O diabo não é Deus, vença-o em nome de Jesus!

A libertação completa e eterna do ser humano foi alcançada por Cristo Jesus, devemos agradecer ao Pai que nos escolheu para herdarmos esta vitória, e por esta obra poderosa podemos alcançar vitórias em todas as áreas de nossas vidas.

Cristo nos libertou do império das trevas, estávamos dominados e pertencíamos ao príncipe deste século – Satanás, porém pelo sangue derramado, fomos comprados e transportados do reino das trevas para o reino da luz de Cristo Jesus e agora neste novo reino não somos mais subordinados ao inferno e nem ao seu senhorio e automaticamente o seu governo e hábitos já não fazem mais parte de nossas vidas.

Quem é Satanás?

Satanás foi criado por Deus era um querubim ungido , até que manifestou do seu interior iniqüidade :

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. (Ezequiel 28:14-15)

A soberba tomou conta do seu ser e quis rebelar-se contra Deus, tomar o lugar e trono do Senhor, o todo Poderoso o aniquilou no mundo espiritual e veio até a Terra em Jesus, consumar o fim do seu poderio de vez:

Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. (Isaías 14.12-15)

Portanto como um ser espiritual, ele não tem um corpo físico:

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios 6: 11 -12)

Por ser criatura, não é Divino, embora por sua soberba ousou querer o lugar de Deus, não possui os atributos divinos:

Satanás Não é onisciente (não sabe de todas as coisas) :

Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, (Mateus 4.5)
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. (Mateus 4.8)
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mateus 4.11)
O diabo ficou tentando a Jesus, tentando , tentando pois não sabe nada além do que vê, não sabia que Jesus não ia aceitar.

E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, (João 13.2)

O diabo não tem a mente de Deus, ele não sabe de todas as coisas, embora raciocine, está muito aquém da mentalidade e sabedoria de Deus, e não sabe sobre o amanhã, pois do contrário nunca teria induzido a traição e incentivado a morte de Jesus , Satanás julgava que Jesus iria reinar nesta terra e tirar o reino dele deste mundo, porém a morte de Jesus era o projeto de Deus, pela morte libertaria para todo o sempre as pessoas do reinado das trevas e ainda destruiria definitivamente a Satanás.

Satanás Não é onipresente como só Deus é (não está em todos os lugares ao mesmo tempo) :
Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. (Jó 1:7)
Satanás fica vagueando, rodando ao redor da Terra.

Satanás Não é onipotente (não tem todo poder):

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4: 7)
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; (Marcos 16.17)
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. (Mateus 10.8 )

Todo aquele que crê em Jesus, está debaixo da cobertura de Deus, pode resisti-lo, vencê-lo e expulsá-lo do seu caminho e da vida dos outros também.

Personalidade de Satanás:

• Satanás é astuto:

Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. (II Coríntios 11 :3)

• Faz guerra contra o ser humano que é a imagem de Deus:

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. (Apocalipse 12:17)

• Tem vontade de tragar e destruir o ser humano:

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;(I Pedro 5.8)

• Semeia o mal na terra:

O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. (Mateus 13.39)

• Satanás é mentiroso e homicida:

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8.44)

• Dissemina a traição e infidelidade nos corações que se abrem para ele:

E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, (João 13.2)

• Alimenta o esfriamento do amor na terra nos últimos dias através do pecado e egoísmo:

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. (Mateus 24.12)

Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. (I João 3.10)

• Alimenta o pecado, pois é um ininterrupto pecador .

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. (I João 3: 8)

Como Satanás atua na Terra:

Na vida dos que não crêem em Cristo:

Cega o entendimento:

Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. ( II Coríntios 4: 3-4)


Rouba a Palavra do coração:

E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; ( Lucas 8: 12)

Usa-os para se levantarem contra a obra do Senhor:

Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. ( Apocalipse 2:13)

Produz doenças que não são de ordem física mas espirituais:

E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado.
E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel. (Mateus 9: 32 -33)
E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.
E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.
E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. (Lucas 13: 11-13)

Pode possuir o corpo destes:

E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava. (Mateus 4:24 )

Como age Satanás na vida dos que crêem em Cristo:

Satanás procura levar o crente a tentar mentir e/ou enganar o Espírito Santo, encobrindo situações:

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? (Atos 5: 3 )

