Envolva as pessoas

11 de Junho de 2014 Luis Freitas Artigos 652

Trabalhe no envolvimento das pessoas, no envolvimento de todas as pessoas, desde os seus sócios até o funcionário mais operacional.

Um dos grandes desafios hoje no Brasil é encontrarmos pessoas realmente comprometidas e realmente profissionais, mas este problema também é fruto da nossa postura como empreendedores, ou melhor, a nossa falta de postura como profissionais empreendedores.

Digo isso, pois a qualquer oportunidade de envolver as pessoas em quaisquer atividades, seja ela referente ao "job description" (tarefas descritas) daquela pessoa ou não, não podemos deixar de mostrar a ela o caminho certo, mostrar a ela o que esperamos dela e o quanto aquilo é importante para ela, para nós, para a empresa, para os outros e para a sociedade como um todo.

Um funcionário verdadeiramente envolvido com sua empresa será capaz de fazer muita diferença não só no dia a dia, mas também nos desafios que surgirão no futuro.

Claro que as pessoas buscam uma boa remuneração, um cargo, um status, mas o que é mais comum é o sentimento de ser útil. Por mais incrível que pareça, este sentimento é muito mais comum do que podemos imaginar e traz com ele vários "ingredientes" interessantes:

  • bom humor na execução das tarefas
  • preparo para lidar com situações não previstas
  • esforço adicional para garantir que tudo saia conforme previsto
  • satisfação pessoal e reconhecimento
  • manifestação positiva de pensamentos e idéias

Mas obviamente temos dificuldades de envolver todos os funcionários, não é um trabalho que podemos caracterizar como algo simples, isto quando envolve pessoas, pessoas que normalmente são diferentes uma das outras.

Você encontrará receios, desconfiança, alguns podem lhe interpretar de forma errada, outros podem lhe ignorar, mas tudo o que você fizer com vontade de fazer, ao longo do tempo se manifestará nas pessoas.

Por isso, antes de querer envolver as pessoas, se interesse por elas.

E se encontrar alguém que você não consegue envolver, insista. Se já insistiu, insista um pouco mais. Se mesmo assim acha que não dá, tente mais um pouco. Agora, se já fez tudo isso, não tem jeito: ou mude a pessoa de área, função, atividade ou, demite-a.

A demissão também é uma forma justa de mostrar aos outros o quanto você valoriza o envolvimento e reconhece diariamente isso. Ao não fazer, as pessoas podem lhe ver como bonzinho, e você pode até gostar disso mas, cada vez mais outras pessoas serão contaminadas não por você, não pelo seu desejo de envolver as pessoas, mas sim, por estas outras que não se permitem serem envolvidas por você.

Não esqueça, faça tudo de forma sincera, só assim poderá dar certo a longo prazo.

Cabe a observação que buscar o compromisso e o comprometimento das pessoas no atual modelo de relação trabalhista hoje e do mercado de trabalho como um todo chega a ser utópico. Isto porque com o fato de muitas vezes não termos e nem podermos oferecer o que era chamado "plano de carreira", é muito mais difícil demonstrar para qualquer funcionário a relação de troca e de confiança. Ou seja, buscamos o comprometimento do funcionário, do nosso empregado ou colaborador mas por outro lado não oferecemos a ele nenhuma garantia de emprego, de evolução e crescimento na empresa, ou qualquer outro atrativo. Por isso, se encontrar alguém verdadeiramente comprometido, valorize esta atitude.

Luis Freitas

www.luisfreitas.com.br

www.thinkahead.com.br















Esse texto está protegido por direitos autorais.
Cópia, distribuição e execução são autorizadas desde que citados os créditos.

Leia também
Lembra? há 1 dia

Quando o tempo nós pertencia dia e noite não existiam? Quando ainda...
enidesantos Poesias 13


Principio há 1 dia

Toda a humanidade repelida da perfeição Privada da perspectiva da ...
enidesantos Poesias 10


Viandar há 1 dia

Viver e caminhar eu gosto de tudo que a vida me da Gosto de viver e ...
enidesantos Poesias 10


Fluxo do tempo. há 1 dia

Boca devoradora do tempo que tudo vai apagando varrendo da vida todo o en...
enidesantos Poesias 11


Sou há 1 dia

o que quero e onde quero Meu palco é a vida Dela faço brotar o pr...
enidesantos Poesias 10


Ame...! há 1 dia

Apenas ame Não se infecte de amor Infecte-se de vida Queira vida D...
enidesantos Poesias 8