Congela!
Não conhece?
Estátua é uma brincadeira divertida que funciona com um grupo a partir de 3 pessoas e um líder. Quando o líder gritar: ?Estátua!?, todo mundo para no lugar e o líder vai perguntando, de um por um, o que é aquela estátua. Ganha a mais engraçada, a mais criativa, a mais assustadora...

É muito fácil brincar

Se houver um rádio ou aparelho de som por perto, a brincadeira fica ainda mais legal.
Escolha um líder e peça a ele para controlar o som. Enquanto a música estiver tocando, os participantes podem andar ou dançar à vontade. De repente, o líder grita ?Estátua! ? e todo mundo tem que ficar parado, imóvel, no lugar. Só não vá levar a brincadeira muito à sério e esquecer de respirar, hein?
Aí, o líder vai passeando entre as pessoas e perguntando o que é cada estátua. A mais engraçada, divertida ou assustadora ganha e o ganhador vira o novo líder.

Brincar só faz bem
Esta brincadeira ajuda a desenvolver o esquema e a capacidade de expressão corporal, a criatividade e a socialização.

Brincadeiras parecidas
Estátua com piadinha: a brincadeira começa do mesmo jeito, mas quando a música parar, todos ficam imóveis e o líder começa a fazer graça, caretas e a contar piadas para tentar fazer alguém rir ou se mexer. Só não vale tocar nos participantes. Quem se mexer primeiro, sai da brincadeira. Ganha quem rir por último!