Deus e o Diabo

13 de Março de 2012 Pra Raquel Fragoso Discursos 1502

O diabo não é Deus, vença-o em nome de Jesus!

A libertação completa e eterna do ser humano foi alcançada por Cristo Jesus, devemos agradecer ao Pai que nos escolheu para herdarmos esta vitória, e por esta obra poderosa podemos alcançar vitórias em todas as áreas de nossas vidas.

Cristo nos libertou do império das trevas, estávamos dominados e pertencíamos ao príncipe deste século – Satanás, porém pelo sangue derramado, fomos comprados e transportados do reino das trevas para o reino da luz de Cristo Jesus e agora neste novo reino não somos mais subordinados ao inferno e nem ao seu senhorio e automaticamente o seu governo e hábitos já não fazem mais parte de nossas vidas.

Quem é Satanás?

Satanás foi criado por Deus era um querubim ungido , até que manifestou do seu interior iniqüidade :

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. (Ezequiel 28:14-15)

A soberba tomou conta do seu ser e quis rebelar-se contra Deus, tomar o lugar e trono do Senhor, o todo Poderoso o aniquilou no mundo espiritual e veio até a Terra em Jesus, consumar o fim do seu poderio de vez:

Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. (Isaías 14.12-15)

Portanto como um ser espiritual, ele não tem um corpo físico:

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios 6: 11 -12)

Por ser criatura, não é Divino, embora por sua soberba ousou querer o lugar de Deus, não possui os atributos divinos:

Satanás Não é onisciente (não sabe de todas as coisas) :

Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, (Mateus 4.5)
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. (Mateus 4.8)
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mateus 4.11)
O diabo ficou tentando a Jesus, tentando , tentando pois não sabe nada além do que vê, não sabia que Jesus não ia aceitar.

E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, (João 13.2)

O diabo não tem a mente de Deus, ele não sabe de todas as coisas, embora raciocine, está muito aquém da mentalidade e sabedoria de Deus, e não sabe sobre o amanhã, pois do contrário nunca teria induzido a traição e incentivado a morte de Jesus , Satanás julgava que Jesus iria reinar nesta terra e tirar o reino dele deste mundo, porém a morte de Jesus era o projeto de Deus, pela morte libertaria para todo o sempre as pessoas do reinado das trevas e ainda destruiria definitivamente a Satanás.

Satanás Não é onipresente como só Deus é (não está em todos os lugares ao mesmo tempo) :
Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. (Jó 1:7)
Satanás fica vagueando, rodando ao redor da Terra.

Satanás Não é onipotente (não tem todo poder):

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4: 7)
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; (Marcos 16.17)
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. (Mateus 10.8 )

Todo aquele que crê em Jesus, está debaixo da cobertura de Deus, pode resisti-lo, vencê-lo e expulsá-lo do seu caminho e da vida dos outros também.

Personalidade de Satanás:

• Satanás é astuto:

Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. (II Coríntios 11 :3)

• Faz guerra contra o ser humano que é a imagem de Deus:

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. (Apocalipse 12:17)

• Tem vontade de tragar e destruir o ser humano:

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;(I Pedro 5.8)

• Semeia o mal na terra:

O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. (Mateus 13.39)

• Satanás é mentiroso e homicida:

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8.44)

• Dissemina a traição e infidelidade nos corações que se abrem para ele:

E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, (João 13.2)

• Alimenta o esfriamento do amor na terra nos últimos dias através do pecado e egoísmo:

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. (Mateus 24.12)

Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. (I João 3.10)

• Alimenta o pecado, pois é um ininterrupto pecador .

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. (I João 3: 8)

Como Satanás atua na Terra:

Na vida dos que não crêem em Cristo:

Cega o entendimento:

Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. ( II Coríntios 4: 3-4)


Rouba a Palavra do coração:

E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; ( Lucas 8: 12)

Usa-os para se levantarem contra a obra do Senhor:

Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. ( Apocalipse 2:13)

Produz doenças que não são de ordem física mas espirituais:

E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado.
E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel. (Mateus 9: 32 -33)
E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.
E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.
E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. (Lucas 13: 11-13)

Pode possuir o corpo destes:

E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava. (Mateus 4:24 )

Como age Satanás na vida dos que crêem em Cristo:

Satanás procura levar o crente a tentar mentir e/ou enganar o Espírito Santo, encobrindo situações:

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? (Atos 5: 3 )

Satanás tenta impedir a obra dos fiéis na terra:

Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu. (I Tessalonicenses 2: 18 )

Satanás semeia os filhos do maligno ao redor dos filhos de Deus para tentar desestabilizá-los e/ou enfraquecê-los :

O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. (Mateus 13: 38 -40)

Satanás acusa, culpa e difama :

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. (Apocalipse 12:10 -11)

Satanás tenta os casamentos que tem desordem sexual:

Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. (I Coríntios 7: 5 )
Satanás aliado com os demais demônios tenta armar ciladas e trazer dias maus contra o crente:

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. (Efésios 6: 11 -13)

Engana e leva a apostasia pela religiosidade, seitas ou heresias, aqueles que dão ouvidos à ele, afastando-os do caminho da salvação:

MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (I Timóteo 4 :1-2)

Satanás tenta aos fiéis, persegue e atribula se Deus o permitir:

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. (Apocalipse 2: 10 -11)

Satanás só vai até aonde Deus permitir que ele vá e ele só pode fazer o que Deus permitir que ele faça:

E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. (Jó1:12 )


Perguntas e Respostas:

O que é possessão demoníaca?