Satanás tenta impedir a obra dos fiéis na terra:

Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu. (I Tessalonicenses 2: 18 )

Satanás semeia os filhos do maligno ao redor dos filhos de Deus para tentar desestabilizá-los e/ou enfraquecê-los :

O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. (Mateus 13: 38 -40)

Satanás acusa, culpa e difama :

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. (Apocalipse 12:10 -11)

Satanás tenta os casamentos que tem desordem sexual:

Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. (I Coríntios 7: 5 )
Satanás aliado com os demais demônios tenta armar ciladas e trazer dias maus contra o crente:

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. (Efésios 6: 11 -13)

Engana e leva a apostasia pela religiosidade, seitas ou heresias, aqueles que dão ouvidos à ele, afastando-os do caminho da salvação:

MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (I Timóteo 4 :1-2)

Satanás tenta aos fiéis, persegue e atribula se Deus o permitir:

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. (Apocalipse 2: 10 -11)

Satanás só vai até aonde Deus permitir que ele vá e ele só pode fazer o que Deus permitir que ele faça:

E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. (Jó1:12 )


Perguntas e Respostas:

O que é possessão demoníaca?

Trata-se da posse de um corpo por Satanás e/ou seus demônios, como Satanás e seus demônios não tem um corpo físico por serem seres espirituais, para realização dos seus feitos diabólicos, matar, roubar ou destruir, precisam incorporar em um corpo e sobre esta pessoa possessa ele ou seus demônios exercem total controle e influência, impossibilitando que a pessoa faça o que quer, mas neste momento o diabo pode fazer desta pessoa o que quiser.

E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; E este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo.
E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando.
E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância.
E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.
E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.
E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.
E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.
Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. (Marcos 9:7,18-27)

A possessão demoníaca é igual a influência demoníaca?

Não. A possessão ocorre interiormente, na possessão o diabo se apossa literalmente do corpo da pessoa, entra dentro dela,

Ex. E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.
E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.
Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. ( Lucas 8: 27-29 )

Enquanto a possessão opera de dentro para fora a influência demoníaca ocorre de fora para dentro. Seriam setas lançadas contra a mente e/ou coração afim de gerar expectativas falsas, atitudes precipitadas ou doentias, tristezas, ódios, agonias, ou mentiras.

Ex. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. (Salmo 91: 3 -6)

A possessão é a posse de um corpo por quantos demônios?

Pode ser por um específico mas pode chegar a um exército (legião).
Ex. E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.(Marcos 5.9)

E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. (Lucas 8.30)


Quando o demônio é expulso de uma pessoa ela precisa aceitar Jesus?

Sim. Pois do contrário seu interior fica vazio, e o demônio depois de sair, vagueia longe, anda, anda, porém como precisa de um corpo para agir , depois de um tempo ele volta para ver se o corpo desta pessoa está ocupado ou não e se estiver vazio, ele volta e ainda chama mais sete demônios para vir com ele, tornando a vida daquela pessoa, sete vezes pior do que antes.

Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí.
E, chegando, acha-a varrida e adornada.
Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro. (Lucas 11.24-26)

Um crente pode ser possuído por um demônio?

Não. Pois quando uma pessoa recebe a Cristo ela passa a ser habitação do Espírito Santo de Deus,Templo do Deus vivo, Deus passa a habitar dentro deste crente, o Espírito Santo que é auto- suficiente e é o próprio Todo Poderoso habitando nesta pessoa impede só pela sua presença a aproximação e entrada de qualquer demônio.

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4.24)

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (I Coríntios 6.19)

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. (II Coríntios 6.16)

Eu tenho poder de expulsar demônios?

Sim. Todo o que crê em Cristo Jesus recebeu este poder pela fé no Filho de Deus e trata-se de uma ordenança exercer este poder.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. (Marcos 16. 15 -18)

Jesus Cristo te deu autoridade e poder para libertar, pois primeiramente ele te libertou do império da trevas e te transportou para Sua maravilhosa Luz, sede luz para os que habitam em trevas :

O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (Isaías 61:1)

Raquel Camargo Fragoso
Enviado por Raquel Camargo Fragoso em 14/02/2011
Reeditado em 14/02/2011
Código do texto: T2792000

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ('Citar a autoria de Raquel Camargo Fragoso e o blog raquelfragoso.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.