Cultura e Internet: só aos interessados

26 de Junho de 2014 challenger Crônicas 355

Filmes, livros e arte, tudo em alguns clicks no computador. Abre o Google, digita as palavras certas e pronto, centenas de sites e blogs onde se "baixam" culturas. Não precisa pagar e nem esperar para chegar. Muitos pensam que só existem putarias e sexo. Tem, mas se você souber separar o joio do trigo...

   Um dia meu pai e eu estávamos discutindo exatamente sobre isso, a "pobreza" da internet. Gostamos de filmes e cinema. Adimiti que nada existe em comparação com dvd's de blue ray, mas em relação à facilidade de assistir aos filmes de Steven McQueen, eu provei mostrando "ao vivo". Peguei meu notebook, entrei na internet, passei no adorocinema.com, vi a filmografia do ator e com pesquisas rápidas, achei uns cinco sites que tinha os tais filmes, todos legendados. Ele, ainda não acreditando que fosse tão fácil assim, provei "baixando" um dos filmes que concordamos ser um dos melhores: Bullitt. 

   Meu tio, outro que não acredita em tal "mágica", baixei filmes, documentários e vídeos sobre o futebol da década de 70, do qual eu nem havia existido nos pensamentos de minha mãe, e agora, estava "por dentro" deste mundo futebolístico.

   Tudo bem, a qualidade da imagem não é lá muito boa, mas vamos imaginar, uma pessoa com o mesmo gosto, mas que mora lá nos confins de Judas, onde cinema é raro e a locadora (se tiver) não tem muitas opções. Se essa pessoa, tiver curiosidade e determinação, terá excelentes filmes no seu computador. Existem "n" casos que posso relatar aqui agora, mas o que quero exaltar não é o fato de haver ou não haver conteúdos bons na internet e sim, que poucos se interessam sobre isso.

   Cito o meu próprio exemplo da minha galera, jovens, todos com acesso à internet em seus celulares, tablets e notebooks. Só querem saber de fofoca, que ciclano está com quem e que roupa fulano de tal usou na festa de beltrano. "Baixo" os últimos filmes que teve no cinema e que alguns não puderam assistir. Filmes antigos e clássicos? Nem morto que assistem à velharia. Fico possesso de raiva quando eles, que não assistiram e nem sabem como são os filmes, os detonam. Para mim, não sabem apreciar a arte. Um dia desses, uma pessoa com a página do Google aberta, me perguntou que tipo de filme era "O Poderoso Chefão". Olhei para ela com a minha cara de "falta de paciência" e respondi com outra pergunta: por que não pesquisa no Google?

   Não tem jeito, a cultura e a internet só servem aos interessados...

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Cópia, distribuição e execução são autorizadas desde que citados os créditos.

Leia também
A Linha da Vida há menos de 1 hora

O futuro é daqui a pouco, mas talvez não possamos vê-lo. A vida é com...
a_j_cardiais Poesias 23


Obedecendo o Vento há 14 horas

As folhas caem, e eu quero falar sobre isso, sem me preocupar com o feiti...
a_j_cardiais Poesias 36


"Verão na Europa" há 17 horas

Hoje começou o verão Mas todos os dias, são dias de verão O verão na...
joaodasneves Poesias 7


"Maria Emília" há 18 horas

Meu amor Antes de tu nasceres Raramente eu pensava em ti Iria com o pass...
joaodasneves Acrósticos 8


"Sou" há 19 horas

Sou o livro sem palavras Sou a historia por contar Sou o céu sem estre...
joaodasneves Acrósticos 8


"Livro sem letras" há 21 horas

Meus livros já estão sem letras Meu papel sem cor Com a caneta vazia Q...
joaodasneves Poesias 9