Olhares sobre futebol, nossa paixão.

05 de Junho de 2014 challenger Crônicas 711

Por favor, não se envergonhe por gostar de tudo o que envolva o futebol,  porque antes de Copa do Mundo, manifestações e desvios de dinheiro público, vem o futebol. Sabemos que o Brasil vai mal das pernas, e já ia muito mal antes das explosões e badernas de todos os lados da história, os manifestantes, os policiais, os bandidos, os jornalistas e as vítimas de todos eles.

   Não que eu seja apaixonado por futebol, longe disso. Moro numa cidade que não tem tradição alguma com esse assunto, mas que possui uma galera que dá a vida por futebol, uns para o bem, outros para o mal. 

   Por exemplo, vocês acompanharam a venda de ingressos? Correria, empurra-empurra, sites travando, cambistas extorquindo torcedores (como é que eles conseguem tantos ingressos?), brigas, xingamentos, stress. E quando a venda de ingressos para um jogo do Brasil contra qualquer time dá errado, nossa, é a hora de chamar os black da vida para pôr monumentos e bens públicos (que todo mundo paga) no chão, ah e não vamos esquecer do fogo, tudo tem que ter fogo.

   Hoje me deparei com uma cena maravilhosa. Os verdadeiros apaixonados por futebol e por figurinhas do album da Copa do Mundo 2014, de todas as idades, reunidos na banca de revistas que frequento. Eram duas da tarde, e sinceramente, nunca havia presenciado tal cena. Garotos de uniformes da escola, com as mãos abarrotadas de figurinhas. A galera dos seus 30 e poucos, dentro de camisas sociais e gravatas descoladas, tirando bolos e mais bolos de jogadores de todas as seleções. Nossos jovens da melhor idade, com suas bengalas e óculos na mão, mostrando aos mais jovens suas relíquias do passado, verdadeiros tesouros. E as moças? Acompanhando seus namorados ou maridos? Nada disso. Muitas estavam argumentando e jogando um charminho para conseguir seus mais lindos craques. É, tem mulher que sabe mais de futebol do que muito marmanjo que foi "quase profissional" no time da cidade. 

   Meu amigo, dono da banca, estava com sorriso de orelha a orelha. Nunca vira uma movimentação tão grande assim desde...lembando ele, desde a Copa do Mundo passada. Sua banca é um dos vários pontos que a galera se reúne para essa finalidade. E o que eu vejo? Todos garotos (e agora garotas) com seus semblantes demonstrando a simples felicidade de curtir o momento.

   E eu não terei vergonha alguma em dizer que quero viver o momento, torcendo pelo futebol.

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Cópia, distribuição e execução são autorizadas desde que citados os créditos.

Leia também
"Estou triste" há 4 horas

A noite se instala em mim. Lá fora, apenas o silêncio da noite e o teu o...
joaodasneves Poesias 7


"Estou cá a matutar" há 4 horas

Esses dias ando meio triste muito confuso, ando a querer isolar-me, f...
joaodasneves Pensamentos 4


A Humildade nos Cai Bem há 9 horas

Se o domínio total é do Senhor, porque o poder pertence a ele, isto dever...
kuryos Artigos 8


Fuga da Inspiração há 10 horas

Preciso terminar um poema que comecei numa empolgação danada... Dep...
a_j_cardiais Poesias 39


Um Dilema há 11 horas

Estou aqui reclamando da minha "vidinha", enquanto tem alguém por aí que...
a_j_cardiais Poesias 38


Hebreus 3 - Versículos 7 a 11 – P 6 há 13 horas

John Owen (1616-1683) Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra ...
kuryos Artigos 16