Objetivos da Equipe

13 de Junho de 2014 Luis Freitas Artigos 80

Um dos pontos mais importantes para gerenciar uma equipe, seja ela de alto nível, de nível intermediário ou mesmo de "chão de fábrica" é deixar bem claro qual é o objetivo a ser alcançado.

Pode parecer muito simples mas não é nem um pouco por diversos motivos. Primeiro porque cada um tem suas origens, estilo e perfil e, uma comunicação que pode parecer muito clara para você, talvez não seja para eles (seus liderados).

Outros fatores contribuem ainda mais para dificultar a assimilação da sua comunicação. Veja:

1- Você pode ter falado rápido demais.

Sim, as vezes com a pressa e a falta de tempo que temos, você pode pensar que falou tudo o que estava na sua cabeça sem de fato ter dito tudo.

Um grande volume de informações e preocupações também nos leva a agir com a máxima objetividade possível e isso nos faz "encurtar" a comunicação tornando-a mais difícil de ser entendida da forma como deve por sua equipe.

2- Algo pode ter interrompido sua comunicação

Sim, as vezes o telefone tocou, alguém fez algum gesto, levantou a mão ou algo parecido.

Neste ponto, independe se você de fato parou sua comunicação ou não, isto porque o que precisamos considerar é que algo possa ter "desviado sua atenção" e isso seria suficiente para, sem querer, ter deixado de se aprofundar em algo.

Quantas vezes nos esquecemos de algo que iríamos falar simplesmente porque alguém falou alguma coisa? Isso ocorre com mais frequência do que gostaríamos.

Juntando estas condições com as já destacados no item anterior, temos um cenário bem propício a uma comunicação ineficaz.

3- Seus liderados podem achar que os outros entenderam

Sim, as vezes eles podem não ter entendido algo e imaginar que seu colega de trabalho entendeu melhor do que ele, e que bastaria depois esclarecer com ele que seria mais fácil do que perguntar novamente ou tirar alguma dúvida contigo, que é uma pessoa muito ocupada.

Aqui temos vários situações agravantes, pois a(s) pessoa(s) pode(m) querer não se expor, ser(em) tímida(s) ou estar(em) desinteressada(s).

4- Comunicações repetidas

Algumas vezes podemos ter a necessidade de passar os objetivos para mais de uma equipe, e em mais de um momento.

Isto faz com que, normalmente, a primeira ou a última equipe recebam informações diferentes, pois a medida que vamos comunicando, vamos agregando o que ouvimos de algumas pessoas, vamos encontrando outras formas de fazer e etc.

Reparem, os objetivos podem ser os mesmos mas a forma de comunicação se altera, os elementos da comunicação se alteram.

5- Outros fatores

Entre várias hipóteses, há também a possibilidade de você não ter estruturado adequadamente a comunicação em sua mente.

Você pode ainda se utilizar de algumas ferramentas, algumas formas atuais e modernas que consistem e visam melhorar a comunicação, porque atualmente com o uso da tecnologia, muitas oportunidades se abrem para que possamos fazer uma comunicação eficaz e deixar claro para a equipe o que esperamos dela. E isto nem sempre vai ser positivo, concorda?

Isto porque  se os recursos tecnológicos que usarmos forem tratados com certa displicência, ao invés de termos uma ferramenta para nos ajudar vamos ter algo que vai nos atrapalhar. Veja porque:

Quem define e comunica os objetivos que esperarmos da equipe, somos nós. A ferramenta ainda dependerá de nós, precisará ser "alimentada" por nós. Pense numa Intranet por exemplo. Se sua empresa tem ou terá filiais, o uso de uma intranet poderá integrar melhor sua equipe e funcionários, como também permitirá que se conheça mais rapidamente o que ocorre nos outros locais de trabalho (veja um material específico das vantagens de uma intranet no anexo X deste livro)

Além disso, a padronização da comunicação pode ser melhor avaliada e assim, com o tempo, também ficará mais fácil para as equipes absorverem melhor as mensagens.

Avalie portanto se a sua mensagem foi adequadamente compreendida.

Saiba que muitas vezes o que está claro para você não estará claro para outras pessoas da sua equipe, e isto poderá levar sua equipe para uma direção diferente daquela que é necessária para o sucesso da empresa.

Luis Freitas

www.luifreitas.com.br
www.thinkahead.com.br


Esse texto está protegido por direitos autorais.
Cópia, distribuição e execução são autorizadas desde que citados os créditos.

Leia também
Amor de Primavera há 2 horas

Morena, quando tu flores, o verbo em ti, primavera, seguirá o caminho do...
a_j_cardiais Poesias 31


CICATRIZES há 7 horas

CICATRIZES Não se vive essa vida impunemente... Todo mundo, mais dia m...
ricardoc Sonetos 4


" Amar é" há 17 horas

Amar e como voar, no mais azul dos céus. É sentir a sensaçao de estar n...
joaodasneves Poesias 10


PAU DE FITAS há 22 horas

PAU DE FITAS Dançam as raparigas cá em roda D'um mastro d'onde fitas ...
ricardoc Sonetos 8


Falta de Amor ao Próximo há 1 dia

A razão de viver é amar... Mas a maioria das pessoas vive o amor ao din...
a_j_cardiais Poesias 45


Amor a Deus x Amor ao Mundo há 1 dia

Nos dias do autor não havia automóveis como os luxuosos que existem em no...
kuryos Artigos 8