Nada poderia soar mais desinteressante do que iniciar uma conversa
com criativos falando em números. Mas quando eles (números) chamam
atenção, não se pode ignorá-los: vivemos no país em que uma a cada três
pessoas comprou na internet em 2012, segundo dados da consultoria e-bit.
Isso, no mesmo Brasil onde apenas 40% das casas têm acesso à internet,
como divulgou a pesquisa do Cetic.br. Mas se prosperar com negócios na
internet fosse assim tão simples, não haveria tanta gente buscando a
receita.


Hoje, existem muitas facilidades com as quais podemos contar ao criar
um e-commerce. Além do fato de comprar pela internet já ter se tornado
um hábito para muitos brasileiros, o que é resultado do aumento da
confiança em compartilhar dados pessoais na rede, há uma infinidade de
start-ups que criam aplicativos e ferramentas para controlar e mensurar
resultados no ambiente virtual.


Os números mostram que há ainda muita oportunidade para crescer e,
por isso, não é possível se acomodar. Para se obter sucesso na internet é
preciso inovar sempre e o ambiente virtual permite que testemos novas
formas de interagir com os clientes muito rapidamente.


Além disso, toda marca – seja e-commerce ou loja física – precisa ter
um diferencial, apostar em algo que a torne única. Parece a mesmice,
mas ainda faltam empresas com consciência de ter um diferencial
competitivo.


É claro que existem muitos desafios para o comércio eletrônico no
país. Não adianta apenas ter um bom site, que os clientes entendam, seja
fácil de navegar, de tirar as dúvidas e, claro, de comprar, se a
logística não for otimizada e o atendimento ao cliente, impecável.
Ainda, ter um time com mentalidade analítica, para que as críticas e as
barreiras enfrentadas ajudem a construir soluções rápidas, é
fundamental. E muita criatividade...mas disso, vocês entendem.