#somoshumanos

30 de Maio de 2014 Rob Santos Crônicas 378

Pedro era um negro brasileiro que acordava cedo para ir ao trabalho. Antes do nascer do sol ele já estava no ônibus lotado que o levava ao seu posto. Lugar para sentar não tinha, o segredo era se segurar no encosto da cadeira mais próxima.

No balançar do ônibus, a sua marmita, preparada com tanto zelo e carinho por sua esposa, ia virando e revirando dentro mochila. Era, como muitos brasileiros, um boia fria dos tempos modernos.

Pedro caminhava do ponto de ônibus até o local do seu trabalho e pelo caminho passava por várias “madames” e “doutores” que fazem o seu exercício matinal. Desejava bom dia, mas era ignorado com a força e a rapidez cruel da truculência humana.

No trabalho, o chefe ignorava os seus anseios e possibilidades de crescimento e estava apenas interessado se ele batia o ponto no horário correto. Os supervisores o olhavam de cima, como se estivessem em um pedestal ou fossem todos moradores da casa grande. E na senzala moderna, ele trabalhava com todas as forças que tinha para atingir as metas e não sofrer as sanções previstas pelos seus superiores.

No fim do dia Pedro volta para a casa e descobre que seu filho brigou na escola. Havia sido vítima de bullying de cunho racial. Sem dizer nada, mas com lágrimas nos olhos, Pedro abraça e tenta acalmar o seu primogênito. Eles jantam, conversam, assistem a novela, o jornal na televisão e vão dormir.

Pedro deita, reza e beija a sua esposa. Em seguida adormece. Amanhã ele passará por tudo aquilo de novo e de novo. Pedro não é um macaco, é um verdadeiro leão em um mundo repleto de bananas.


Leia também
CIDADE DOS PATOS (cordel infantil) há 22 horas

Vivia na bela cidade dos patos Um velho pato que contava fatos De uma fam...
madalao Infantil 5


"Feliz...dia...de...São João" ... há 1 dia

Quem dera ir mais além, cantar mais alto Sobre esse chão salgado onde na...
joaodasneves Poesias 7


No Vento da Literatura há 1 dia

Gosto da poesia quando chega de surpresa... Pode não ter beleza, mas q...
a_j_cardiais Poesias 38


Bendito Amor Eterno há 2 dias

Quando pensamos que Jesus disse que todo aquele que lhe foi dado pelo Pai, ...
kuryos Artigos 15


"Vendo" há 2 dias

Hoje vendo um corpo sem alma, e um extrovertido coração partido, uma ...
joaodasneves Acrósticos 10


"Te amo vinho tinto" há 2 dias

Tu meu querido vinho tinto, és e serás a minha inspiração, Ter o cop...
joaodasneves Poesias 11