Falando um pouco de Copa

28 de Junho de 2014 sergio geia Crônicas 676



Tem cada uma. Antes criticavam o jogador por não cantar o hino. Alguns ficavam sérios, boca fechada; outros até abriam a boca; não pra cantar, imagina; pra mascar um chicletinho, um Bubbaloo de tutti-frutti; outros ainda não cantavam, não chupavam nada, e não estavam nem aí com a hora do Brasil; queriam jogar e pronto. 

De repente, os caras começam a cantar. Vejam o David Luiz, por exemplo. O cara encarna uma nação inteira, estufa o peito e canta a plenos pulmões, um verdadeiro Plácido Domingo do futebol. O Neymar se emociona com o hino, com a multidão cantando, e chora, chora como uma criança. E o que a gente escuta? Os jogadores estão cantando o hino em vez de jogar; o Neymar perdeu a concentração; futebol não se ganha cantando, se ganha jogando. Ah, fala sério!

Copa do Mundo é um campeonato de tiro curto, com grandes equipes. Dificilmente uma seleção sobra. E quando sobra, não significa que irá ganhar a Copa. Em 82 nós sobramos, não? E perdemos. Há muitos fatores envolvidos, inclusive a sorte. Em futebol, tudo é possível. O Brasil pode ganhar a Copa. Como também a Alemanha, a Argentina, a Holanda, a França. Mas se perdermos, não vai ser por causa do hino, pelamor...

Criticaram muito a abertura da Copa. Criticaram a Claudia Leitte. O careca lá com cara de gângster, o tal do Pitbull. Criticaram a música. Mas, sinceramente: que abertura? Que Claudia Leitte? Que Pitbull? Não vi nada disso. Eu só vi a Jennifer. A J.Lo, muito embora tenha sonhado com a Shakira num remember. Agora a musiquinha, essa eu ouvi. Que coisa medonha. Não tinha coisa melhor pra apresentar, não?

Decepção foram os espanhóis. Também, quer o quê? O bigodudo deixa o Piqué, o Xavi, o Fábregas, o David Villa e o Fernando Torres no banco? Quer ganhar do Chile como? O jogo contra a Holanda foi atípico. A Espanha sempre foi uma equipe que se pautou por jogar e deixar jogar; perdendo, aí que os caras se mandam. Tomou aquela surra, e ele muda o time inteiro? Ele não tinha melhores jogadores pra colocar. Deixa os caras então, pô!

E o Diego Costa? Ele veio ao Brasil? Veio? Acho que quem veio foi um sósia. Vixe, no Brasil tem tanto sósia... O Messi quase saiu abraçado com o Ronaldinho Gaúcho, em BH. Quer dizer, com o sósia do Gaúcho. Falaram tanto desse Diego Costa... Ele o Fred... Olha... Unha e carne. Mas será que também é o sósia do Fred? Será? Tudo bem que o bigode ajudou na hora de botar a bola pra dentro contra Camarões. Não sei não... Eu colocaria o Luiz Fabiano. Tá certo que o moço tá mais cansado, mas olha, sou mais ele que o Jô e o Fred juntos.

As musas da Copa? O Paraguai não veio, mas disseram que a Larissa tava por aqui. Quatro anos mais velha, mas musa sempre musa. A Sara Carbonero não sei se veio. Deve estar meio decepcionadinha, coitada. Dizem que quem tá mandando no pedaço é uma tal de Vanessa Huppenkothen. A moça é mexicana, jornalista da Televisa. Ela tem um quê de Paola Oliveira com olhos verdes. Uma foto dela de azul é a Paola. Igualzinha. Musas anônimas não faltam. Francesas, italianas, inglesas, uruguaias, argentinas e brasileiras. Alguns jogos valem menos que as musas que estão no estádio.

“Fiifaaaa! Muda o foco, vai! Dá uma viradinha na câmera. Jogo tipo Argentina e Irã é um prato cheio. Vai por mim!”

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Cópia, distribuição e execução são autorizadas desde que citados os créditos.

Leia também
Uma Tal Pedra há 9 horas

No meio do caminho de muitas famílias, agora tem uma pedra... Tem uma...
a_j_cardiais Poesias 22


Mundo da Gataria há 10 horas

Gato criado com mordomia, não conhece o mundo da gataria. Não sobe nos...
a_j_cardiais Infantil 41


A história do amor há 10 horas

A história do amor O amor sempre existiu Em muitas formas Em várias ...
pfantonio Poesias 25


AFRO-AMERICANO - Des-História Universal há 11 horas

AFRO-AMERICANO Terra da Liberdade, a Norte-América Tornou republicana ...
ricardoc Sonetos 5


"Primeiro encontro" há 15 horas

Olha, te recordas da primeira vez que eu te vi? não foi só pra me distr...
joaodasneves Mensagens 7


John Owen - Hebreus 1 - Versos 4 e 5 – P3 há 21 horas

John Owen (1616-1683) Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra ...
kuryos Mensagens 9