Liderar e Gerenciar

10 de Junho de 2014 Luis Freitas Artigos 569

Um dos dilemas mais conhecidos e difíceis de lidar no dia a dia de uma organização, muito comentado nos dias atuais e nas décadas que se passaram, diz respeito a liderar versus gerenciar.

Há um conceito amplo e bem aceito na sociedade em relação a liderança. Todos querem se sentir líderes e a bibliografia a respeito do assunto é muito diversificada e ampla, o que pode levar o leitor a confusões e dificuldades em assimilar e agir no seu dia a dia.

Não quero aqui derrubar tudo o que já vem sendo tratado por outros autores, reinventar a roda ou mesmo trazer alguma nova visão. Não é esse o meu objetivo. Quero apenas tentar simplificar as coisas de forma a permitir aos empreendedores e novos empreendedores uma direção, uma clareza, quando aplicar uma coisa e quando aplicar outra, digamos assim.

Para facilitar, sugiro pensar da seguinte forma:

Liderar - tal conceito está relacionado a pessoas

Gerenciar - tal conceito está relacionado as coisas

Isso não quer dizer que não gerenciamos pessoas, não gerenciamos equipes e que este termo "gerenciar" é algo do passado, apenas destacar que o ato de gerenciar é algo totalmente sistemático, metodológico, rotineiro e não compreende a ação de buscar o que compõe talvez o melhor de qualquer empresa: as pessoas.

Quero sim dizer que ao gerenciar pessoas trataremos elas como processos, como máquinas e não consideramos suas emoções, suas necessidades e anseios. Assim, estaremos fazendo o que muitos fazem e não seremos capazes de gerar um grande, importante e destacável diferencial para nossas empresas. Tenderemos a ser mais do mesmo.

O leitor pode me questionar, por exemplo, que precisamos gerenciar uma equipe comercial, traçar metas, controlar resultados, cobrar atitudes e etc.

Eu respondo: é verdade! Mas repare que ao falarmos de "controlar resultados" estamos falando de processos, semelhante ao controle de custos. Isto sim é e sempre será gerenciamento. Cobrar atitudes e ações pode ser feito no conceito de gerenciamento mas talvez você não consiga exatamente o que destaquei acima, que é ter uma equipe diferenciada e comprometida com você, compartilhando suas visões e lhe ajudando no desenvolvimento do seu negócio. Repare que gerenciar uma equipe comercial muitas vezes envolve fazer algo que não foi feito anteriormente, que é (ou deveria ter sido) simplesmente, ter liderado esta equipe. Pense nisso!

Como já destaquei, o conceito de gerenciar, de gerenciamento é sim importante, principalmente quando falamos de processos e controles. Não há como liderar o controle de custos (você irá liderar uma equipe que poderá atuar na redução  e controle de custos, mas a atividade deles é de gerenciamento). Isto porque quando falamos de atividades e controle, percebemos que estas coisas não possuem "emoções", desejos e anseios. Não há como liderar coisas, apenas pessoas.

Sem dúvida  a liderança é uma arte, algo que realmente precisamos ler e principalmente praticar. Algo mutante, algo que evolui com o passar dos anos e devido ao nosso foco em empreendedores, ou melhor, nosso foco em ajudar o desenvolvimento do empreendedorismo, temos como objetivo aqui apenas estimular o leitor a se aprofundar no estudo da liderança. Estou dando portanto uma pequena contribuição, estou tentando gerar uma pequena "provocação", estou tentando estimular e despertar algo nos leitos.

Luis Freitas

www.luisfreitas.com.br

www.thinkahead.com.br


Esse texto está protegido por direitos autorais.
Cópia, distribuição e execução são autorizadas desde que citados os créditos.

Leia também
CIDADE DOS PATOS (cordel infantil) há 1 dia

Vivia na bela cidade dos patos Um velho pato que contava fatos De uma fam...
madalao Infantil 5


"Feliz...dia...de...São João" ... há 1 dia

Quem dera ir mais além, cantar mais alto Sobre esse chão salgado onde na...
joaodasneves Poesias 7


No Vento da Literatura há 1 dia

Gosto da poesia quando chega de surpresa... Pode não ter beleza, mas q...
a_j_cardiais Poesias 38


Bendito Amor Eterno há 2 dias

Quando pensamos que Jesus disse que todo aquele que lhe foi dado pelo Pai, ...
kuryos Artigos 17


"Vendo" há 2 dias

Hoje vendo um corpo sem alma, e um extrovertido coração partido, uma ...
joaodasneves Acrósticos 10


"Te amo vinho tinto" há 2 dias

Tu meu querido vinho tinto, és e serás a minha inspiração, Ter o cop...
joaodasneves Poesias 11