O Brasil é a Disneylândia da burrice.

06 de Abril de 2012 Ullisses Salles Crônicas 813

Um dos tantos modismos da internet é tirar sarro dos erros de português de alguns internautas. Curiosamente os que criticam escrevem tão errado quanto os que são alvos do seu bullying eletrônico. No entanto, como também é moda forjar coisas inusitadas para se tornarem populares não sei mais no que acreditar quando vejo esses erros crassos de português.

Parece que ser burro virou moda no Brasil, tenho a impressão que muita gente se faz de imbecil para ser engraçado. Inclusive deixei de corrigir as pessoas, pois toda vez que o fiz fui xingado. Ao invés de agradecerem, justificam o português porco que usam ao escrever com a desculpa de que na internet não é preciso escrever corretamente. Me pergunto onde é preciso escrever corretamente então.

Apesar da desculpa esfarrapada de que na internet não é preciso escrever corretamente, como se gramática e ortografia tivessem hora e lugar, ficou claro desde o início que os erros não eram apenas de digitação, o que seria aceitável dentro de um certo limite, ou o uso de um novo idioma português da web; o internetês (uma tendência não apenas brasileira). O fato é que as pessoas não sabem diferenciar os tempos verbais mais simples, não sabem a diferença entre mas e mais, não sabem usar o ão e o am, não conseguem expressar o que pensam em três linhas e o mais grave, não demonstram o menor interesse em aprender. Faça o teste você mesmo leitor. Corrija educadamente um amigo, conhecido ou internauta e me conte o resultado.

Esse processo de “estupidifcação” da sociedade é surpresa? Obviamente que não. A educação no país sempre foi um lixo, e desde que o ex-presidente em várias ocasiões desdenhou livros, o que se viu foi um show de horrores no que diz respeito à educação no país. Enem, Enade, MEC, livros ensinando a escrever errado, vazamento de gabaritos de provas, cotas para negros, brancos, índios, obesos... Fazendo com que alunos com resultados melhores perdessem a vaga para outros com resultados inferiores devido a sua cor da pele determinando o fim do merecimento e a institucionalização do “coitadismo”.

Além de ter um governo corrupto e incompetente, qual é a outra principal conseqüência de ter uma sociedade burra e alienada? Quem acompanha notícias diariamente, sabe que já faz alguns anos que o Brasil está passando por um processo de desindustrialização. Mas não por que o país esteja se especializando em outras áreas, e sim por causa da falta de mão-de-obra qualificada e por causa da carga tributária típica de um país cujo governo não pensa no progresso, mas apenas nos bolsos dos canalhas que o governam. O país não produz mão-de-obra qualificada e não exporta tecnologia e vai se tornando cada vez mais dependente de outros países. Não adianta vestir camisa com o Che e xingar os USA depois. Quem está condenando o país a ser eternamente colônia é o próprio brasileiro.

Como se não bastasse a desindustrialização, a pouca indústria que resta não cresce devido ao previsível e já existe déficit de mão-de-obra qualificada em várias áreas. O país que já vendeu milhares de km2 de terras férteis para as multinacionais gringas por falta de capacidade para extrair riqueza das mesmas, agora vai também ceder os cargos mais importantes do país aos estrangeiros mostrando que o Brasil não tem nenhuma estratégia para produção e administração das riquezas naturais e conhecimento tecnológico em um futuro próximo.

É verdade que dos governantes não há estímulo à leitura e não há estímulo à cultura, e como resultado o povo brasileiro parece que está se tornando cada vez mais burro, mais superficial mais ufanista. Somos um país de Tiriricas, Lulas, Lucianas Gimenes, Carlas Perez... A sociedade só se interessa por sambódromos, futebol, praia e feriados. Acham super engraçado que o país pare entre Natal e Carnaval, e quando o carnaval termina já começam a se organizar para a Semana Santa, depois da Semana Santa só pensam no São João, e depois no 7 de Setembro, e depois no 12 de outubro... Assim vamos empurrando o ano de feriado em feriado, de micareta em micareta, exportando bananas, mulatas e jogadores de futebol achando que isso faz um grande país.

