Uma das grandes premissas sobre a amizade é o respeito com o outro. Respeito com o dizer e o pensar, desde que esse dizer e pensar não ultrapasse a sua zona de conforto, ou seja, a linha tênue e limite do que se pode ou não fazer entre amigos.

Falar em amizade é coisa fácil, pegamos uma poesia, um fragmento de um texto, uma citação interessante e pronto! Você vai e posta no seu twitter ou coloca no seu status do orkut, atitude que diz que você corrobora com o enunciado. Ah! Concordar com palavras, estas que são levadas com o tempo, com o vento e nem as escritas hoje em dia têm tanto valor...

Amizade mesmo se prova é com atitude. Por que amizade é quase um amor, ou talvez um amor mais equilibrado, onde um tenta entender o outro sem sexo no meio e, principalmente, onde um apoia o outro, mesmo não concordando com o outro. Nem sempre concordamos, não é mesmo?

E quantas vezes falamos pro amigo não entrar naquele caminho? E ele entra... e depois você, grande amigo, faz o quê? Dá o seu ombro, claro! Para isso servem os amigos, para estarem sempre ali, aqui e sempre...permanente.

Amigo que é amigo toma a dor do outro, não adianta. Se alguém magoou seu amigo, te magoou também, nem que seja um pouco. Amizade é coisa passional. Se te perguntam é seu amigo e você responde: Sim, é meu melhor amigo(a)! O peito estufa de orgulho. É como dizer "eu tenho alguém comigo pro que der e vier. Estamos nessa vida juntos. Sobrevivemos. Convivemos."

Infelizmente, poucos são aqueles que sabem o que é amizade. Coleguismo você encontra em todo lugar, mas amizade...

Amizade é conhecer ao outro. É se aventurar nas incertezas do ser humano que vai se apresentar pra você, cheio de defeitos, e mostrar o quanto cheio de defeitos também você é e, juntos, tentarão minimizá-los.

É também você dizer: "olha, não gostei quando você fez isso" e ouvir...Ouvir muito seu amigo. Colocar-se no lugar dele de vez em quando. Pedir desculpas quando errar...

AMIZADE é Independente de distância. Independe de virtualidade ou realidade.

Quem é amigo, é amigo sempre.
Quem não sabe ser, não será nunca.

Para os que são meus amigos, meus sinceros agradecimentos.
Contem sempre comigo!

Jô Angel