Bom Senso

30 de Agosto de 2013 Silvio Dutra Mensagens 494

"Tens feito bem ao teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra.
Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos.” (Salmo 119.65,66)

Quando o salmista escreveu essas palavras, ele estava contemplando a bondade de Deus. No versículo anterior ao do nosso texto, ele cantou: "A terra, ó Senhor, está cheia da Sua bondade!" como se ele não pudesse se movimentar sem ver as evidências desta verdade, ou olhar para cima, ou para trás, ou em torno dele, em todos os lugares, sem perceber a bondade Onipresente do Altíssimo. Seja qual for a estação do ano, devemos estar numa condição de mente e de coração, para ver provas da plenitude do amor de Deus em toda parte em torno de nós, mas, sobretudo, penso, que deve ser assim nos meses de verão, quando os campos estão amadurecendo para a colheita e vemos como Deus está cumprindo Sua Aliança antiga feita com a humanidade através de Noé: "Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão." Quão gratos devemos ser portanto, de que o Senhor, se lembre da terra e a faça produzir trigo e tudo o mais que é necessário para suprir as necessidades dos homens! Por isso, bendigamos a Deus porque a terra ainda está cheia da Sua misericórdia.
Está a nossa própria vida na mesma condição, ou somos estranhos para a bondade de Deus? Há misericórdia ao nosso redor, mas nenhuma para nós? Bem, deixe que os outros respondam a estas perguntas tanto quanto possam; há muitos aqui presentes, que podem responder enfaticamente: "Não, a terra está cheia da misericórdia de Deus e nós podemos, cada um de nós, dizer-lhe: 'Você fez bem ao teu servo, ó Senhor.". “Apesar de você ter tido tantas outras de Suas criaturas para cuidar, você não se esqueceu de mim. Embora eu seja um mero átomo habitando num mundo que é, em si, nada mais do que um pontinho, quando comparado com os inúmeros mundos que lotam o seu universo, ainda assim você não falhou em deixar sua misericórdia vir a mim, mesmo para mim."
Portanto, testemunho alegremente com o resto do povo de Deus este fato abençoado e me junto ao salmista para dizer: "Você tem lidado bem com o teu servo, ó Senhor, segundo a Tua Palavra".

I. Vejamos a primeira parte do nosso texto: “Tens feito bem ao teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra “
Olhando através de sua vida passada, o salmista chegou à conclusão, em primeiro lugar, que Deus tinha lidado com ele. Pensávamos que tínhamos tido apenas relações com nossos semelhantes e as temos, mas, ao mesmo tempo, tem havido Outro que também tem lidado com a gente. E nós dizemos: "Sob tudo, e acima de tudo, e em tudo, têm sido as relações de Sua Providência.". Ou melhor, dizendo: "o trato de Deus, Ele próprio," para que possamos, pessoalmente, dizer: "Você tem lidado com o teu servo." Não será estranho se acrescentássemos: "Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a Casa de Deus e esta é a porta dos céus. Certamente o Senhor está neste lugar".
Há alguns que não podem ou que não verão que Deus lida com os homens nesta vida mortal. Infelizmente, para eles! Deus é a própria Vida da vida e há alguns de nós que não poderiam pensar o contrário de que Deus tem lidado conosco.
O caminho de um cristão está repleto de maravilhas.
Cada homem deve falar de acordo com sua própria experiência, e eu sou obrigado a dizer sem a menor hesitação: "O Senhor tem lidado com a minha alma." Tão certo como eu vivo, eu falei com ele e ele falou comigo.
Eu desejo que nós reconheçamos muito mais claramente do que temos feito, que Deus está ao nosso redor o tempo todo.
Podemos realmente dizer que todas as coisas trabalham juntas para o nosso bem. A vida tem sido uma estranha mistura para alguns de nós.
Que compostos estranhos muitas de nossas vidas são! A noite e a manhã foram feitas no dia da criação e tivemos escuridão e luz, mas, colocando todo o conjunto, o resultado foi mais do que bom. Se tivéssemos sido o piloto do nosso próprio navio, não poderíamos tê-lo conduzido melhor do que Deus tem feito. Teríamos certamente um naufrágio espiritual há muito tempo se tivéssemos sido os nossos próprios pilotos. Estaríamos falidos agora se tivéssemos sido os nossos próprios gestores! Mas Deus tem tratado os nossos assuntos com tanto sucesso que, olhando para o conjunto deles, neste momento, podemos dizer verdadeiramente que Deus tem lidado bem conosco.
O que Deus tem feito por nós tem sido sempre a melhor coisa que poderia ser feita! Não poderia ter sido melhor.

