se aproxima sempre dos pecadores impenitentes, não há nada tão vil, tão profano, tão flagrante, como aqueles que não se desistiram totalmente dele, Eclesiastes 8:11, "Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal." E Deus sabe que, se a impunidade neste mundo deve sempre acompanhar os pecadores provocadores, a tentação seria muito forte e poderosa para a fé dos crentes fracos; o que, portanto, aliviará por exemplos frequentes de sua gravidade. Em uma continuação sucessiva de julgamentos anteriores sobre pecadores impenitentes, há uma evidência incontrolável dada à certeza desse julgamento final a que toda a humanidade deve ser chamada. Então o apóstolo prova isso, e insinua que é uma coisa tola, o efeito da obstinação no pecado, - se os homens não aprendem a determinação e aproximação do julgamento eterno, pelo afogamento do velho mundo, a conflagração de Sodoma, com exemplos semelhantes de severidade divina, 2 Pedro 3: 3. O presente inquérito é o seguinte: qual é o nosso interesse nessas coisas, o que nós, para o nosso bem, aprendemos com as instruções abençoadas que nosso Senhor Jesus Cristo nos deu, em sua interpretação das ocorrências providenciais mencionadas no texto? E sobre isto devo manifestar-me por um inquérito imparcial sobre as coisas que se seguem:
I. Quando uma igreja, uma nação, um povo ou uma cidade, abundam tanto no pecado, como para se preocupar imediatamente e diretamente com seu aviso divino; e o que, em particular, é o caso da nação em que vivemos, e o nosso próprio?
II. De que tipo são aqueles juízos desoladores, que, de uma forma e sentido ou de outra, dizem respeito a tal igreja ou nação e, consequentemente, a nós mesmos, nesta ocasião?
III. Que avisos, chamadas e indicações de desagrado divino, e a aproximação das angústias calamitosas, Deus geralmente concede, e o que ele deu, e nos está dando atualmente?
IV. Qual é a equidade, e em que consta, da constituição divina aqui atestada pelo nosso bendito Salvador, que em tal caso o arrependimento e a reforma, e nada mais, salvará e livrará uma igreja, um povo, uma nação, da ruína ?
V. Considerando que esta regra é tão santa e justa, de onde é que todos os tipos de homens estão tão dispostos a cumpri-la, mesmo na extremidade máxima, quando todas as outras esperanças falham e perecem; e de onde é assim entre nós neste dia?
VI. O que é necessário para essa reforma que pode salvar qualquer nação - esta em que vivemos - de calamidades desoladoras quando elas são merecidas? De que causas no presente tal reforma pode ser esperada, e por que meios pode ser iniciada e realizada, de modo a impedir a nossa total ruína? Qual é o dever, e o que deve ser o estado de espírito dos verdadeiros crentes, no que eles caminham e trabalham, em tal época, que, caso todos os meios de livramento falhem, eles possam ser encontrados de Cristo em paz na sua vinda; porque é "ainda um pouco, e o que vem virá, e não demorará". Essas coisas devem ser investigadas, para que possam nos ajudar a vencer nos caminhos da verdade e da paz, - a única forma que leva à nossa libertação. A nação está cheia de queixas e medos: acusações mútuas em uma parte e outra, quanto às causas dos nossos problemas atuais e aos perigos que se aproximam, - vários projetos e artifícios, com vãs esperanças e desejos veementes de tal ou qual forma ou meio de ajuda e libertação; o ódio e as animosidades cruéis sobre as diferenças de religião, projetando nada menos que a extirpação de tudo o que é bom nela, abundam nela, despedaçando-se por toda parte, cansando-se da grandeza de seus caminhos; e ainda assim diz que não há esperança. Mas, em sua maior parte, as verdadeiras causas de todos os nossos problemas e perigos, com o único remédio deles, são totalmente negligenciadas. O mundo está cheio, sim, do melhor tipo de homens nele, com outros projetos, outros discursos; - ouvimos raramente essas coisas dos púlpitos (que são preenchidos com animosidades sobre pequenos interesses e diferenças particulares nas abordagens da ruína pública), nem no conselho daqueles que aparentam maior sabedoria. Alguns pensam que devem fazer grandes coisas pela sua sabedoria e conselho, alguns por sua autoridade e poder, alguns por seu número, alguns possuindo a melhor causa, como eles supõem; e com muitas dessas ideias semelhantes estão as mentes dos homens possuídas. Mas a verdade é que a terra abunda em pecado: Deus está irado e levantou do seu lugar sagrado, o juízo está à porta; e em vão devemos buscar remédio ou cura de qualquer outro jeito que o proposto. Isto, portanto, devemos investigar. A primeira coisa suposta na proposição antes estabelecida foi tirada da circunstância do tempo em que, e com referência a isso, nosso Senhor Jesus Cristo entregou o domínio da necessidade de arrependimento e reforma, para uma fuga da destruição total; e este foi um momento em que o pecado abundou grandemente na igreja e na nação. E essa suposição é o fundamento da verdade de toda a afirmação; pois, em outros casos, nem sempre pode ser mantida. Nossa primeira consulta deve, portanto, ser: "Quando um povo ou uma nação está tão cheio de pecado, ou quando o pecado abunda entre eles, como, em conjunto com as coisas a seguir insistidas, para fazer a sua salvação ou libertação impossível, sem arrependimento e reforma?" E isso acontece, primeiro. Quando abundam todos os tipos de pecado neles. Eu não julgo que todo pecado particular, ou tipo de pecado, que possa ser nomeado, ou não possa ser nomeado, é requerido aqui; nem é assim, que deve haver a mesma indignação nos pecados públicos - por exemplo, de sangue e opressão - como houve em algumas ocasiões, e em alguns lugares do mundo, os lugares obscuros de cada ser preenchidos com habitações de crueldade; nem é assim, que o pecado reina a essa altura, e festeja a esse ritmo, como aconteceu antes do dilúvio, ou em Sodoma, ou antes da destruição final de Jerusalém, ou como fará no reino do Anticristo; pois nesse caso, não há espaço nem lugar para o arrependimento ou a reforma. Deus esconde deles as coisas que dizem respeito à sua paz, para que possam ser destruídos de forma absoluta e irrecuperável. Mas isso, eu vou conceder, é necessário aqui, - a saber, que nenhum pecado conhecido comumente passível no mundo pode ser isento de ter um lugar na culpa pública de tal igreja ou nação. Se algum desses pecados for omitido no roteiro da acusação, a paz ainda pode habitar na terra. Seria muito longo, e não para o meu propósito, elaborar um catálogo de pecados - do mais alto ateísmo, através da mais imunda impureza, até a menor opressão que se encontra entre nós. Só devo dizer, por outro lado, que não conheço nenhum pecado provocador, condenado como tal, no livro de Deus, de quais casos não possam ser encontrados nesta nação. Quem se atreve a fazer isso com Deus por isso, a saber, que ainda é livre e inocente de pecados tão provocadores? "Apresente a sua causa, diz o Senhor; traga suas razões fortes, diz o rei de Jacó." Levantemo-nos, se pudermos, e imploremos por nós mesmos aqui. Mas a única maneira pela qual podemos vir implorar a Deus nesta matéria é completamente descrita, em Isaías 1: 16-20. Deve ser o arrependimento e a reforma, estabelecendo um fundamento para suplicar e argumentar com Deus para o perdão e a misericórdia, que devem salvar esta nação, se ela for salva, e não um pedido de isenção de julgamentos por conta de nossa inocência. Isto é o que, de todas as coisas, Deus mais abominava no povo de antigamente, e que todos os profetas testificaram contra eles. Mas ainda assim, falando um pouco mais particularmente da primeira parte da proposição, em referência a nós mesmos, há quatro pecados, ou quatro tipos de pecados, ou maneiras de pecar, que, a não ser que Deus previna, será a ruína desta nação. 