Dizem que dia 8 de março é comemorado o dia da mulher. Será possível comemorar em um único dia um ser belo, divino, múltiplo e amoroso, como a mulher? Um ser tão cheio de luz não é possível aprisionar numa única data.
Você,mulher,símbolo de força,vitalidade e luz,não se deixa ter tão pouco assim. As mulheres que conheço e as que ainda virei a conhecer são infinitamente especiais para terem somente um dia destinado a si. As mulheres foram feitas para serem comemoradas todos os dias.Vamos destinar a elas todos os dias do calendário.
Que seria de nós homens sem as mulheres? Seríamos como pétalas de flores sem caule,pássaros sem asas, mar sem peixes, borboletas perdidas sem vento para voarem . As mulheres são o nosso tudo, o começo e o fim. Vocês nos brindam todos os dias com a sua força fenomenal, força essa que conseguem tirar de onde julgamos ser incapaz de ainda poder existir alguma reserva. E como são generosas! Dessa força que retiram das profundezas de seu ser,elas ainda conseguem compartilhar conosco que sempre precisamos de sua luz.
Todos nascemos delas e desde cedo ganhamos essa ligação infinita que nem a morte nos retira. E agradeço aos céus pois tive na minha vida a grata satisfação de ter na minha mãe, a mais bela soma de mãe, amiga e mulher que Deus poderia ter me concedido para partilhar a minha vida.
Minha “mama”,foi minha educadora,minha mestra,meu modelo de mulher.Com ela aprendi a valorizar o papel de uma mulher e o como eu deveria tratá-las. Ela me dizia a todo instante o quanto o mundo desvaloriza a mulher e não a trata com o merecimento que deveria. Falava-me sempre de que homens e mulheres são importantes de igual forma e que não existe quem possa mais ou quem possa menos. Cada um na sociedade deve desempenhar o seu papel e ao se somarem as suas histórias, a vida se completa. Salientava-me também a minha mama: homens não devem pensar que as mulheres são simples objetos dispostos a lhe servirem e dar prazer, mulheres são companheiras para caminharem lado a lado.E assim ela ia me mostrando o como viver numa sociedade que por vezes tenta enquadrar as pessoas numa caixinha pequena demais para a sua grandeza. Mulheres devem ser tratadas dignamente, tratamento este que está faltando e muito na nossa sociedade.
Além de minha mama adorada,tive minha “nona”, outra mulher sábia e especial que muito contribuiu para a formação do homem que eu sou.. Com ela, uma sábia e experiente mulher,pude complementar o meu aprendizado sobre as mulheres e a vida,podendo nessa soma de sapiências, aprender sobre a vida e o amor. Devo muito a elas e ao homem que eu sou,não um homem perfeito,mas aquele que busca acertar.Aquele que se dá diariamente o direito e a chance de aprender a ser melhor.
E entre tantas mulheres que conheci,conheço e que ainda conhecerei, tenho ainda mais uma mulher muito especial e que me fez renascer no momento em que eu mais precisava: minha filha. A ela eu devo a minha vida,mais do que ela deve a mim a sua existência. De mim ela veio para me salvar do medo de ficar sem rumo e não me sentir mais sozinho.Nós nos damos vida e ela, mesmo sendo criança, me ensina tanto quanto eu tento instruí-la no que seja viver nesse mundo tão caótico.
Ah, as mulheres da minha vida…!Todas tão especiais quanto a mais linda visão de um pôr do sol. Todas me ensinaram a como melhorar enquanto homem. Seria injusto com uma ou com outra se aqui mencionasse apenas algumas e acabasse não citando as demais.
A todas que comigo dividem e dividiram a sua história,desejo nesse dia todo respeito e admiração que vocês merecem. E peço que ao longo dessa jornada chamada vida,ainda possamos nos tratar com o mesmo carinho e gratidão que sempre compartilhamos.
E a você,mulher, que lê esse texto, meus votos de profunda admiração pela mulher que você é. Não desanime se no momento nem tudo é como você deseja.Tenha fé,essa que é uma de suas inúmeras qualidades,que só brota desse coração que não poupa amor. Você vencerá!
E se você que me lê for homem, trate uma mulher como ela merece.Não se ache dono dela,mas sim companheiro. Saiba que ela precisa de amor,zelo e muito carinho,tal qual a planta mais delicada que nesse mundo possa existir. Porque a mulher é força,mas também precisa de atenção em suas mais variadas nuances.Só assim essa força é capaz de ser recarregada. Se você já faz isso,parabéns.Se não faz,nunca é tarde para acordar para a vida.
Que nos próximos anos,possamos ter muito mais a comemorar com as mulheres.Que essa sociedade já tenho evoluído o bastante para que os feminicídios não mais ocorram e que os direitos das mulheres sejam vistos com mais atenção e justiça.

(Anjo Eros)