II. Em segundo lugar, temos que considerar o BOM SENSO DESEJADO. "Ensina-me bom juízo e conhecimento". Davi sentiu que seu julgamento tinha sido muito falho, de modo que ele tinha feito grandes erros no que diz respeito a Deus. E agora que ele tinha chegado a um julgamento mais correto, ele ofereceu esta oração: "Ensina-me bom juízo e conhecimento". Isto é o que todos os cristãos precisam - melhor juízo, mais bom senso. Que Deus nos ajude, para o futuro, em primeiro lugar, a julgar melhor a Sua Providência!
"Não julgue o Senhor com fraco senso, Mas confie nEle por Sua graça". Em seguida, julgue melhor seus sofrimentos e aprenda a crer que é bom para você, que tenha sido afligido. Que possamos buscar o nosso julgamento mais correto para que ele não seja tão apressado, ou incrédulo! Que os nossos julgamentos não sejam, como às vezes têm sido, desapontados e tristes! Precisamos ter nossos julgamentos com bom ânimo. Ore a Deus para torná-los melhor.
Então seremos capazes de ter bom senso em matéria de doutrina. Eu gostaria que pudéssemos levar todos os cristãos a terem bom senso quanto a isto.
Tenho ficado chocado ao descobrir como alguns ouvem de bom grado aquilo que não é o evangelho de Deus em nada! Que Deus nos dê discernimento sobre esta matéria! Nós não temos tanto quanto deveríamos ter, caso contrário, teríamos julgado com mais sabedoria sobre muito do que ouvimos.
"Senhor, ensina-me bom juízo e conhecimento", significa: "Deixe-me conhecer. Deixe-me conhecer a Sua verdade. Deixe-me conhecer a voz de Cristo, de modo que eu não possa seguir um estranho, porque eu não conheço a voz dos estranhos e para que eu seja criterioso para não ser enganado."
Há alguns pregadores que enganariam os próprios eleitos, se fosse possível, mas os verdadeiros santos não serão enganados, pois Deus irá lhes ensinar "bom senso e conhecimento."
Também precisamos de um bom julgamento sobre nossas tentações. Muitas vezes somos como pequenos pássaros insensatos, que, por falta de julgamento, são atraídos por uma ave chamada Satanás, que como um astuto caçador de pássaros tolos, torna-se o trabalho dos cristãos instruídos! Eles são apanhados como numa rede e se o Senhor não os livrasse graciosamente, não poderiam escapar. Precisamos de bom senso para vigiar a tentação oculta e ver através dos truques e armadilhas do diabo. Ele não vem aos homens mostrando seus cascos e chifres, mas ele vem como um anjo de luz, e ele nunca é tanto um demônio como quando ele parece ser um anjo de luz.
Muitas pessoas pensam que ele não existe mais! E ele pode fazer dez vezes mais dano por causa desse engano, por isso vamos orar contra ele: "Livrai-nos do mal. Dá-nos o bom senso e conhecimento, para que não sejamos ignorantes de seus ardis.". Também precisamos de bom senso quanto aos muitos espíritos falsos que estão saindo pelo mundo afora. "Provai os espíritos", é uma advertência que ainda é necessária e nós precisamos aprender bom senso para que possamos ser capazes de cumpri-la, e discernir entre o bem e o mal.

III. O meu último ponto é quanto ao JUÍZO JÁ POSSUÍDO.
O salmista tinha algum bom senso e, portanto, ele pediu mais. Ele possuía uma medida de julgamento correto, que ele expressa nestas palavras: "Eu creio nos teus mandamentos." Essa é uma expressão muito incomum porque, geralmente, as pessoas creem em doutrinas, ou nas promessas. Mas Davi diz que ele acreditava nos mandamentos de Deus. Essa é uma expressão de fé que muito raramente falada e isso significa que, apesar de todos os problemas de Davi, ele tinha crido na Lei sagrada de Deus para ser sábio. Ele acreditava que ela veio de Deus e que tinha, portanto, que reverenciá-la. Ele acreditava ser infinitamente sábia e, portanto, ele a seguiu. Ele acreditava ser o certo e, portanto, ele estava preso a ela. Ele acreditava que, no final, viria a ser a política mais sábia agir como Deus havia lhe ordenado, então ele se levantou para isso. Ele parece dizer: "Senhor, eu sou muito tolo, mas eu tive inteligência suficiente que me foi dada, pelo Teu Espírito, para crer que os teus mandamentos são o melhor que pode existir, por isso eu gostaria de mantê-los e crer que seus Mandamentos são o melhor guia para mim na vida e, por isso, eu desejo segui-los."
Irmãos e irmãs, se vocês não sabem muito, mas se sabem o suficiente para serem capazes de dizer a Deus: "Eu tenho crido nos seus Mandamentos e, por Sua graça, eu não me separei da sua verdade", então todos irão caminhar retamente com você.
Seja você, querido amigo, sábio o suficiente para perseverar no uso dos puros Mandamentos da Palavra. Deus lhe ajudará a fazê-lo, porque a retidão e a integridade devem preservá-lo e nada mais o fará. "Confia no Senhor e faze o bem, assim você habitará na terra, e será verdadeiramente alimentado." Aqueles que não acreditam nos mandamentos de Deus e correm para todos os tipos de mudanças e esquemas, e truques de sua própria lavra, terão que sofrer por isso! Ore a Deus para lhe ensinar o bom senso. E se Ele lhe deu uma medida do mesmo, que Ele continue a dar-lhe mais e mais, por amor do seu nome! Amém.

Tradução, adaptação e redução do sermão de nº 2688 de Charles Haddon Spurgeon, elaboradas pelo Pr Silvio Dutra.


Leia também
Obedecendo o Vento há 1 hora

As folhas caem, e eu quero falar sobre isso, sem me preocupar com o feiti...
a_j_cardiais Poesias 25


"Verão na Europa" há 3 horas

Hoje começou o verão Mas todos os dias, são dias de verão O verão na...
joaodasneves Poesias 5


"Maria Emília" há 5 horas

Meu amor Antes de tu nasceres Raramente eu pensava em ti Iria com o pass...
joaodasneves Acrósticos 5


"Sou" há 6 horas

Sou o livro sem palavras Sou a historia por contar Sou o céu sem estre...
joaodasneves Acrósticos 5


"Livro sem letras" há 8 horas

Meus livros já estão sem letras Meu papel sem cor Com a caneta vazia Q...
joaodasneves Poesias 8


Amor há 10 horas

Quando Jesus diz que aquele que o ama é quem guarda os seus mandamentos, o...
kuryos Acrósticos 7