Trata-se da posse de um corpo por Satanás e/ou seus demônios, como Satanás e seus demônios não tem um corpo físico por serem seres espirituais, para realização dos seus feitos diabólicos, matar, roubar ou destruir, precisam incorporar em um corpo e sobre esta pessoa possessa ele ou seus demônios exercem total controle e influência, impossibilitando que a pessoa faça o que quer, mas neste momento o diabo pode fazer desta pessoa o que quiser.

E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; E este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo.
E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando.
E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância.
E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.
E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.
E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.
E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.
Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. (Marcos 9:7,18-27)

A possessão demoníaca é igual a influência demoníaca?

Não. A possessão ocorre interiormente, na possessão o diabo se apossa literalmente do corpo da pessoa, entra dentro dela,

Ex. E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.
E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.
Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. ( Lucas 8: 27-29 )

Enquanto a possessão opera de dentro para fora a influência demoníaca ocorre de fora para dentro. Seriam setas lançadas contra a mente e/ou coração afim de gerar expectativas falsas, atitudes precipitadas ou doentias, tristezas, ódios, agonias, ou mentiras.

Ex. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. (Salmo 91: 3 -6)

A possessão é a posse de um corpo por quantos demônios?

Pode ser por um específico mas pode chegar a um exército (legião).
Ex. E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.(Marcos 5.9)

E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. (Lucas 8.30)


Quando o demônio é expulso de uma pessoa ela precisa aceitar Jesus?

Sim. Pois do contrário seu interior fica vazio, e o demônio depois de sair, vagueia longe, anda, anda, porém como precisa de um corpo para agir , depois de um tempo ele volta para ver se o corpo desta pessoa está ocupado ou não e se estiver vazio, ele volta e ainda chama mais sete demônios para vir com ele, tornando a vida daquela pessoa, sete vezes pior do que antes.

Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí.
E, chegando, acha-a varrida e adornada.
Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro. (Lucas 11.24-26)

Um crente pode ser possuído por um demônio?

Não. Pois quando uma pessoa recebe a Cristo ela passa a ser habitação do Espírito Santo de Deus,Templo do Deus vivo, Deus passa a habitar dentro deste crente, o Espírito Santo que é auto- suficiente e é o próprio Todo Poderoso habitando nesta pessoa impede só pela sua presença a aproximação e entrada de qualquer demônio.

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4.24)

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (I Coríntios 6.19)

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. (II Coríntios 6.16)

Eu tenho poder de expulsar demônios?

Sim. Todo o que crê em Cristo Jesus recebeu este poder pela fé no Filho de Deus e trata-se de uma ordenança exercer este poder.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. (Marcos 16. 15 -18)

Jesus Cristo te deu autoridade e poder para libertar, pois primeiramente ele te libertou do império da trevas e te transportou para Sua maravilhosa Luz, sede luz para os que habitam em trevas :

O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (Isaías 61:1)

Raquel Camargo Fragoso
Enviado por Raquel Camargo Fragoso em 14/02/2011
Reeditado em 14/02/2011
Código do texto: T2792000

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ('Citar a autoria de Raquel Camargo Fragoso e o blog raquelfragoso.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Cópia, distribuição e execução são autorizadas desde que citados os créditos.

Leia também
CIDADE DOS PATOS (cordel infantil) há 21 horas

Vivia na bela cidade dos patos Um velho pato que contava fatos De uma fam...
madalao Infantil 5


"Feliz...dia...de...São João" ... há 1 dia

Quem dera ir mais além, cantar mais alto Sobre esse chão salgado onde na...
joaodasneves Poesias 6


No Vento da Literatura há 1 dia

Gosto da poesia quando chega de surpresa... Pode não ter beleza, mas q...
a_j_cardiais Poesias 38


Bendito Amor Eterno há 2 dias

Quando pensamos que Jesus disse que todo aquele que lhe foi dado pelo Pai, ...
kuryos Artigos 15


"Vendo" há 2 dias

Hoje vendo um corpo sem alma, e um extrovertido coração partido, uma ...
joaodasneves Acrósticos 10


"Te amo vinho tinto" há 2 dias

Tu meu querido vinho tinto, és e serás a minha inspiração, Ter o cop...
joaodasneves Poesias 11