O Brasil vai pagar em breve o preço da ignorância. Antes servia aos políticos ter um povo alienado, agora o tiro corre o risco de sair pela culatra. Alguns leitores dizem que estou exagerando no meu discurso, eu discordo. Deixei o Brasil quando cursava a quinta série, e escrevo e falo melhor que 95% da população. Como isso é possível? Repare como falam, como se expressam as pessoas ao seu redor. Mesmo se eu escrevesse tudo errado, vocês que estão aí têm a obrigação de falar e escrever corretamente.

As notícias dos últimos anos se complementam. “Brasileiro lê cada vez menos”. “Analfabetos assumem cargos políticos importantes no país passando a imagem de que não é preciso estudar para subir na vida”. “Escolas fazem rodízio de alunos por falta de material, professores ou por infra-estrutura precária”. “Escolas passam meses em greve e inclusive atrasam anos letivos”. “IBGE diz que 85% dos brasileiros não sabe ler e interpretar um texto simples”. “Analfabetos passam no vestibular”. Nada disso é invenção minha, isso foi e é notícia toda semana no Brasil.

Mas vamos além. "Falta de mão-de-obra especializada e problemas de infra-estrutura atrapalham competitividade global do Brasil", "Falta de mão-de-obra no país supera a média mundial", "Apple adiou início da produção, previsto antes para final de julho. Escassez de mão-de-obra qualificada foi uma das causas para atraso."

O leitor pode buscar por essas e outras notícias para perceber que não sou eu falando mal do Brasil, é o Brasil dando o que falar.

Eu estava assistindo um debate em um canal por assinatura brasileiro, e nele discutiam o sistema educacional nos USA, estavam preocupados com a falta de investimentos no setor em alguns estados. Em um certo momento houve uma comparação com o Brasil e um dos participantes disse que o Brasil é a Disneylândia da burrice, que por causa do aumento de brasileiros na Flórida o QI médio local estava caindo.

No momento e até dei risada, seria engraçado se não fosse trágico. O mundo evoluiu, países como Cingapura, Taiwan, Coréia do Sul, China e até mesmo a complicadíssima Índia se modernizaram e superaram o Brasil e hoje produzem e exportam tecnologia para o mundo inteiro.

No mundo globalizado onde a tecnologia está presente em tudo, o Brasil está se tornando cada vez mais obsoleto, sem investimentos para reverter o quadro e sem interesse da população que no seu ufanismo burro acha que está tudo bem, que somos a 6 maior economia do mundo.

Entramos em um círculo vicioso. O povo tripudia dos erros de português outrem por que o ensino é péssimo. O ensino é péssimo por que interessa aos governantes. Com o péssimo ensino temos falta de mão-de-obra qualificada. Por causa do déficit de mão-de-obra e da carga tributária a indústria não avança. Carga tributária e péssimo ensino são frutos do governo corrupto que se mantém no poder graças à ignorância do povo. Por causa da ignorância o povo escreve errado e ri de si mesmo. Somos um cão correndo atrás do próprio rabo. O Brasil está ficando para trás deitado em berço esplêndido, achando que é gigante pela própria natureza e que não precisa fazer nada para crescer.

"Mais naum mim dê bola, eo sou xato pur morah longi. O brasiu eh lindu e eh a seista economia du mundu. Xupaaaaa que é di uva primeiro mundo. Xegô a veis du brasiu!!!!”

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Cópia, distribuição e execução são autorizadas desde que citados os créditos.

Leia também
CIDADE DOS PATOS (cordel infantil) há 1 dia

Vivia na bela cidade dos patos Um velho pato que contava fatos De uma fam...
madalao Infantil 5


"Feliz...dia...de...São João" ... há 1 dia

Quem dera ir mais além, cantar mais alto Sobre esse chão salgado onde na...
joaodasneves Poesias 7


No Vento da Literatura há 1 dia

Gosto da poesia quando chega de surpresa... Pode não ter beleza, mas q...
a_j_cardiais Poesias 38


Bendito Amor Eterno há 2 dias

Quando pensamos que Jesus disse que todo aquele que lhe foi dado pelo Pai, ...
kuryos Artigos 17


"Vendo" há 2 dias

Hoje vendo um corpo sem alma, e um extrovertido coração partido, uma ...
joaodasneves Acrósticos 10


"Te amo vinho tinto" há 2 dias

Tu meu querido vinho tinto, és e serás a minha inspiração, Ter o cop...
joaodasneves Poesias 11