Luz é Luz e Trevas são Trevas

03 de Junho de 2014 Silvio Dutra Artigos 593

Paulo é
tão repetitivo, expressivo e incisivo nas afirmações que fez quanto à
necessidade de se deixar definitivamente para trás todos os maus hábitos do
passado que caracterizavam nossas vidas antes da conversão, como ele nos diz
nos versos 3 e 4 de Efésios 5.


“3 Mas
a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre
vós, como convém a santos,



4 nem
conversação torpe, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que
não convêm; mas antes ações de graças.”


Veja
que ele disse que nem sequer deveríamos falar sobre prostituição, toda forma de
impureza ou cobiça, quanto mais nos entregarmos à sua prática.



E
prosseguiu mostrando o tipo de conversação que convém a santos, a saber, que
não seja torpe, tola, com gracejos indecentes. Ele disse que nada disto convém
a santos, senão ações de graças.



O modo
de se conseguir isto, de se viver de tal maneira, foi dito por ele nos dois
primeiros versos deste quinto capitulo de Efésios:


“1 Sede
pois imitadores de Deus, como filhos amados;



2 e
andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós,
como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.”.


O modo
se andar na luz é sendo imitadores de Deus, da Sua santidade, amor, justiça, bondade
e de todas as Suas virtudes, e estando dispostos a Lhe oferecer nossas vidas
como sacrifícios vivos e santos que Lhe sejam agradáveis, assim como Cristo se
entregou a Si mesmo à vontade do Pai por amor a nós.



Esta
imitação não é teatral, não é algo que devemos fazer por nossa própria
capacidade e poder, senão por sermos instruídos, dirigidos e transformados pelo
Espírito Santo, numa santificação progressiva durante toda a nossa jornada
terrena.



Graus
maiores desta imitação serão obtidos conforme a medida e constância da nossa
consagração ao Senhor e determinação em Lhe sermos devotos e obedientes em
todas as circunstâncias. 



Jesus
disse que nós devemos ser misericordiosos assim como Deus é misericordioso, e
perfeitos, assim como Ele é perfeito.



Isto
confirma portanto, que nada disto será possível sem uma verdadeira consagração
a Deus e submissão à Sua vontade.



É fácil
entender porque toda forma de impureza e de pecado devem ser deixados pelos
cristãos para se revestirem de um modo santo no viver deles.



É
porque será exatamente por causa destas impurezas e pecados que Deus condenará
eternamente ao inferno aqueles que não foram justificados e purificados destas
coisas pelo sangue de Jesus.



O
salário do pecado é a morte em todas as suas formas: física, espiritual e
eterna.



É por
causa do pecado que há condenação e morte.



Como
podem então os cristãos abrigar a ideia de que podem viver no pecado, e ao
mesmo tempo agradarem a Deus?



Por
isso o apóstolo afirma em Ef 5.5-7:


“5
Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é
idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.



6
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus
sobre os filhos da desobediência.



7
Portanto não sejais participantes com eles;”.


Ele
disse que nenhum devasso, impuro ou avarento tem herança no reino de Cristo e
de Deus, e como poderíamos esperar as bênçãos de Deus, enquanto vivemos
seguindo a inclinação da carne ainda que não em devassidão ou avareza, mas em
impureza?



Deus
nos criou para vivermos no Seu amor, e a prova de que O amamos está no fato de
guardarmos os Seus mandamentos, obedecendo a Sua vontade, de forma livre,
amorosa e voluntária, no Espírito.



Onde
falta isto, há rebelião, inimizade contra o Senhor, e justo Juiz que é, não
poderá deixar seus praticantes na impunidade.



Ele se
mostrará longânimo e continuará manifestando o Seu favor e graça àqueles que
ainda que errados, ignorantes e imperfeitos, desejam sinceramente conhecer e
fazer a Sua vontade, e que nunca usam a imperfeição e fraqueza deles como
justificativa para continuarem errando e na prática deliberada do pecado.



É
necessário compromisso com Deus, com Sua obra, com a Igreja, na determinação de
fazer a Sua vontade, porque onde isto não for achado o pecado prevalecerá, e
consequentemente o desagrado e a desaprovação do Senhor. 



Paulo
diz ainda em Ef 5.6 que não nos deixemos enganar por ninguém que venha
justificar a prática de tais impurezas, e pecados, usando de palavras vãs.



Deus
por acaso aprovaria o nosso mau procedimento dando-nos um viver abençoado, e
fazendo uma obra do Espírito Santo através de nós?



Ninguém
se iluda querendo tornar o evangelho diferente do único evangelho que existe e
que nos foi revelado por Cristo e pelos Seus apóstolos.



Se
desejarmos ter um viver de vitória em Deus, é necessário obedecer estas coisas
que nos são ordenadas, e nos empenharmos para sermos achados santos e
irrepreensíveis na Sua presença.



Nós não
somos mais as trevas que éramos no passado, e se somos luz no Senhor, devemos
andar como filhos da luz, porque a iluminação do Espírito na nossa vida, e da
nossa vida para os outros, não pode se manifestar se não andarmos na verdade,
nesta luz que não é da terra, mas do céu.



Paulo
está dizendo o mesmo que o apóstolo João diz no primeiro capítulo da sua
primeira epístola. Há concordância no ensino deles porque é a mesma verdade que
nos convém obedecer conforme é da vontade de Deus, como se afirma em Ef 5.8.



Este
andar na luz tem o seu próprio fruto que é toda bondade, justiça e verdade, e
tudo aquilo que é agradável ao Senhor, como se lê em Ef 5.9,10.



Deste
modo não pode haver comunhão entre luz e trevas, e isto impõe aos cristãos que
não podem mais viver em sociedade com as obras infrutíferas das trevas; ao
contrário devem rejeitá-las e reprová-las porque esta é a vontade de Deus para
com os Seus filhos, como se afirma no verso 11.


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