1. O primeiro é ateísmo, - uma abominação que essas partes do mundo não conheciam até estas últimas épocas. Não falo sobre o ateísmo especulativo ou de opinião, naqueles que negam o ser de Deus ou, o que é todo um, o seu justo governo do mundo; pois não aproveitará a ninguém para acreditar que Deus existe, a menos que ele acredite que "ele é o galardoador daqueles que o buscam diligentemente"; ainda assim, deve-se temer que haja muitos entre nós; sim, alguns que fazem grandes vantagens da religião, vivem e falam como se considerassem tudo uma fábula. Mas eu falo daquilo que se chama ateísmo prático, - quando os homens vivem e agem como se fossem influenciados por pensamentos prevalentes de que não há Deus. Assim, a nação é reabastecida com ele, e ele se exerce especialmente de duas maneiras: - (1.) Em juramentos amaldiçoados e execrações blasfemas, pelo qual o maior desprezo é lançado sobre o nome e ser divino. O excelente Thuanus, dando conta do massacre parisiense, com as horríveis desolações que se seguiram, atribuiu-o, em primeiro lugar, à ira de Deus vingando os horríveis juramentos e blasfêmias monstruosas que, do tribunal, se espalharam sobre toda a nação, Hist., lib. 53. (2.) Coragem, confiança e segurança no pecado. Muitos não têm vergonha nem medo de agir, confessam, sim, e se vangloriam dos mais vis dos pecados. A admiração que os homens têm do conhecimento, da consciência e do julgamento dos outros, em relação às suas ações malignas e sujas, é um meio pelo qual Deus governa no mundo pela restrição do pecado. Quando o jugo aqui é totalmente descartado, e os homens proclamam seus pecados como Sodoma, é o auge do ateísmo. Nem, eu acho, nunca mais abundou em qualquer idade do que naquela em que vivemos. 2. A perda do poder daquela religião cuja forma externa conservamos. Somos todos protestantes e permaneceremos na religião protestante. Mas em que? Na Confissão, e todas as formas externas da regra e adoração da igreja. Mas os homens são mudados, renovados, convertidos a Deus, pela doutrina desta religião - são eles humildes, santos, zelosos e frutíferos em boas obras por meio dela? - Experimentam o poder dela em suas próprias almas, na sua transformação à imagem de Deus? Sem essas coisas, é de muito pouca utilidade o que os homens professam da religião. Isto é o que é para o bem dos professantes da religião protestante neste dia através do mundo. A glória, o poder, a eficácia dela, estão, se não perdidos e mortos, ainda muito deteriorados; e uma carcaça externa dela, em artigos de fé e formas de culto, apenas permanecem. Por isso, as Igrejas Reformadas, a maioria delas, têm "um nome para viver", mas estão mortas; vivendo apenas em um conhecimento tradicional, princípios de educação, vantagens e interesse; - em tudo o que a religião romana de todos os modos os ultrapassa, e levará a vitória, quando o concurso for reduzido apenas a tais princípios. E a menos que Deus seja satisfeito, por algum derramamento renovado de seu Espírito bendito de cima, para reviver e reintroduzir um espírito de vida, santidade, zelo, prontidão para a cruz, conformidade com Cristo e desprezo do mundo, entre e nas igrejas que professam a religião protestante, antes de muito tempo tirará a cobertura de sua providência protetora, que agora por algumas épocas ele tem mantido sobre elas e deixá-las-á ser um despojo para seus inimigos. Então ele ameaça fazer o mesmo caso, em Isaías 5: 5,6. Tal é o indicado, em 2 Timóteo 3: 1-5. 3. Abrir o desprezo e a censura, do Espírito de Deus, em todas as suas operações divinas, é outro pecado da mesma terrível espécie. Nosso Senhor Jesus Cristo nos diz que aquele que "fala contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no mundo vindouro", Mateus 12:32; - isto é, aqueles que persistem em se opor ou reprovar o Espírito Santo, e sua dispensação e operações sob o Novo Testamento, não devem escapar da vingança e do castigo mesmo neste mundo; pois assim aconteceu à geração a quem falou. Para continuar pecando deste modo, apesar do Espírito da graça, a ira veio sobre eles, mesmo neste mundo, para o máximo; qual é o senso do lugar. Agora, onde o nome de Cristo era mal conhecido, essa iniquidade é mais abundante hoje é entre nós; pois não é apenas a pessoa divina do Espírito Santo que é por alguns negada, e a substância da pregação e da escrita de muitos é opor-se a todas as suas operações peculiares, mas todas são feitas uma burla, um escárnio e uma censura, abertamente e em todas as ocasiões, todos os dias. Especialmente como ele é um Espírito de regeneração e súplica, ele é o objeto de blasfêmias sóbrias multiplicadas. Essa iniquidade será vingada. 4. A abundância da impureza, que, tendo fluído de uma fonte corrupta, dilatou a terra como um dilúvio. Esses pecados, eu digo, entre outros, têm uma predominância entre nós, como para ameaçar perecer, sem arrependimento. Em segundo lugar. É necessário que todos os tipos e graus de pessoas se preocupem com a culpa de alguns desses pecados provocadores; a destruição é ameaçada para todos: "Vós todos também perecereis", todos não universalmente, pro singulis generum; mas, em geral, "pro generibus singulorum". Portanto, todos devem ser, de algum modo, culpados deles. E isto pode ser de três maneiras: - 1. Pessoalmente, em seus próprios corações, vida e prática; que inclui uma grande multidão. 2. Ao não impedir e evitar esses pecados em outros, na medida em que o seu dever os incumbe e seu poder lhes permite. O número de magistrados, de ministros, de pais, de mestres das famílias estão incluídos aqui, é evidente para todos, especialmente os ministros. Veja Malaquias 2: 7,8; Jeremias 23: 14,15. 3. Não lamentando o que não podem ajudar ou remediar; pois é tão solitário que será eximido das calamidades públicas, Ezequiel 9; e, em alguma medida, se refere a todos. E a devida consideração disso é necessária em uma dupla conta: - (1.) É assim até a manifestação da glória de Deus em calamidades e desolações públicas, quando a espada mata de repente e destrói os justos com os ímpios. De um jeito ou de outro, em um grau ou outro, temos todos nós um acesso à culpa das coisas pelas quais tais julgamentos são adquiridos. Quem pode dizer que ele é inocente? Quem pode se queixar de sua participação e interesse pelas calamidades que estão chegando sobre nós? Quem pode argumentar que ele deveria ser isento? Por fim, haverá uma eterna discriminação das pessoas; mas, quanto aos juízos temporais, devemos possuir a justiça de Deus se caímos também debaixo deles. E, - (2.) É assim, para a humilhação de nossas almas sob um senso de pecado; o que tornaria melhor alguns de nós, do que se alimentar das cinzas de reservas para isenção no dia da angústia. Alguns podem supor que, por causa de sua liberdade pessoal daqueles pecados públicos que provocam a Deus, e que abundam na nação, que eles devem estar seguros, como em algum ponto alto, de onde eles podem olhar para baixo e ver outros em apuros e confusão. Mas é preciso temer que seu erro sirva apenas para aumentar sua surpresa e tristeza . Mas ainda mais longe; mesmo a prática de pecados provocadores abundando entre todos os tipos de pessoas. Não digo que todos os indivíduos entre nós sejam culpados deles; pois se fosse assim, nosso caso seria irreparável, como o de Sodoma, quando não havia dez pessoas justas nela, isto é, como livres da culpa desses pecados cujo clamor chegou ao céu; pois então não haveria espaço para o arrependimento ou a reforma. Mas enquanto há vários tipos e graus de pessoas, algumas altas e algumas baixas, alguns governantes e alguns governados, alguns ricos e alguns pobres, - não há ordem, tipo ou grau na corte, na cidade, no país, na igreja ou na comunidade, que estejam livres de pecados provocadores. Os indivíduos de todos os tipos podem ser assim, mas nenhum tipo inteiro é assim. E isso agora dá direito a uma nação para a condição apresentada. Terceiro. É assim quando o mundo está cheio de tais pecados como os seus próprios, - como são adequados a ele; e as igrejas ou professantes, de tais que são peculiares a eles. Se qualquer um destes estava livre de suas várias provocações, pode haver espaço para paciência e piedade. E estes são distintos. Os pecados do mundo são "a luxúria da carne, a luxúria dos olhos e o orgulho da vida", a sensualidade, a luxúria, a impureza, a cobiça, a ambição, a opressão e outras coisas semelhantes. Nestas coisas, a nação é fértil em relação à sua própria ruína. Os pecados peculiares às igrejas e professantes são intimados pelo nosso bendito Salvador em sua carga