Planejamento e Criatividade na Educação

15 de Abril de 2013 Rafael Otávio Modolo Artigos 1037

Reconhecemos a escola com um dos ambientes mais significativos e influentes do desenvolvimento humano, pois por ela se estende um manto originário do seio familiar: a educação. Todo processo educativo, por sua vez, necessita de diversas condições distribuídas correta e alinhadamente para que se alcance o ápice da formação integral que uma pessoa possa atingir. Contudo, somente podemos usufruir de tais elementos se considerarmos a educação como um fenômeno, livre de determinismos imutáveis, disposta a acolher as diferenças e as peculiaridades de cada indivíduo.
Ao longo da história da educação, é possível identificar uma imensa gama de teses, teorias, e métodos relacionados à sua aplicação prática, evolução e avaliação. Refletindo sobre estudos dos grandes educadores e teóricos educacionais da humanidade, encontramos um eixo comum, sempre presente nas discussões em prol da maior eficiência no ato de ensinar: ninguém é igual, todo ser humano tem seu “próprio mundo”. Nesse sentido, para interrelacionar os “mundos”, faz-se evidente a relação entre planejamento e currículo escolar e desempenho/postura do professor. Quando falamos em planejamento escolar, incluímos o conteúdo a ser abordado, os recursos a serem utilizados e a metodologia aplicada em sala de aula – ou fora dela! Preparar uma aula deve ter tamanho afeto e apreço por parte do educador de maneira que o próprio se insira no contexto e trabalhe diretamente com os alunos, coletiva e intimamente. Criar uma atmosfera propícia, utilizar materiais lúdicos e estimular a participação dos educandos sem constrangê-los são caminhos inovadores cuja experimentação pode ser muito proveitosa e, além de transportarem os alunos das páginas de um livro à realidade, sustentam uma didática prazerosa e clara.
Para exemplificar as alegações acima, apresento o enredo do longa-metragem norte-americano “Escola da vida”, sensivelmente ligado à Pedagogia. A morte de um lendário mestre, o mais amado desde a fundação do colégio, deixa uma lacuna no coração dos alunos; no inicio do ano letivo, porém, um jovem e debutante professor chega à instituição disposto a executar métodos opostos à realidade vigente dos professores que já lecionam no local. Sendo responsável pela disciplina História, ele usa de sua notável criatividade, reproduzindo teatral e ludicamente fatos e acontecimentos que, em aulas comuns, jamais sairiam de uma gravura e de um mero texto didático. Com o passar dos dias, seu trabalho cai nas graças do corpo discente, causa ciúmes e cria discordância entre seus colegas, que posteriormente o aceitam, acolhem e imitam.
Observamos assim que a postura do educador no filme acaba por traduzir o desejo ardente de muitos profissionais educacionais da vida real e conclama-os à gigantesca necessidade de transformação e crescimento na educação da atualidade. Analisando os fatores externos e internos, negativos e positivos que compreendem a realidade escolar hoje, conclui-se que mudanças no planejamento, na metodologia e no currículo devem começar a ser feitas, ponderando graus de eficácia para curto prazo e planejamento estruturado para longo prazo.
Unidas, essas pequenas, médias e grandes transformações deverão agir de acordo com as particularidades da comunidade, da classe e do aluno em que e com quem estiver atuando, para que nunca faltem outros grandes estudos e estudiosos empenhados na otimização do fenômeno e processo perpétuo chamado educação.

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Cópia, distribuição e execução são autorizadas desde que citados os créditos.

Leia também
UM GATO NO ESPELHO há 6 horas

Um gato, parado diante do espelho do quarto de sua dona, discutia com...
madalao Infantil 14


Tudo junto e misturado há 13 horas

Tudo junto. Misturado. Animado. Apaixonado. Completamente dado e entreg...
anjoeros Poesias 14


Quando senti vontade de amar... há 13 horas

Prefiro ser acusado de amar demais do que ser reconhecido por ser aquele q...
anjoeros Poesias 10


Meu café há 1 dia

UM CAFÉ SEMPRE CAI BEM...ANTES DO ALMOÇO,DEPOIS DELE... TE FAÇO UM CA...
anjoeros Poesias 15


Ao pé do ouvido há 1 dia

Vem cá, menina... Deixa eu te falar, bem lá dentro do teu ouvido, tudo ...
anjoeros Poesias 16


Poesia viva há 1 dia

AMO VOCÊ,MINHA POESIA VIVA... TRAZES NO CORPO AS ESCRITAS DA VIDA OS MOM...
anjoeros Poesias 12