O brilhantismo da preguica.

26 de Fevereiro de 2013 Dr. Nuno Biografias 894

Esta não é a melhor, mas é uma boa “auto - definição”. É simples, objetiva e sincera. Gosto dela, pois ao mesmo tempo em que me exalta, expõe um de meus defeitos, tornando-se assim: Uma sincera definição.
A primeira vez que a ouvi fora em um filme de ficção científica, durante uma sequência de cenas contendo surpreendentes revelações. Um professor descobre o segredo de um de seus mais brilhantes alunos e o resume com tal definição entendendo todo um contexto, sem nexo, até então.
Mesmo após o fim do filme fiquei pensando absorto naquela “humilde e perfeita definição”. E apesar de nunca me classificarem dessa maneira, é exatamente assim que me vejo, e quando me aceito assim, sinto-me como o professor do filme, em um estalar de dedos entendo todo meu contexto que até então estava um pouco descontextualizado, mas dessa vez não é um filme é a minha vida, sou eu e o que sou. É como se entendesse com cirúrgica precisão como cheguei aonde cheguei, e porque cheguei.
O mais incrível é que ambos os adjetivos andam atrelados um ao outro, enquanto ELE (O brilhantismo) parece mais uma mola propulsora que me impulsiona e me encoraja, ELA (A preguiça) vem toda manhosa, melosa e grudenta, segura minhas mãos e me fixa ao chão, como se fosse uma pequena e forte estaca bem martelada.
ELE ambicioso, ELA acomodada, ELE destemido, ELA cheia de reservas, ELE um jovem otimista, ELA uma idosa pessimista. Mesmo sendo tão opostos, tão distintos, ambos se unem num encaixe tão perfeito que se um falhar sei que o outro também o fará, e é esse o exato motivo que me faz precisar de ambos ainda que eu só O deseje, se somente O tivesse sei que certamente seria grande demais para observar e valorizar os pequenos. E é ELA que, vagarosamente, me faz perceber o que a grande maioria, na correria do dia-a-dia, só vê, é isso que me faz brilhante: Ver o que todos veem, mas perceber o que poucos percebem.


Leia também
LUTA ARMADA há 19 horas

LUTA ARMADA Aqueles tidos como imprescindíveis Pelo afã de lutar toda...
ricardoc Sonetos 5


Paz Celestial há 1 dia

Paz na alma é muito mais Do que paz de mente... pois passa desta par...
kuryos Artigos 13


Poema Rosa Para um Dia de Sol há 2 dias

A Rosa Emília A Rosa que an...
a_j_cardiais Poesias 61


Poema Suado há 2 dias

Estou num deserto de inspiração... Nada passa por aqui... Nem ladrão. ...
a_j_cardiais Poesias 50


Hebreus 3 - Versículos 7 a 11 – P 3 há 2 dias

John Owen (1616-1683) Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra ...
kuryos Artigos 22


Hebreus 3 - Versículos 7 a 11 – P 2 há 2 dias

John Owen (1616-1683) Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra ...
kuryos Artigos 16