sobre as igrejas asiáticas, Apocalipse 2: 3 - decaimento na graça, perda de fé e amor, estéril em boas obras, crueldade, formalidade, frieza na profissão, autojustiça, orgulho, hipocrisia, falta de zelo para com Deus e deleite com ele, divisões entre si e conformidade com o mundo. E algumas dessas coisas no presente são tão prevalecentes entre nós, que elas nunca podem ser suficientemente espantadas. Não é uma pequena evidência de que o dia do Senhor esteja próximo, porque as virgens estão todas dormindo. E não é improvável que o julgamento comece na casa de Deus. Toda a carne corrompeu seu caminho; e, portanto, o fim de tudo, quanto à sua condição atual, está em mãos. Quinto. É assim quando os pecados de um povo são acompanhados com os maiores agravamentos que são capazes de ocorrer neste mundo; e aqueles que emergem daqui, - quando são cometidos contra advertências, misericórdias e paciência divinas. Estes compreendem os meios que Deus em sua bondade e sabedoria usa para reclamar e recordar os homens de seus pecados; e por quem quer que seja, se forem desprezados, eles trazem sobre si mesmos "ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus", Romanos 2: 4,5. O que pode salvar um povo, por quem os únicos remédios de Seu alívio é desprezado? Que advertências e julgamentos anteriores que tivemos nesta nação serão depois falados. Que não tenha havido efeito, nenhum fruto deles, é evidente para todos. O seu idioma é: "Se não vos arrependerdes, perecereis". Quem cumpriu os apelos de Deus aqui? Qual reforma foi envolvida nessa conta? Não nos tornamos surdos às chamadas de Deus? Quem chorou? Quem tem tremido? Quem procurou uma entrada nas câmaras da providência no dia da indignação? Por alguns, essas advertências foram desprezadas e ridiculizadas; por alguns, adiadas, como motivo para a preocupação de outros, mas não para a sua; por outros mais, negligenciadas ou transformadas em matéria de discurso comum, sem colocá-las no coração. E quanto às misericórdias, a Terra inteira foi transformada em um palco para o consumo delas nas concupiscências dos homens. A nação ficou embebida com "chuvas de misericórdia", o suficiente para torná-la muito frutífera para Deus; mas, através de um malvado humor nos corações dos homens, realmente se produziu nada além de orgulho, vaidade, galanteria, luxo e segurança, na cidade e no país, em todos os lugares. A arte pestilenta e enganosa do pecado, transformou os meios de nossa conversão a Deus em instrumentos de rebelião contra Ele. A Inglaterra responderá por misericórdias abusadas no dia da visitação e, em todas essas coisas, a paciência de Deus foi abusada, que nos foi estendida além de todos os pensamentos e expectativas. E, no entanto, homens de todos os tipos se agradam; como se fosse, se estivessem sobre essa ou aquela dificuldade, tudo estaria bem novamente, sem qualquer retorno a Deus. Finalmente. Essas coisas tornam inevitáveis julgamentos, sem arrependimento e reforma, quando são cometidos em uma terra de luz e conhecimento. Tal foi a terra; e onde ainda existe algum defeito, é parte do pecado e da punição da nação. Veja Isaías 26:10. Da luz que estava nela, poderia ser estimado "uma terra de retidão", mas como se rebelou, odiou, se opôs, caluniou e perseguiu, em todos os seus frutos, é bastante (por causa disso) que seja ferida pelo que é declarado. E, portanto, basta que se possa falar a primeira suposição em nossa proposição sobre os pecados de uma igreja, nação ou povo, que inevitavelmente os expõe a sentenças desoladoras, quando Deus dá indicação de suas abordagem, a menos que sejam impedidas pelo arrependimento; e nós vimos um pouco, da nossa preocupação aqui. Nosso segundo inquérito é: "De que tipo esses julgamentos são, que, em um momento de grande provocação, devem ser encarados como impensados e prontos para acometer-nos? E eles são de três tipos: - Primeiro. Tais são o absoluto, o decretório e o universal. Há menção na Escritura de ameaças de julgamentos, que Deus, por assim dizer, se arrepende delas pela mudança de atuações em sua providência, para que não fossem infligidos. Veja Amós 7: 3,6. E há ameaças de julgamentos, que foram desviados pelo arrependimento dos homens; como foi no caso de Nínive. Mas neste caso, nem Deus se arrependerá, nem o homem se arrependerá; mas esses julgamentos devem ser universais e inevitáveis. E, desse tipo, temos três exemplos registrados nas Escrituras; - dois são passados, e um ainda está para vir: 1. O primeiro é o do mundo antigo. Dizem que, em suas provocações, "Deus se arrependeu de ter feito o homem na terra", isto é, ele trataria dele como se ele tivesse feito isso, o que deve ser por uma destruição universal. Ele não se arrependeria do mal que ele havia determinado; mas declarou positivamente que "o fim de toda carne estava diante dele". Também o homem não se arrependeu; pois, como o nosso Salvador testifica, continuaram em sua segurança "até o dia em que Noé entrou na arca", Mateus 24:38. No entanto, pode-se observar que, depois que as coisas chegaram a esse ponto que não havia possibilidade de afastar o julgamento ameaçado, Deus ainda exerceu a tolerância para com eles, e lhes deu os meios externos de arrependimento e reforma, 1 Pedro 3:20. Eles tinham entre eles o ministério de Noé, um pregador da justiça, e isso continuou por uma longa temporada, na paciência de Deus. [Mas isto não agradou a eles mesmos - que eles tivessem os meios externos do ministério continuando para eles; pois apesar do fruto da paciência de Deus, sua destruição poderia ser inevitável. Porque, como Deus poderia fazer concessões a eles para satisfazer a sua própria bondade, e glorificar a sua paciência; para eles, talvez não tivesse outro fim senão o endurecimento deles no seu pecado, e o agravamento de seus pecados, Isaías 6: 9-12. E este exemplo do velho mundo é frequentemente proposto, e isso aos cristãos, aos professantes, às igrejas, para livrá-los da segurança em um momento de julgamentos próximos.] O segundo exemplo foi no estado judaico da igreja; - o povo, a nação, o templo, a adoração e tudo o que era valioso entre eles. Esse julgamento também, em sua abordagem, era semelhante àquele em que Deus não se arrependera, e o homem não poderia se arrepender, embora um dia, um tempo e espaço, para arrependimento fosse concedido a eles. Então é declarado pelo nosso Senhor Jesus Cristo, Lucas 19: 41-44. Eles tiveram um dia - era deles de maneira peculiar - um dia de paciência e de meios de conversão, no ministério de Cristo e seus apóstolos. No entanto, diz: as coisas da tua paz agora estão escondidas de ti; - assim como eles devem percorrer irremediavelmente e eternamente. O mesmo é o que é declarado pelo apóstolo em Tessalonicenses 2: 14-16. Mas pode-se dizer: Se a sua destruição estava tão determinada que era impossível, deveria ser mais suspenso ou desviado, até que fim Deus lhes concedeu um dia - um dia de graça e paciência - do qual eles não poderiam fazer uso? Eu respondo: Ele fez isso pela manifestação da glória de sua graça, justiça e severidade; e que estes dois caminhos: - (1.) No chamado, conversão e reunião de seus eleitos da multidão perecedora dos que foram endurecidos. Durante a continuidade desse dia de graça e paciência entre eles, por cerca do espaço de quarenta anos, todos os eleitos dessa geração se converteram a Deus, e foram livrados da maldição que veio sobre a igreja e a nação. Pois, embora eu não diga, alguns deles podem sofrer, sim, cair, nas calamidades públicas externas daquela época; contudo, todos foram libertados da ira de Deus sobre eles e salvos eternamente. O apóstolo dá conta disso em Romanos 11: 5-10. É, portanto, em um momento de grandes provocações, nenhuma evidência certa de que os julgamentos públicos inevitáveis não estão se aproximando, porque a palavra e outros meios de graça são eficazes para a conversão de alguns entre nós; porque Deus pode, por este meio, reuni-los para si mesmo, para que seja feito o derramamento da sua indignação sobre os endurecidos. (2) Ele fez isso para que fosse um agravamento de seu pecado, e um espaço para preencher a medida de sua iniquidade; para a glória de sua severidade em sua destruição: "Para os que caíram, severidade". Eles tiveram tempo para contrair toda a culpa mencionada pelo apóstolo, 1 Tessalonicenses 2: 14-16; e foram trazidos para o estado e condição descritos pelo mesmo apóstolo, Hebreus 10: 26-30. Veja Isaías 6: 10-12. Com este julgamento e destruição, o do velho mundo foi um precedente e símbolo, que foi desprezado por aqueles pecadores obstinados, 2 Pedro 3: 5-7. 