1- Orçamento
Devemos quebrar com os sustentáculos da dívida interna que são os modelos dos projetos da copa e das olimpíadas, favorecer o desmembramento das políticas econômicas que aumentam a interdependência com o Imperialismo, e sair de vês do modelo PISA/OCDE mercantilista. AUDITORIA DA DÍVIDA!
2- Professores
Devemos exigir a obrigatoriedade de o estado respeitar o piso nacional decidido pela classe, e fortalecer uma frente que defenda o plano de carreira e o fim da meritocracia tucana. EM DEFESA DOS EDUCADORES! SE OS PROFESSORES OPTAM PELA GREVE, OS ALUNOS ASSIM O FARÃO!
3- Ensino Superior
Um investimento em educação superior sem esquecer-se da base e com foco em cada vez mais vagas para universidades públicas em maior percentual do que aquelas do PROUNI e uma maior fiscalização às demandas do REUNI. NÃO AO FINANCIAMENTO PÚBLICO PARA AS UNIVERCIDADES PARTICULARES! REFORMULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO!

4- Transporte
É impossível zerar ou reduzir ano a ano a tarifa dos transportes públicos sem a paulatina re-estatização como profilaxia contra as montadoras transnacionais e uma Petrobrás 100% estatal como profilaxia as oscilações de mercado e os acionistas especuladores do capitalismo. ESTUDANTES E PETROLEIROS JUNTOS!

Propostas apresentadas por Miguel Angelo Sena Da Silva Junior como candidato a delegado do eixo educação para a etapa estadual da 2° Conferência da Juventude 2011.