A MELHOR ÉPOCA

19 de Agosto de 2011 ivanlimasp Crônicas 725

Hoje me peguei pensando na minha juventude, nas coisas que gostava, nas coisas que fazia, nas músicas da época, nos filmes e programas de tv, no futebol. Tudo parecia melhor.
Não raro me pego em conversas com contemporâneos que, como eu, viveram os maravilhosos anos 70 e 80 na juventude e a conversa é sempre a mesma; naquela época tudo era melhor, as músicas realmente boas são daquela época(Imagine, Garota de Ipanema, Stain Alive, Heartbreaker, Detalhes, etc), não se fazem mais filmes como naquela época(Tubarão, Jornada nas Estrelas, ET, O Dia do Chacal, etc), as novelas e programas de tv daquela época são incomparáveis(Irmãos Coragem, Bandeira 2, Bonanza, Chico City, etc), o futebol era uma arte(Seleção Brasileira de 70 e 82, Holanda 74), não temos mais craques como naquele tempo(Pelé, Tostão, Rivelino, Sócrates, Zico, etc), enfim, as coisas e as pessoas no passado eram melhores. Será mesmo?
Ao conversar com pessoas mais velhas que eu(mãe, tias e tios) percebo que o sentimento delas em relação às coisas da sua época de juventude é o mesmo que o meu em relação à minha época de juventude, ou seja, de que tudo era melhor do que em qualquer outra época, e ao conversar com jovens(filhos, amigos dos filhos, filhos de amigos) percebo que eles acham que estão vivendo a melhor época de todos os tempos, que tudo hoje é melhor do que tudo o que já existiu, as músicas de hoje tem mais qualidade de som, os filmes tem efeitos computadorizados perfeitos, as novelas e programas de tv tem mais conteúdo, o futebol é mais dinâmico, os craques são mais rápidos.
Isso me fez refletir e cheguei a uma conclusão bastante simples. Não é uma época que é melhor ou pior que a outra, na verdade são as pessoas que vivem o melhor momento de suas vidas na juventude e carregam isso para a vida inteira. Por mais que a vida na maturidade esteja mais tranquila porque já alcançamos nossos objetivos ou já nos conformamos com o que a vida nos deu, a verdade é que vivemos carregando nossa juventude conosco ao longo dos anos e o fazemos através do sentimento de que tudo o que vivemos naquela época era melhor do que o que a juventude de hoje vive, como uma espécie de consolo por a vida estar nos sendo tirada aos poucos, com o passar dos anos e assim pensamos que a melhor coisa que nos aconteceu foi termos nascido exatamente na época que nascemos, pois assim tivemos a oportunidade de viver a melhor época de todos os tempos. Pelo menos eu concordo que uma coisa é melhor hoje do que antes, a tecnologia que me permite rever filmas, programas, imagens de jogos memoráveis, ouvir minhas músicas favoritas e assim me fazer sentir mais próximo daquela que chamo de melhor de todas as épocas. Acho que é isso que faz a vida ter realmente sentido.

Visite www.ivanlimasp.blogspot.com

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem permissão do autor.

Leia também
Deixe Esse Amor Crescer há 8 horas

Deixe esse amor crescer... Ele está brotando em um coração árido. De...
a_j_cardiais Sonetos 28


Ás palavras não são mais meu legado. há 9 horas

Fiz-me silenciar por que te perdi! Tu me revogara a licença concedida, D...
elisergio Sonetos 6


Não há o que comemorar. há 9 horas

Não há de fato o que comemorar! A virgem do sertão não é independente...
elisergio Sonetos 6


A vida depois daqui! há 9 horas

Ver que a morte não é o fim, é o início! Disse-me com amor chamando de...
elisergio Sonetos 6


Os sentimentos podem se quebrar. há 9 horas

Apesar de tudo havia um quê de saudade, Sufocando todos os gritos de desp...
elisergio Sonetos 6


Tantos dedos em riste e nenhuma mão para ajudar. há 9 horas

Havia em mim aquele alto silêncio, E o velho monge insistia em quebrar. ...
elisergio Sonetos 6