3. O terceiro exemplo de um julgamento desta natureza, que ainda está por vir, está na destruição do anticristo e no reino idólatra da grande adúltera e da besta perseguidora. Com respeito a isso, também, Deus não se arrependerá, nem o homem o fará; de modo que seja inevitável. Então é declarado, Apocalipse 18: 8. Isto Deus determinou, e será cumprido em seu período designado; porque forte é o Senhor Deus que os julga, e ninguém os livrará da sua mão, por causa da improbabilidade, por causa do grande poder de Babilônia em si e em seus aliados, os reis e mercadores da terra. A onipotência de Deus é convocada para garantir a igreja da sua destruição; "Forte é o Senhor Deus que a julga." Ela também tem o seu dia, em que ela não deve arrepender-se. Quando Deus começa a executar suas pragas contra ela, ninguém que pertença a ela se arrepende de qualquer uma de suas abominações, Apocalipse 9: 20,21, 16: 9,11. No entanto, um dia de paciência continuou para esta igreja idólatra e perseguidora; - em parte para que "preencham a medida de suas iniquidades", e em parte para que Deus possa, por meio da palavra e dos meios da graça, reunir todo o seu povo dentre eles, de acordo com o chamado, Apocalipse 18: 4. E a nossa lentidão ao sair deles é provavelmente um meio de prolongar o dia da sua desolação. E agora, o Senhor Jesus Cristo parece dizer ao seu povo o que o anjo disse a Ló, quando ele o conduziu de Sodoma, apressa-te a escapar, pois não posso fazer nada até que você fuja, Gênesis 19:22. E espero que chegue o momento em que ele lidará com seu povo como o anjo lidou com Ló, versículo 16. Eles estão aptos a demorar, e não sabem como sair do alojamento externo do estado babilônico, nem se livram de inúmeros preconceitos recebidos nele; mas ele, sendo misericordioso com eles, continuará a ocupar-se deles pela palavra de seu poder, e tirá-los-á da cidade em completa renúncia a esse estado amaldiçoado. Agora, para este tipo de julgamentos, há duas coisas concorrentes : - 1. Que há um decreto determinado em relação a eles. 2. Que há uma habilitação judicial sobre as pessoas contra quem eles são determinados, acompanhando-os; que nenhum pedido de arrependimento ou reforma deve ser cumprido de modo a desviá-los. Estou satisfeito, segundo as provas que darei depois, que esta não é a condição da Inglaterra; no entanto, temos a causa do suficiente para tremer no julgamento divino mais severo. Em segundo lugar. O segundo tipo de julgamentos são tais que são merecidamente ameaçados e determinados, ainda assim, de modo que não há nenhuma dureza judicial que os acompanhe, anulando o dia precedente de graça e paciência, e toda a reforma impossível. Eles não podem, não devem, ser completamente removidos, por uma libertação total deles; mas, no entanto, eles podem ter muitos alívios e mitigações, e ser santificados para com quem eles acontecem. Um exemplo completo do que temos no cativeiro babilônico, como um dado nos é dado, em 2 Reis 23: 25-27, "Ora, antes dele não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro semelhante. Todavia o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira, com que ardia contra Judá por causa de todas as provocações com que Manassés o provocara. E disse o Senhor: Também a Judá hei de remover de diante da minha face, como removi a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que elegi, como também a casa da qual eu disse: Estará ali o meu nome.” Deus tinha decretado e determinado expulsar Judá e Jerusalém por seu pecado, - trazer uma abominação desoladora sobre eles. Quando este julgamento se aproximava, Josias tenta uma reforma completa de todas as coisas na terra, religiosa, civil e moral; e ainda Deus não revogou sua sentença de uma grande calamidade em toda a nação. A razão secreta disso era que o corpo do povo era hipócrita naquela reforma, e rapidamente retornou às suas abominações anteriores, Jeremias 3:10: "Judá não se virou para mim com todo o seu coração, mas fingiu, diz a Senhor". Veja o capítulo 4:18. No entanto, essa reforma de Josias foi aceita por Deus e teve sua influência na mitigação ou santificação da desolação resultante. E esse tipo de julgamento é muito diferente do qual antes falamos. Porque, - 1. É apenas parcial; há um resto sempre deixado entre um povo, que deve escapar. Então estava lá naqueles dias; houve um escape dele, um remanescente a quem Deus livrou e preservou; - que foram como uma benção no cacho de uvas, pelo qual o todo não foi completamente destruído. Nisto, a Escritura insiste muito, Isaías 65: 6-8; Zacarias 13: 8,9; Amós 9: 8,9. 2. Como não é total, então não é final. Mesmo na severidade de sua ira, Deus criou a recuperação desse povo novamente na época designada, dando suas promessas aos que o temiam. E assim aconteceu, no retorno de seu cativeiro. Veja a história aqui, Jeremias 31:32. Deus pode ter, por nossos pecados, determinado uma calamidade desoladora nesta nação; ainda que não haja uma dureza judiciária sobre nós, só pode ser parcial e recuperável; - não como foi com Israel, 1 Reis 14:10. Veja Jeremias 4:27, 5:18, 30: 1-32: 1. 3 Foi santificado e abençoado para aqueles que eram retos e sinceros, e que se esforçaram para removê-lo pela reforma, apesar de sofrerem na calamidade externa. Os bons figos, ou aqueles que foram digitados por eles, foram levados ao cativeiro; mas o trato de Deus com eles foi em misericórdia, Jeremias 24: 6,7: "Porei os meus olhos sobre eles, para seu bem, e os farei voltar a esta terra. Edificá-los-ei, e não os demolirei; e plantá-los-ei, e não os arrancarei. E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, que eu sou o Senhor; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; pois se voltarão para mim de todo o seu coração." Fosse qual fosse a sua condição externa, essas misericórdias e privilégios internos, espirituais, tornaram-se doce e útil para eles. A terceira parte foi trazida através do fogo, Zacarias 13: 8,9. 4. Deus faz deste tipo de julgamento um meio de reivindicá-los e reformá-los, como muitos desses que, em geral, sofrem sob eles. Eles são o forno de Deus, mas não para queimar; - eles são purificados e limpos à medida que a prata é provada, e não se aborrece quando o restolho é consumido. Assim foi essa igreja purgada de seus ídolos para sempre por causa do seu cativeiro. E muitas outras diferenças de natureza semelhante podem ser atribuídas. E, na consideração desse tipo de julgamentos, reside nossa preocupação. Quem sabe, que Deus, por causa de nossa horrível negligência e desprezo do evangelho, com todas as imoralidades e abominações amaldiçoadas, e a condição fria e morta de professantes sob vários meios de instrução, determinou trazer uma calamidade a esta nação, e que ele não se afastará da ferocidade de sua ira, até que isso nos alcançará? Se houver uma dureza judicial sobre a terra, de modo que não haja arrependimento, nenhuma reforma neste dia de paciência e tolerância que ainda desfrutamos, nossa desolação será total, e irrevogável; e, embora outro povo possa ser criado para professar o evangelho na terra, ainda assim não estaremos preocupados com a misericórdia. Assim como foi nessa nação e em todas as nações cristãs da Europa. Ai de nós, se trairmos a terra da nossa natividade, se assim desistimos de ser um silvo e um assombro! Não escute palavras vãs; esta é a nossa forma de sermos livrados: é o dia do nosso julgamento e quem sabe o que será a sua noite? Mas, por outro lado, embora uma calamidade pública seja determinada irrevogavelmente contra nós, se usarmos o dia da tolerância para atender aos seus fins, - em arrependimento e retorno a Deus -, teremos todas as vantagens antes mencionadas . Será parcial; será por um tempo; será um juízo santificado; - ele irá purificar a