A presidenta é excelenta!

17 de Janeiro de 2013 MCSCP Infantil 655

Uma tarefa escolar e uma dúvida no ar. O comando da questão dizia: "O que você pensa sobre a presidente da república? Escreva um texto expressando sua opinião". De repente, Joana levantou a mão e perguntou à professora: " Tia Maria, o certo não é presidenta?".
Observando a aflição de sua aluna, a tia esclarece: " É comum, hoje em dia, aceitar as duas palavras. As antigas gramáticas portuguesas já registravam a forma presidenta, portanto, as duas formas são aceitas. A nossa língua é o nosso meio de comunicação e ela muda com o passar do tempo. Mas ainda há pessoas que julgam ser um equívoco falar presidenta, pois o que define o gênero desta palavra é o artigo que a antecede : a presidente ou o presidente. É interessante observar que com a luta dos movimentos sociais e a valorização das questões de gênero, a língua está mudando e a gramática, se ajustando. Você compreendeu?".
A menina olhou para a professora e, pensando um pouco, respondeu que sim. Mas fez outra pergunta: " A palavra presidente é bissexual?".
A professora, percebendo que os colegas fariam piadinhas com a menina, respondeu protamente " É sim, usa-se a mesma palavra para o homem ou a mulher, só muda o artigo. É uma palavra comum aos dois gêneros. Depois eu te explico mais, ok!?" . Foi uma resposta muito criativa, pois deteve a malícia de alguns.
Aquela redação era o dever de casa, coisa que a Joaninha mais gostava de fazer. Saiu da escola apressada, entrou no ônibus escolar e ficou pensando em como começaria o texto. Resolveu, então, fazer de Dilma uma amiga imaginária em versão infantil!
Chegando em casa, falou para todo mundo que ela ia escrever sobre a presidenta. Almoçou bem rapidinho e começou a escrever.
No dia seguinte, apresentou sua redação à professora. Maria sorriu ao ler o texto e disse: " A Emília, do sítio, ia amar seu texto! Ela adora neologismos e frases criativas". O texto dizia:
" A presidenta é muito boa genta. Acho que deve ter sido boa estudanta. Também deve ter sido uma filha obedienta.
O que mais gosto é que ela é pacienta e nunca esquenta se falam mal dela.
Ela parece séria, mas eu a imagino muito sorridenta e alegra.
Sei que é muito inteligenta, competenta, valenta e experienta. É humilda e nunca é arroganta nem ignoranta. Resumindo, a presidenta é excelenta!

De Joana, do quinto ano".

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem permissão do autor.

Leia também
Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P3 há menos de 1 hora

John Owen (1616-1683) Traduzido, Adaptado e Editado por S...
kuryos Artigos 4


Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P2 há menos de 1 hora

John Owen (1616-1683) Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio...
kuryos Artigos 5


Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P1 há menos de 1 hora

John Owen (1616-1683) Traduzido, Adaptado e Editado por S...
kuryos Artigos 6


"Mil vezes maldita" há 6 horas

Maldita, mil vezes maldita solidão Todas as noites invades meu coracão ...
joaodasneves Mensagens 4


"Deixem passar" há 6 horas

Deixem passar quem vai na sua estrada Deixem passar, quem quer andar Quem...
joaodasneves Poesias 6


"Se tu fosses" há 6 horas

Se tu fosses a minha mais bela flor Prometo todas as manhas regala com meu...
joaodasneves Poesias 6