Aprende-se Justiça nas Muitas Passagens da Bíblia

11 de Junho de 2014 Silvio Dutra Artigos 798


"Toda
a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para
a correção, para a educação na justiça," (II Timóteo 3.16)


Nós
podemos aprender fartamente, acerca da justiça de Deus na Bíblia, conforme é um
dos principais propósitos e utilidade das Escrituras.



A
Bíblia ensina que a finalidade da lei é o próprio Cristo, para a justiça de
todo o que crê.



Mas não
basta saber e dizer simplesmente que a justiça de Deus é Cristo (Jer 23.5,6),
porque Ele próprio se tornou da parte de Deus para nós a nossa justiça, como
também a nossa sabedoria, santificação e redenção (I Cor 1.30), pois é
necessário conhecer os muitos aspectos e realidades espirituais em que consiste
esta justiça que está em Cristo e que é manifestada por Ele a nós, nos sendo
atribuída e também implantada em nosso caráter, pelo trabalho progressivo do
Espírito Santo.



Isto se
aprende no relato das Escrituras, desde o seu primeiro livro de Gênesis, de
modo que possamos pensar, julgar e praticar esta reta justiça que nos é
revelada por Deus em Sua Palavra.



A lei
deve ser apreciada e cumprida mas sempre debaixo da fé, do amor e da
misericórdia, que são procedentes da nossa comunhão com o Senhor através do
Espírito Santo.



Nós
vemos que Israel não teve a devida consideração para com a Palavra de Deus
durante séculos, chegando mesmo a adorarem falsos deuses contra as exigências
da Sua Lei. 



Isto
culminou, por causa desta transgressão da Palavra de Deus, como a expulsão
deles da sua própria terra.



Mas
quando retornaram curados de sua idolatria, e convencidos de que foi esta falta
de apreço pela Lei do Senhor a causa do seu cativeiro, começaram então a se
entregar a uma frenética interpretação das Escrituras para que pudessem pautar
suas vidas de acordo com as exigências da Lei, e foram tantas as tradições e
interpretações que  incorporaram às
Escrituras em obras como o Talmude, por exemplo, configurando aquilo que se
chamou de tradição rabínica, que 
acabaram por se afastar ainda mais da vontade do Senhor, porque não O
buscavam, não prezavam a comunhão com Ele, não se submetiam à direção do seu
Espírito, não viviam na fé, no amor, na misericórdia.



Enfim,
não levavam em conta a necessidade de conversão, de um novo nascimento do
Espírito, para poderem efetivamente servirem a Deus.



E de
fato, se o homem não nascer de novo ele não pode servir a Deus.



Se ele
não tiver o Espírito Santo habitando nele, transformando o seu coração, não
pode cumprir verdadeiramente a Palavra do Senhor, e viver de modo que lhe seja
agradável.



Nunca,
em tempo algum, Deus planejou algo diferente da necessidade de que o homem,
para se tornar um verdadeiro santo, pudesse fazê-lo por algum outro caminho
diferente do necessário encontro pessoal com Ele.



É pelo
mesmo Espírito Santo, pelo qual foram criadas todas as coisas, que é também
criado um filho de Deus.



A
pessoa viverá então sem o conhecimento verdadeiro do Senhor, até o dia que
tenha um encontro pessoal com Cristo, por ter nascido do Espírito Santo.



Um
Joiada teve certamente esta experiência e esta foi a razão da sua vida piedosa
por longos 130 anos.



Um
Salomão teve também esta experiência pessoal, mas desagradou ao Senhor no final
da sua vida, por ter abandonado o seu primeiro amor.



Então,
Salomão nos ensina que não é necessário apenas nascer de novo para se agradar
ao Senhor, é preciso também andar em santidade de vida, submetendo-se
continuamente à direção e instrução do mesmo Espírito Santo, que nos converteu
a Deus.



Estando
então plenamente convictos de que a justiça não pode ser procedente
exclusivamente do conhecimento da Lei, porque depende da união com Cristo e do
trabalho interno do Espírito Santo no coração, transformando pecadores em novas
criaturas, podemos partir seguros para o estudo das Escrituras, sem o risco de
nos tornarmos legalistas e frios observadores da Lei, como foram os fariseus
nos dias de Jesus, e pela assistência do Espírito Santo, poderemos compreender
e praticar a justiça do reino de Deus, aprendendo que esta justiça é a própria
pessoa de Cristo, sendo oferecido a nós para cobrir os nossos pecados, e para
nos transformar à Sua própria imagem e semelhança.



A
recusa desta participação na justiça de Deus, na vida de Cristo, é o que traz
os juízos condenatórios sobre estes que se rebelam contra Deus.



Por
isso é extremamente importante aprender e ensinar o povo do Senhor acerca da
verdadeira justiça, porque disto depende um viver plenamente abençoado por
Deus, em todas as circunstâncias, agradáveis ou adversas, por podermos contar
com a Sua santa presença, porque Ele não pode recompensar as obras infrutíferas
das trevas, senão somente as boas obras de justiça, que somos chamados por Ele
a praticar diante de todos os homens, para que o Seu Santo Nome seja
glorificado por eles (Mt 5.16). 



É por
isso que temos visto que até mesmo as obras que precisam estar sendo praticadas
em nome da justiça, como as de Baasa, de Zinri, do próprio Jeú, não trouxeram
afinal glória ao nome do Senhor, porque não foram feitas segundo a reta
justiça, que é de acordo com os preceitos e condições estabelecidos pelo Senhor
em Sua Palavra.



Se eles
não amavam os mandamentos do Senhor, se não haviam nascido de novo do Espírito,
que obras de justiça poderiam ter praticado que trouxesse verdadeira glória ao
Seu nome?



Eles
não passaram portanto de meros instrumentos dos Seus juízos, em Suas mãos, tal
como eram os reis ímpios das nações pagãs, que subjugavam Israel para castigo
da impiedade dos israelitas, conforme determinado por Deus.



Estes
também não deram glória ao Senhor apesar de terem sido os instrumentos da Sua
justiça.



E é
ainda este o motivo de tantas obras serem feitas em nome de Deus pela Igreja, e
que não Lhe trazem nenhuma glória, e nenhuma bênção verdadeira aos que as
praticam, por não andarem na justiça que procede do Senhor e que nos é ensinada
nas Escrituras.




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