igreja e restaurá-la para um estado mais glorioso do que nunca. Terceiro. Há julgamentos que são merecidos e ameaçados, mas não decretados e determinados, que podem ser absolutamente desviados. Esse tipo de julgamentos é frequentemente mencionado na Escritura; e assim também há libertações frequentes deles, pelos caminhos e mecanismos da nomeação de Deus. E a respeito deles podemos observar, - 1. Que esta ameaça de julgamentos próximos, que ainda podem ser evitados, é uma declaração da regra ordinária de divina a justiça, de acordo com a qual uma nação ou povo, sem uma interposição de misericórdia soberana, deve ser destruído. Deus não ameaça, ele não dá avisos, sinais ou indicações de julgamentos próximos, mas quando eles são merecidos e podem ser justos, são executados; nem existe uma regra conhecida da Palavra para dar uma garantia ao contrário. Tudo o que pode ser dito é: "Quem sabe, soque a Senhor pode se arrepender e se virar do fervor da sua ira?" 2. A ameaça deles é uma ordenança de Deus, para nos chamar para o uso de meios pelos quais podem ser prevenidos. Ele prega nossa destruição, para que não possamos ser destruídos; como foi no caso de Nínive. E este é o único sintoma pelo qual descobrimos e discernimos a natureza dos julgamentos ameaçados iminentes. Se a consideração deles for uma ordenança de Deus, movendo-nos para o uso diligente dos meios pelos quais eles podem ser prevenidos, o desígnio de Deus é o de operar libertação na questão. Se não o fizer, eles são inevitáveis. Deus ainda mantém a balança na mão, e não sabemos de que maneira nós nos inclinamos. O melhor prognóstico que podemos tomar, é a condição de nossos próprios corações sob as ameaças deles. Aqui reside o julgamento desta terra e nação neste dia; o julgamento é merecido, o julgamento é ameaçado, o julgamento está se aproximando, - as nuvens são o pó de seus pés. Se todos os tipos de homens não se voltarem para Deus por arrependimento, se não nos humilharmos por nosso desprezo do evangelho e indignação contra ele, - se não deixarmos nossos pecados provocadores, - o mal nos alcançará, e não devemos escapar. E, no entanto, por outro lado, por uma boa aplicação ao que mantém a balança em sua mão, a misericórdia se gloria contra a justiça, e possamos ser livrados. Aqueles grandes homens que supõem todas as coisas imunes à sua sabedoria e conquistáveis por sua indústria, que têm mil planos orgulhosos para a segurança de uma nação, não podem mais desprezar essas coisas do que eu faço com todos os seus conselhos sem elas. E, quando eles estiverem sob uma perda, e encontrarão um desapontamento seguindo o pescoço de outro, aqueles que atenderem aos alertas de Deus neste caso encontrarão descanso e paz em suas próprias almas. E quanto àqueles que zombam dessas coisas, e dizem: "Onde está a promessa da sua vinda?" – a qual é na forma de julgamento - "pois desde que os pais adormeceram, todas as coisas continuam como eram desde a criação"; não há necessidade de conhecer Deus nestas coisas; não nos preocupamos com as tolices do seu arrependimento e reforma; - Deus "rirá de sua calamidade", etc., Provérbios 1:26, até o fim. Esta é a segunda coisa sobre a qual devemos insistir, para o esclarecimento e confirmação da proposição geral antes estabelecida.
III. Nosso terceiro inquérito é: "Quais evidências temos no presente, ou quais as advertências que tivemos, de julgamentos próximos?" Pois isso também pertence à necessidade indispensável de arrependimento e reforma, na aproximação de problemas. E eles são as ordenanças de Deus para esse fim; que, quando eles são desprezados, os juízos desoladores resultarão. E podemos, para este fim, observar estas coisas: - Primeiro, normalmente, Deus não traz julgamentos desoladores a qualquer povo, igreja ou nação, senão que ele lhes dá avisos de sua abordagem. Eu digo que ele normalmente não o faz; pois ele pode, se ele quiser, surpreender o ímpio, provocando uma geração de homens com as mais terríveis destruições; como fez a Sodoma e Gomorra no passado. E muitos diariamente estão muito surpresos, quanto às suas próprias apreensões; no entanto, Deus lhes havia dado sinais do que estava vindo sobre eles, mas eles não os consideravam, e então pereceram como em um momento. Mas, ordinariamente, antes de executar grandes e severos julgamentos, ele dá tais indícios, sinais e avisos de sua vinda, já que os homens devem ser obrigados a tomar conhecimento deles, a menos que estejam absolutamente endurecidos e cegos. Então ele lidou com o velho mundo, na construção da arca e no ministério de Noé; então ele lidou com a igreja sob o Antigo Testamento, em e pelo ministério dos profetas, - veja Amós 3: 6-8; e assim ele fez com todos os outros, que tiveram qualquer conhecimento dele ou de seus caminhos. Os que são sábios podem discernir essas coisas, Oseias 14: 9; Mateus 16: 3; Miqueias 6: 9; Daniel 12:10. E em todas as histórias pagãs dos tempos que passaram por eles, encontramos observações de estranhas indicações de assolações próximas. E ele faz isso para dois fins: 1. Para a satisfação de sua própria bondade e amor para a humanidade no exercício da paciência e tolerância ao máximo, Oseias 6: 4; como também para a manifestação da glória de sua justiça, quando ele vem a executar a severidade de sua ira. Quando os homens estão surpresos com as catástrofes públicas, não podem dizer, ninguém nos informará sobre sua abordagem? Ninguém nos advertiria? - Fomos informados sobre o terror do Senhor em seus julgamentos, teríamos nos desviado de nossas iniquidades, para que possamos ter escapado. Nesse caso, é costume que Deus, na Escritura, chame o céu e a terra para testemunharem contra os homens, que ele os advertiu, por vários meios, do que lhes aconteceria no final. Esta é a nossa principal razão pela qual este "Testemunho para Deus" fraco mas sincero é publicado. E isso será um agravamento da sua miséria no dia da sua angústia, quando refletirão seriamente sobre a sua loucura, culpa e obstinação, ao desprezar as advertências que receberam; - que é uma grande parte do castigo dos condenados no inferno, Ezequiel 39: 23,24. 2. Deus o faz para o fim em consideração; ou seja, para que eles possam ser um meio para chamar um pobre culpado para aquele arrependimento e reforma pelo qual os julgamentos ameaçados podem ser desviados. Em segundo lugar. Há cinco maneiras pelas quais Deus adverte sobre a abordagem dos julgamentos desoladores quando uma terra está cheia de pecado: 1. Ele faz isso por julgamentos menores e severidades anteriores. Então, foi nos exemplos do texto. A destruição de alguns pela espada e a queda de uma torre, foi um aviso para toda a nação da aproximação de uma calamidade pública, a menos que se arrependessem. Como exemplos particulares nos são fornecidos aqui nas Escrituras, então temos um relato geral desse método de Providência divina, Amós 7: 1-9. Primeiro, Deus enviou o julgamento dos gafanhotos, que comem toda a grama da terra, e ocasionou uma fome. Este julgamento não foi atendido para o arrependimento, e ele "chamou o fogo, que devorou o grande abismo, e comeu uma parte, ou consumiu seu tesouro, devorando uma parte de sua substância. Mas quando isso também foi negligenciado, então veio o "prumo" de uma desolação niveladora 2. Ele faz isso por operações extraordinárias nas obras da natureza: como são cometas ardentes ou meteoritos cadentes, fantasmas terríveis ou aparências no ar, vozes, predições de incertezas, ventos, terremotos, enchentes e outros. Um relato dessas coisas, como antes de prever e anunciar a fatal destruição de Jerusalém, nos é dado pelo nosso Salvador, Lucas 21: 25,26. E a história do evento em Josefo é uma exposição admirável desta profecia de nosso bendito Salvador. Veja Apocalipse 6: 13,14. O quadro da natureza é, por assim dizer, lançado em uma desordem trêmula sobre as aproximações de Deus em sua ira e fúria, e se coloca em sinais extraordinários de seu espanto; tremendo pelos habitantes da terra e convidando-os a se arrependerem, antes que a ira do Terrível se derrame sobre eles. Assim, na Escritura, os mares e rios, montanhas e colinas, são representados como em luto, temendo e tremendo