SISTEMA DE COTAS PARA INDÍGENAS: VOCÊ É UM ÍNDIO?

10 de Maio de 2012 Rafael Otávio Modolo Ensaios 1086

1519. O conquistador espanhol Hernán Cortez aporta na costa mexicana, rumando para a cidade de Tenochtitlán, a capital do poderoso império azteca.
Pela vaidade do Rei de Espanha, Cortez entra em guerra contra os nativos, cercando a cidade e cortando o abastecimento de comida e água. Depois de meses de cerco e batalhas sangrentas, as tropas espanholas dizimam a população da antes colossal Tenochtitlán, deixando os sobreviventes morrerem após contraírem "doenças europeias" (como a gripe).
Bem, esse fato histórico mudou a história do México para sempre. Mas, infelizmente, essa invasão europeia não ocorreu somente lá, mas em toda América Latina, incluindo o Brasil. Os tais bandeirantes, tidos como heróis, escravizavam, torturavam e massacravam vastidões de tribos indígenas em busca de ouro e pedras preciosas. Alguns deles tinham colares com dentes arrancados de índios como forma de amedrontar os nativos. Hoje, restam pouquíssimas tribos intactas no território brasileiro e, mesmo muitos indígenas que não vivem nelas, permanecem marginalizados ou obrigados a se moldarem de acordo com a civilização "branca", ferindo profundamente suas esferas culturais.
Diante do exposto, que é apenas uma gota no oceano histórico que conta o massacre que os indígenas sofreram no Brasil e em todo o mundo, fica evidente a necessidade de cotas para eles, uma vez que trata-se de respeito antropológico e cultural aos VERDADEIROS BRASILEIROS.
É evidente que nem todos os sistemas de cotas são razoáveis, mas possuem, apesar de tudo, um fundamento social essencial: reparar o que séculos de história destruíram.
Finalmente, como podemos descartar o sistema de cotas pra indígenas de modo tão severo se não sentimos na pele como é ser um? Por isso, pergunto: você é um índio?

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Cópia, distribuição e execução são autorizadas desde que citados os créditos.

Leia também
" Amar é" há 2 horas

Amar e como voar, no mais azul dos céus. É sentir a sensaçao de estar n...
joaodasneves Poesias 4


PAU DE FITAS há 7 horas

PAU DE FITAS Dançam as raparigas cá em roda D'um mastro d'onde fitas ...
ricardoc Sonetos 4


PAU DE FITAS há 7 horas

PAU DE FITAS Dançam as raparigas cá em roda D'um mastro d'onde fitas ...
ricardoc Sonetos 3


Falta de Amor ao Próximo há 11 horas

A razão de viver é amar... Mas a maioria das pessoas vive o amor ao din...
a_j_cardiais Poesias 32


Amor a Deus x Amor ao Mundo há 12 horas

Nos dias do autor não havia automóveis como os luxuosos que existem em no...
kuryos Artigos 8


A Origem e a Razão de Ser de Tudo há 17 horas

Deus não criou todas as coisas para depois intentar formar uma Igreja. Ao...
kuryos Artigos 16