O Primo Basílio e o Realismo (Parte I)

02 de Maio de 2014 EMILIO SANCHEZ Entrevistas 1127

 

Um estudante de uma rede particular nos conta"O Primo Basílio",de Eça de Queirós e nos mostra foi o período literário conhecido como Realismo.

 Eu-  Qual o motivo da obra Eça de Queirós utilizar como título"O Primo Basílio?Explique e diga se você concorda com o título.

 Estudante- O motivo principal é a relação amorosa existente entre Luísa e seu primo Basílio. A história gira em torno de Basílio,portanto considero o título no mínimo como correspondente ao personagem principal,é um título bom.  Eu- Que outro título você daria para a obra e por quê? 

 Estudante-O comportamento burguês,pois este enfoque de todo o livro.O comportamento burguês é analisado e exposto minuciosamente em cima das personagens. 

 Eu-Qual é a temática e de que forma ela é trabalhada na obra?

 Estudante-A temática é o comportamento burguês no período,comportamento este resultado da ociosidade e futilidade da sociedade daquela época.A temática é trabalhada principalmente em cima dos personagens,os quais possuem comportamentos tipicamnete burgueses. 

 Eu- Você concorda com a forma utilizada com a temática?Explique. 

 Estudante- Sim, pois não é uma crítica direta, o que contribui para que o objetivo seja alcançado embora não pareça,com maior facilidade do que fosse criado um livro não literário sobre o comportamento burguês.

  Eu- De que forma a temática do livro corresponde à realidade atual?Explique. 

 Estudante- Atualmente, existe muito disso em nossa sociedade.Maridos traindo mulheres,mulheres traindo maridos,o adultério é muito mais comum em nossa sociedade do que naquela  época.Ainda há a questão do marido ficar longe da esposa por mais tempo e de pessoas que se aproveitam da situação de adultério alheio par tirar proveito financeiro,como a empregada de Luísa faz na história do livro.  

Ainda irá ter a continuação dessa entrevista detalhando mais detalhes da obra e como podemos associar o livro com a vida nos dias de hoje....  

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem permissão do autor.

Leia também
Pelo Espírito há 2 horas

Nada do que Jesus cita no Sermão do Monte nos capítulos 5 a 7 do evangelh...
kuryos Acrósticos 4


A Linha da Vida há 4 horas

O futuro é daqui a pouco, mas talvez não possamos vê-lo. A vida é com...
a_j_cardiais Poesias 26


Obedecendo o Vento há 18 horas

As folhas caem, e eu quero falar sobre isso, sem me preocupar com o feiti...
a_j_cardiais Poesias 36


"Verão na Europa" há 21 horas

Hoje começou o verão Mas todos os dias, são dias de verão O verão na...
joaodasneves Poesias 8


"Maria Emília" há 22 horas

Meu amor Antes de tu nasceres Raramente eu pensava em ti Iria com o pass...
joaodasneves Acrósticos 8


"Sou" há 23 horas

Sou o livro sem palavras Sou a historia por contar Sou o céu sem estre...
joaodasneves Acrósticos 10