diante da presença de Deus, quando ele vem para executar seus julgamentos. Veja Habacuque 3: 6-10: " Para, e mede a terra; olha, e sacode as nações; e os montes perpétuos se espalham, os outeiros eternos se abatem; assim é o seu andar desde a eternidade. Vejo as tendas de Cusã em aflição; tremem as cortinas da terra de Midiã. Acaso é contra os rios que o Senhor está irado? E contra os ribeiros a tua ira, ou contra o mar o teu furor, visto que andas montado nos teus cavalos, nos teus carros de vitória? Descoberto de todo está o teu arco; a tua aljava está cheia de flechas. Tu fendes a terra com rios. Os montes te veem, e se contorcem; inundação das águas passa; o abismo faz ouvir a sua voz, e levanta bem alto as suas mãos." As montanhas, os montes, os mares, os rios se curvaram, tremiam e levantaram as mãos, como chorando pela compaixão. Veja o Salmo 97: 2-6. Por esses sinais no céu e na terra, Deus dá avisos sobre sua vinda para julgar os habitantes da terra. Deus não trabalha essas coisas estranhas no céu acima, e na terra embaixo, para que só sejam contempladas e façam questão de falar delas; não que sejam sujeitos da curiosidade de alguns homens e do desprezo dos outros. Há voz nelas, uma voz de Deus; e será para sua dor por quem não é ouvido e entendido. 3. Ele faz o mesmo constantemente, à luz de sua Palavra. A regra geral da dispensação ordinária da providência de Deus está totalmente estabelecida na Escritura: "Deus magnificou sua Palavra acima de todo o seu nome", de modo que nenhuma ação de providência deve ser inadequada à regra da Palavra, muito menos contrária a ela , ou inconsistente com ela. E, se fôssemos sábios para fazer a sua aplicação aos assuntos e ocasiões presentes, devemos, na maioria dos casos, saber em geral o que Deus está fazendo. Antigamente, foi dito: "Certamente o Senhor Deus não fará nada", isto é, no caminho dos julgamentos, "sem que antes ele revele seu segredo aos seus servos, os profetas", Amós 3: 7. O que eles tiveram por revelação imediata, podemos ter, em uma medida, pela regra da Palavra, e a declaração que Deus fez nela como ele lida com pessoas que pecam de forma a provocá-lo. Então, tendo ameaçado vários tipos de juízos, o profeta acrescenta: "Procurem o livro do Senhor, e leiam: nenhum deles falhará", Isaías 34: 16. Que esse grande meio de advertências divinas pode ser útil para nós, devemos considerar, - (1.) Quais são as regras estáveis dadas na Escritura sobre o pecado, arrependimento, impenitência e julgamentos. Tais regras abundam nela; e nenhuma ação da Providência deve interferir com elas. Deus não dará tanta tentação de fé para que qualquer uma de suas obras seja contraditória com a sua Palavra. E se aprenderemos nossa condição presente a partir dessas regras, será um antídoto contra a segurança vã. (2.) Considere as instâncias registradas nas negociações de Deus com nações e igrejas pecadoras e provocadoras. O próprio Deus dirigiu as pessoas do passado, quando se gabavam dos privilégios da igreja, enviando-os a Siló, que ele havia destruído. E quando encontramos um registro no livro de Deus quanto à sua severidade em relação a qualquer nação em nossas circunstâncias, é nosso dever acreditar que ele também irá tratar conosco em seu tempo, a menos que nos arrependamos. (3.) Tenha sempre em mente a nossa orientação infalível quanto ao trato final de Deus com os pecadores impenitentes. Isto, toda a Escritura, constantemente, e igualmente, testemunha universalmente, para que seja destruição eterna; e isso nos preservará das surpresas que distraem, quando achamos que as coisas caem para além da nossa expectativa de forma severa. (4.) Considere os sinais, as marcas e os avisos dos julgamentos que se aproximam que estão instalados no mundo; que quem considere sabiamente, ele não falhará em seu prognóstico de eventos futuros. Entre estes, abundantes no pecado com segurança vã, em tais pessoas, nações, cidades e igrejas, como Deus agradou ao evangelho se aproximar de si mesmo de maneira peculiar, é o mais eminente. Para esses sinais estão as boias, fixadas para mostrar onde certamente faremos naufrágio se nos aproximarmos deles. Quando essas regras são observadas, quando são diligentemente atendidas e cumpridas, de modo que recebemos instrução delas, digo com alguma confiança que todo crente deve saber o que Deus está fazendo de maneira julgadora, na medida em que é necessário para sua orientação em seu próprio dever, onde ele deve encontrar aceitação, e não provocar a Deus na negligência dele. 4. Deus nomeou o ministério da Palavra para o mesmo fim. O fim principal do ministério sob o evangelho é a dispensação da Palavra de reconciliação. Mas ainda não é este o trabalho de dar aviso de julgamentos próximos que estão isentos desse ofício e dever. O próprio Cristo em seu ministério aqui está se referindo a esse assunto. Eles são vigias e supervisores; e seu dever aqui é expressado graficamente, Ezequiel 33: 2-9.Quando Deus coloca qualquer um como um vigia para um povo, uma parte do seu dever é olhar diligentemente a abordagem dos perigos e males, - quer dizer, como venha em conta o pecado; e para despertar e mover as pessoas para cuidarem de si mesmas para que elas não sejam destruídas. O pastor não existe apenas para proporcionar um bom pasto para as ovelhas, mas para evitar que corram perigo. O vigia "escutou diligentemente com muita atenção, e ele clamou: um leão", Isaías 21: 7,8. Tendo feito uma descoberta do perigo que se aproximava, ele grita para o povo, para avisá-los. Mas se os vigias são preguiçosos e estão com sono; se eles são cães idiotas, e não podem latir quando o mal vem; se eles são pessoas superficiais, guias cegos que não têm visão; se eles também estão sob um espírito de sono e segurança, de modo que as pessoas não são avisadas por eles de seu perigo, - este é um dos toques mais severos da ira que se aproxima. É um grande aviso, quando Deus tira os meios de aviso; - quando ele diz a um povo: "Não te avisarei mais", dando-lhes os que não são fiéis nem capazes de avisá-los, e tirando os que são. 5. Deus dá avisos disso, trazendo um povo para uma postura, condição e circunstâncias, como a sua própria natureza tende à ruína. Tais são interesses cruzados entre si, divisões incuráveis, conselhos contrários e instáveis, fraqueza de espírito e coragem, desconfiança mútua, luxúria, com um ou outro emaranhamento insuperável; quais são os meios pelos quais as nações se precipitam em uma condição calamitosa. Em geral, quanto a este aviso prévio de julgamentos próximos, Deus ameaça enviar entre um povo que se preocupa com a ruína, uma "mariposa" e um "zangão". A mariposa com que ele ameaça, Isaías 51: 8; Oseias 5:12. Um pouco comerá e devorará a força e os nervos dos conselhos de uma nação, como uma espécie de vestuário. Embora pareça ser sólido e firme; - segure-o diante da luz, e aparece cheio de furos, e é facilmente rasgado com o dedo. Assim é com uma nação; - qualquer paz exterior que pareça apreciar, quando está decaída na sabedoria e força de seus conselhos, é facilmente despedaçada. E, da mesma maneira, ele envia o zangão para o mesmo fim, Êxodo 23:28; Deuteronômio 7:20; - isto é, o que deve vexar, inquietar e atormentá-los, para que eles estejam prontos para atacar a si mesmos, ou ao próximo que se meta com isso. E muitos desses zangões estão presentemente entre nós. Essas são algumas das maneiras pelas quais Deus adverte um povo, uma igreja ou uma nação, de julgamentos próximos. Nos diz, agora, para saber como é, como isso aconteceu conosco, com referência aqui. E eu digo: 1. Não é necessário que Deus use todas essas maneiras de advertir um povo pecador da aproximação de desolações, se não for impedido pelo arrependimento. É suficiente, até os fins desta dispensação da sabedoria divina e da bondade, se ele fizer uso de alguns deles, ou de algum deles de uma maneira eminente. Portanto, se algum deles quisesse entre nós, ainda que se tivéssemos outros deles, bastaria para nos tornar inexcusáveis se não nos arrependermos. Mas, - 2. A verdade é que neste assunto, nós temos, e os tivemos todos, e eles abundaram entre nós. Tivemos os julgamentos anteriores de