Exagero na bolsa brasileira (Bovespa)

30 de Setembro de 2011 Guilherme Mensagens 944

Hoje vou tentar mostrar a vocês que a queda das ações na bolsa brasileira está exagerada.


Primeiramente quero dizer que a economia brasileira está sólida para enfrentar mais uma crise internacional. O País vem ajustando as contas públicas, mantendo saldos positivos na balança comercial e acumulando reservas cambiais. O Brasil tem reservas e por isso apresentou uma rápida recuperação após a última crise mundial, em 2008.


O mercado brasileiro tem fatores positivos que não estão sendo levados em consideração pelos investidores. O Ibovespa já acumulou queda de 24% no ano, foi o pior desempenho do mundo.

A situação no exterior está muito ruim. Os estímulos que o governo americano implementou desde a crise de 2008 não surtiram o efeito desejado. A Espanha e a Itália são um grande problema e são grandes demais para serem carregados pela Zona do Euro.


Como o Brasil não é uma ilha isolada, está sofrendo reflexos da economia mundial. O setor exportador hoje representa uma fatia de 15% do PIB brasileiro. Mas nos países emergentes, comparáveis ao Brasil, esse número é de 30%. Ou seja, mesmo em um cenário de crise externa seríamos menos afetados que outros países.


Então porque a queda de 24% no Ibovespa sendo que o Dow Jones caiu apenas 1,31%? Não faz muito sentido.

Lá, nos Estados Unidos, o desemprego aumentou após a crise financeira de 2008 e manteve-se elevado. A economia americana está muito endividada, com 10% de desemprego, com problemas imobiliários e políticos. E porque as ações não caíram tanto como no Brasil? Será que as empresas por lá vão crescer seus lucros acima das companhias brasileiras?


A economia brasileira está muito bem, inclusive superaquecida. A situação aqui é diferente, mas mesmo assim estamos próximos das mínimas de 2008.

Mas como assim Guilherme? Como estamos próximos das mínimas de 2008 se o Ibovespa está com 52mil pontos, e em 2008 chegou a 29mil pontos? Bom, vou explicar.


Em 2008, o P/L das empresas estava em 6,71vezes, ou seja, o valor de mercado das empresas do Ibovespa em relação ao seu lucro (P/L) era de 6,71 vezes.

Hoje P/L é de 7,51 vezes


Em outubro de 2008, no auge da crise, o Ibovespa havia alcançado a mínima de 29.435 pontos, sendo negociado a um P/L de 6,71x. Como o P/L atual é de 7,51x significa dizer que para voltarmos à mínima desde a crise, o Ibovespa representaria 43.461 mil pontos. Ou seja, os 29 mil pontos de 2008 agora são 43 mil pontos. Se estamos no patamar de 52 mil pontos, então estamos próximos das mínimas de 2008, concordam? Consegui explicar direito?


Por isso que estou dizendo que as ações cairam de forma exagerada. Temos que usar a última crise como lição. O investidor precisa ter calma e buscar entender os fundamentos da economia nacional. Se você parar para refletir vai concordar que o País está mais forte do que na última crise. Assim, na medida em que a economia está aquecida e o mercado de trabalho pulsante, uma desaceleração mundial abriria espaço para a queda nas taxas de juros, tornando o mercado de renda fixa menos atraente e o de renda variável mais atraente.

Acredito que, por mais que exista uma deterioração do cenário externo, o país encontra-se bem preparado.


Além disso, é importante lembrar que como uma economia emergente, o Brasil goza de um crescimento acima da média mundial.


Finalizando, as ações brasileiras estão baratas, estou muito confiante na recuperação dos preços e valorização nos próximos anos. Acredito que no final de 2012 ou começo de 2013 as ações vão começar a bater seus recordes históricos, ou seja, vão valer mais que os patamares de junho de 2008, quando a bolsa atingiu 73mil pontos. Até la, deve ficar oscilando sem rumo definido. Seria capaz de fazer uma pequena aposta com você, topa? rs..


Abraços,

Guilherme Azevedo
//www.guilhermeazevedo.com.br/


Leia também
"Sou" há menos de 1 hora

Sou o livro sem palavras Sou a historia por contar Sou o céu sem estre...
joaodasneves Acrósticos 4


"Livro sem letras" há 2 horas

Meus livros já estão sem letras Meu papel sem cor Com a caneta vazia Q...
joaodasneves Poesias 6


Amor há 4 horas

Quando Jesus diz que aquele que o ama é quem guarda os seus mandamentos, o...
kuryos Acrósticos 7


ESTÁ TÃO ESCURO (poesia infantil) há 6 horas

Está tão escuro Por causa do muro O chão é duro Não bata o nari...
madalao Infantil 7


Amor de Primavera há 19 horas

Morena, quando tu flores, o verbo em ti, primavera, seguirá o caminho do...
a_j_cardiais Poesias 42


CICATRIZES há 1 dia

CICATRIZES Não se vive essa vida impunemente... Todo mundo, mais dia m...
ricardoc Sonetos 6