Quem não se comunica, se trumbica

22 de Fevereiro de 2012 Charlene França Crônicas 849

Uma capacidade que é mais do que isto. Uma possibilidade poética, farta, embebida em léxico, nexo e sensibilidade. Se fazer entender e entender o outro é algo que supre, abarca e dá sentido ao que se quer e ao que se pretende querer. É por isso mesmo que, quem vive ou assim se imagina, ou se comunica ou se limita
Esse passeio de ida e volta pela linguagem, de eco e retorno retorcido e comprido é grande parte do que se é, do que se quer e do que se constrói. Uma necessidade desde o berço, primeiro choro, careta ou sorriso para se mostrar o que se precisa ou o que não se quer.
E sendo parte desse veio diverso e caloroso de verbos, verdades e ausências, qualquer um se encontra e se faz descobrir. A comunicação vai além da função de si mesma. Além da palavra ou do pedido sôfrego. Ela une e facilita. A comunicação aproxima caminhos e minimiza diferenças.
Ela mostra um ao outro e se mostra própria e necessária, fazendo reconhecer e interpretar as mínimas observações, regras, sentimentos, necessidades, pedidos, desejos, companheirismo e tudo mais que ela mesma é capaz de exprimir.
Dessa forma, até aquele que se encerra em si mesmo e prefere os limites da própria idiossincrasia, não pode manter-se em redoma e logo se vê submerso, encapsulado e dependente dessa ponte com outro, com a vida, com o que está em volta. Sem ela, não se caminha. E quem é que quer viver ancorado?

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem permissão do autor.

Leia também
Obedecendo o Vento há 7 horas

As folhas caem, e eu quero falar sobre isso, sem me preocupar com o feiti...
a_j_cardiais Poesias 26


"Verão na Europa" há 10 horas

Hoje começou o verão Mas todos os dias, são dias de verão O verão na...
joaodasneves Poesias 5


"Maria Emília" há 11 horas

Meu amor Antes de tu nasceres Raramente eu pensava em ti Iria com o pass...
joaodasneves Acrósticos 7


"Sou" há 12 horas

Sou o livro sem palavras Sou a historia por contar Sou o céu sem estre...
joaodasneves Acrósticos 7


"Livro sem letras" há 14 horas

Meus livros já estão sem letras Meu papel sem cor Com a caneta vazia Q...
joaodasneves Poesias 8


Amor há 16 horas

Quando Jesus diz que aquele que o ama é quem guarda os seus mandamentos, o...
kuryos Acrósticos 8