peste, fogo e guerra. Alguns podem dizer que foram sentenças desoladoras; e, de fato, eles eram. Mas, enquanto o pecado ainda abunda, e nenhuma reforma se seguiu a eles em qualquer lugar, entre qualquer tipo de pessoas, eram apenas avisos sobre o que ainda está por vir, se não for impedido; e o seu idioma é: "Se não vos arrependerdes, todos também perecereis". Tivemos uma multiplicação de sinais, no céu acima, e na terra embaixo; como toda a humanidade já considerou precursores das calamidades públicas; e quanto mais eles são desprezados, mais alta é a sua intenção. Deus manteve até agora a sua palavra entre nós, onde o governo ordinário de sua providência nestas coisas é declarado abertamente. E se aqueles a quem a declaração da Palavra de Deus, na sua dispensação, seja cometida, não tenham avisado fielmente o povo do seu perigo, o seu sangue pode ser encontrado à sua porta. Aqui, no momento, reside a nossa maior estreiteza. A eficácia de todos os outros chamados de Deus para o arrependimento depende muito da sua aplicação às almas e às consciências dos homens na pregação da Palavra. Mas, embora por alguns, este trabalho seja desprezado, pelo menos considerado desnecessário, por alguns é negligenciado de forma absoluta; e outros, devido às suas pequenas capacidades por meio das quais eles são incapazes de falar com magistrados, cidades ou com a comunidade do povo, não ficam em si mesmos preocupados, e ficam quase totalmente de lado. Para o que, diriam alguns, esta fala de alguns em retiro significa, como uma reforma geral do povo da terra? Mas enquanto todos nós pecamos em nossas medidas, - igrejas e todos os tipos de professantes de religião mais rigorosos - é dever de todos estar pressionando essas advertências de Deus dentro de seus próprios limites e recintos. E se cada um de nós vier a prevalecer, senão com apenas um para retornar eficazmente a Deus, será aceito por ele, que, em tal época, procura um homem para manter o espaço, afastar sua ira e salvar uma cidade por causa de dez, se forem encontrados nela. Não pretendemos que o arrependimento e a reforma digam respeito ao público, aos grandes pecados da nação, ao ateísmo, à profanação, à sensualidade, ao luxo, ao orgulho, à opressão, ao ódio da verdade, ao desprezo do ministério do evangelho e outros. Eles fazem isso, na verdade, mas não só; - eles também dizem à decadência na fé, amor, zelo, com amor ao mundo, conformidade com isso, à fraqueza, que se encontram entre os mais eminentes professantes da religião. Esta é a nossa ferida presente; aqui está a nossa fraqueza, isto é, na falta de um ministério vivificado, ativo e zeloso, chamar e mover magistrados e pessoas para o arrependimento efetivo e se voltarem para Deus. A menos que isso seja dado a nós, receio que não possamos ser salvos. Se for de outra forma, - se temos um ministério que realmente atende ao seu dever nesta matéria, - imploro seu perdão por outras apreensões: mas então pensarei que é a sinal mais grave de destruição próxima; vendo isso, é evidente para todos que seus esforços não têm fruto nem sucesso. Até agora procedemos com nossa proposição, isto é, que o pecado abunda entre nós; que os julgamentos estão se aproximando; que Deus nos dá, nós oferecemos advertências sobre isso.
IV. O que, no próximo lugar, devemos falar é: "A equidade desta constituição divina, - que, no modo comum do governo de Deus e da dispensação de sua providência, o arrependimento e a reforma devem afastar julgamentos impenitentes e procurar para um povo uma libertação abençoada; e nada mais deve fazê-lo: "Se você não se arrepender, perecerá". Que, no arrependimento, serão salvos e livrados, está previsto na mesma regra. Esta é a lei inalterável da Providência divina; isto deve fazê-lo, e nada mais assim o fará. A sabedoria e o poder dos homens não devem fazê-lo; jejum e oração, enquanto continuamos em nossos pecados, não devem fazê-lo. O arrependimento sozinho é a condição de libertação neste estado de coisas.
Sobre este princípio, Deus reivindicou a equidade de seus caminhos contra a repintagem de Israel, Ezequiel 18: 29-32: Qualquer coisa pode ser mais justa? Ruína e absoluta desolação estão dispostas a cair sobre todo o povo. Isso você mereceu por suas iniquidades e multiplicações de provocações. Em justiça rigorosa, eles devem imediatamente vir sobre você. Mas "meus caminhos são justos", eu vou lidar com você de maneira justa; eu farei isso em equidade, que é uma evidência de justiça e misericórdia. E isto deixo em evidência aqui, na medida em que, enquanto a execução do julgamento só é ameaçada e suspensa, se você tiver diante destas ameaças um coração novo e um espírito novo, com sincero arrependimento, se você afastar todas as suas transgressões por completo em reforma da sua vida, - a iniquidade não será sua ruína. O que pode ser mais justo e equitativo? Quem pode reclamar se, depois de tudo isso, o mal deve visitá-lo, e você não deve escapar? O mesmo sucede ao recalcitrante, capítulo 33: 10,11, como em muitos outros lugares.
Que esta constituição divina (ou seja, que o arrependimento e a reforma devem salvar uma igreja, povo ou nação, no estado antes descrito, e que nada mais deve fazê-lo, no entanto, os homens podem se agradar e orgulhar-se em sua própria imaginação) é justa, simples e boa, - que seja necessário que seja assim, que tenha uma condecoração para as excelências divinas, e o domínio da justiça no governo, - é evidente; porque, - Primeiro. A noção dessa regra é puramente consensual na humanidade, como já foi mencionado anteriormente. Não há homem, a menos que ele seja profano e incrédulo, que, quando ele apreende esse mal e sua ruína, especialmente quanto à sua vida, que não esteja pronto para alcançá-lo e aproveitar-se disso, mas ele reflete sobre seus pecados e vem a algumas resoluções de abandoná-los para o futuro, para que ele possa estar ciente de sua condição deplorável. Agora, tudo isso surge dessas noções indeléveis injetadas nas mentes dos homens: - que todo mal do castigo é de Deus; que é para o pecado; que não há como evitá-lo senão por arrependimento e reforma. E aqueles que não melhorarão esta luz natural com respeito ao público, serão encontrados, por assim dizer, se eles vão ou não, cumprir isso quando se trata de seu próprio caso em particular. Aqui estão milhares de testemunhos da equidade desta constituição divina.
Em segundo lugar. Quando esta regra é cumprida, - quando o arrependimento e a reforma se seguem às advertências divinas, em que a paz com Deus é, em certa medida, alcançada, - dará aos homens confiança nele, com expectativa de alívio divino em sua angústia; que é o meio mais efetivo para que os homens sejam instrumentais para sua própria libertação; e, do outro lado, quando é negligenciado, quando o mal se aproxima, a culpa e o terror perseguirão as mentes dos homens e não poderão entreter um pensamento de ajuda divina, o que os tornará sem coração, desamparados, sem sentido e os trairão em covardia e pusilanimidade, no entanto eles podem se vangloriar no presente. Se esses dois tipos se opõem, dez perseguirão cem e cem colocam um mil em fugas. E se qualquer nação recusar abertamente a conformidade com esta constituição, se Deus enviasse uma outra para invadi-los, de modo a julgá-los, eles se derreteriam diante dele como cera diante do fogo. Quando os males nos cercam, e estão prontos para assolar-nos, uma reflexão sobre a negligência desta regra irá perturbar nossos conselhos, distrair nossos pensamentos, afligir nossas mentes, enfraquecer nossa confiança em Deus e desanimar os mais fortes dos filhos dos homens, fazendo-lhes uma presa para seus inimigos.
Em terceiro lugar. Esta regra ou constituição tem uma impressão de todas as excelências divinas sobre ela; isto é, da bondade, paciência, sabedoria, justiça e santidade de Deus.
Se, quando os julgamentos se aproximarem e forem merecidos, os homens podem desviá-los pela sua sabedoria, coragem ou diligência, e refletiriam desonra contra Deus no governo do mundo. Veja Isaías 22: 7-11. Mas, nesta maneira da libertação de qualquer povo, há uma demonstração da glória de todas as excelências divinas, como é manifestado a todos.
Quando, portanto, neste estado, os julgamentos iminentes não são absolutamente determinados, mas sendo merecidos, com a suposição de continuidade nos pecados em que são merecidos, a glória da justiça divina não pode ser reivindicada na impunidade absoluta; e considerando que Deus preparou todas as coisas e preparou-as para a execução, todos os meios e instrumentos que estão sujeitos à obra, a sua espada está desembainhada, e suas flechas estão fixadas no arco, ele primeiro advertirá, então dará espaço e tempo para o arrependimento, e não requer mais para deixar de lado todos os seus preparativos para a destruição, certamente seus caminhos são justos, gentis e cheios de piedade.
Se os homens procuram, se eles esperam a libertação, sem uma conformidade com esses termos bons, santos, justos e graciosos, eles se encontrarão, na questão, enganados. E se, depois de tudo isso, nós nesta nação deveríamos ser encontrados em uma negligência aqui, - se a nação deve continuar em seu quadro atual, em que, de todos os outros meios de segurança, isso parece ser menos pensado ou considerado, - o que devemos implorar para nós mesmos? Quem se compadecerá de nós no dia da angústia? A maioria dos homens agora despreza essas coisas; mas seus corações podem suportar, ou suas mãos podem ser fortes, no dia em que o Senhor deve lidar com eles? Mas, - V. Considerando que, dessa forma, esse meio de libertação é tão justo, tão equitativo, tão razoável, manifestando-se às consciências e à razão da humanidade, possuídas pelos próprios pagãos, e plenamente confirmadas pela revelação divina, nosso próximo inquérito deve ser: "De onde é que existe uma falta de disposição, uma falta de vontade de cumprir esse dever, como existe; que tantas dificuldades são estimadas nele, - de modo que não há pouca esperança, será encontrado entre nós em um título prevalecente? "Se os homens, especialmente os que são bons e se estimam sábios, são informados de que este é o modo de salvar e livrar a nação, eles se afastam em ira, como fez Naamã quando o profeta lhe pediu para se lavar e ser limpo, quando ele preferiria uma injunção de algumas façanhas heroicas: - estes são pensamentos para almas fracas e pusilânimes, que não entendem nada sobre os assuntos do Estado. Mas antes aparecerá quem é mais sábio, se Deus ou homens. Mas uma coisa difícil é prevalecer com qualquer pessoa para pensar bem, ou para ir sobre isso, ou para julgar que é o único bálsamo para nossas feridas. Para descobrir a causa disso, eu vou considerar brevemente todo o tipo de pessoas que estão preocupadas em plantar esta árvore de cura, cuja raiz é o arrependimento e cujo fruto é a reforma da vida. E são de três tipos: - 1. Magistrados; 2. Ministros; 3. As próprias pessoas. A menos que haja um acordo dos esforços de todos, em seus vários lugares e deveres, não haverá nenhuma obra pública de arrependimento e reforma operada como apropriada para o afastamento de calamidades públicas. Mas, no entanto, embora seja o dever expresso de todos eles, embora seja seu interesse, embora não possa ser omitido, mas no seu maior perigo, como para os eventos temporais e eternos, ainda assim é um trabalho difícil e maravilhoso prevalecer com qualquer um para se engajarem vigorosamente nele. Alguns não acham necessário; - alguns, após a convicção de sua necessidade, não sabem como agir sobre isso, ou permanecem em sua empresa, ou ficam rapidamente cansados; - alguns gostariam que fosse feito, para que não estivessem com a dificuldade disso. Deixe-nos considerá-los distintamente, - Primeiro. Quanto aos magistrados. Quando Josafá estabeleceu-se para reformar a igreja, ou seu reino, para escapar do julgamento que foi denunciado contra eles, ele nomeou para magistrados e juízes os homens tementes a Deus e que odiavam a cobiça. E a sua atitude foi: "Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; tomai cuidado no que fazeis; porque não há no Senhor nosso Deus iniquidade, nem acepção de pessoas, nem aceitação de presentes. Também em Jerusalém estabeleceu Josafá alguns dos levitas e dos sacerdotes e dos chefes das casas paternas de Israel sobre e juízo da parte do Senhor, e sobre as causas civis. E voltaram para Jerusalém. E deu-lhes ordem, dizendo: Assim procedei no temor do Senhor, com fidelidade e com coração perfeito.", 2 Crônicas 19: 7,9. Sem isso, não haverá reforma pública; e, portanto, a primeira dificuldade é a partir desse tipo de pessoas, e em duas contas: 1. Que os magistrados vivem no pecado e odeiam ser pessoalmente reformados; sim, se deleitam com os que também vivem abertamente no pecado, o que é o auge da perversidade, Romanos 1:32. Quando os magistrados são profanos, ou escarnecedores do poder da religião, ou bêbados, ou pessoas impuras, ou opressores cobiçosos, uma grande obstrução deve ser colocada no caminho do arrependimento público e da reforma; esta dificuldade, no momento, não se origina apenas de seus pecados pessoais e desvios espontâneos, mas também da falta de convicção e do senso de seu dever em seus lugares, com a conta que devem dar. Porque, - 2. Eles parecem não acreditar que a tentativa deste trabalho é parte de seu dever, ou que eles estejam preocupados com isso. Deixe, portanto, nunca ser tão razoável, tão justo, tão importante, tão necessário para a libertação e a salvação de qualquer pessoa, se aqueles que devem avançar, em primeiro lugar, obstruí-lo e prejudicá-lo, serão acompanhados de dificuldades. Exemplos de negligências arruinaram esta nação. Portanto, podemos delineá-lo como uma verdade assegurada, que o texto confirmará, - que, a menos que os magistrados, que tenham a conduta visível do povo, estejam convencidos de que é seu dever promover o trabalho de arrependimento e reforma neste momento, pelo seu próprio exemplo, e no cumprimento de seus cargos, o caso desta nação é deplorável e não deve ser aliviado, senão por soberania e piedade. Porque o que as pessoas devem fazer, quando veem seus guias, a cujo padrão eles se conformam, absolutamente independentes de qualquer coisa assim? Este é um meio da dificuldade que se encontra entre nós, de afetar as mentes dos homens com esta constituição justa. Em segundo lugar. Aqueles que estão principalmente preocupados aqui são ministros, ou aqueles que têm a administração da Palavra e das ordenanças do evangelho cometidas a eles. A estes, este trabalho é dado a seu cargo de uma maneira especial. Eles têm os principais meios de arrependimento e reforma comprometidos com sua gestão. A partir deles é o início e a realização deste trabalho esperado e exigido. Aqui, quanto à sua sinceridade e diligência, eles devem dar uma conta no último dia. E se esta fonte for parada, de onde devem surgir as águas refrescantes do arrependimento e da reforma? Mas, no entanto, a principal dificuldade de todo o trabalho consistirá nisto, pois, - 1. Alguns há, fingindo neste ofício, em quem não há uma pequena parte do mal que deve ser reformado; - pessoas que trabalham entre as mais avançadas para preencher a medida das iniquidades desta nação; tais como a ignorância, a negligência, a profanação e a devastação, são, em todos os seus efeitos, comunicadas a todos os que são sobre eles. Esperamos que essas pessoas sejam fundamentais para reformar os outros, que odeiam ser reformados? Jeremias 23:15. Mas, - 2. Há muito poucos desses tipos de pessoas que estarão a cargo de realizar este trabalho. Eles podem encontrar rapidamente o que custará; pois, a menos que sejam exemplares neles mesmos, é em vão uma vez tentar pressioná-los sobre os outros. Eles não podem fazer isso sem grandes recortes daquilo que eles consideraram sua liberdade no seu comportamento. Todo o cumprimento de pessoas não-reformadas, para fins seculares; toda conformidade com o curso do mundo, em frivolidades e orgulho de vida; toda ostentação de riquezas, e poder; todo egoísmo; toda a superficialidade e confianças carnais, devem ser eliminados completamente. E não só assim, mas, a menos que, por orações e súplicas incessantes, com seriedade e perseverança, trabalhem por novas unções com o Espírito de graça em suas próprias almas, fé, e o amor e o zelo por Deus, a compaixão pelas almas dos homens e a prontidão pela cruz, possam reviver e florescer neles, - não serão úteis nem instrutivos nesta obra. E é de admirar que a maioria deles pense que é melhor sofrer as coisas na taxa atual, do que aventurar-se naquilo que vai custar-lhes


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