Saiba que em nós, por naturezao princípio do pecado, ou a carne,é predominante e operasujeitando a alma ao seu governo.

Mas nos que são nascidos do Espíritohá uma luz que atua na mente,e um julgamento na consciênciaque lhes ajudam a se oporemcontinuamente ao pecado,tanto antes quanto depoisdeste ser praticado.

Assim esse princípio vivo de santidadepassa a ser predominantenos que têm se santificado,e exercerá o governo de suas almasainda que haja este princípio de pecadoatuando em suas naturezas terrenas.

Então a luta da carne contra o Espíritoe do Espírito contra a carnesomente poderá ser vistaonde haja o princípio ativo de santidade,porque sem ele não haverá nenhum combateentre o Espírito e a carne.

É por fé no Senhor, no Seu sangue,e por um andar no Espírito,consoante a Palavra da verdadeque se vence a carnepara se viver em santidade.

Por isso a Bíblia afirma:“Digo, porém: Andai em Espírito,e não cumprireisa concupiscência da carne.”(Gl 5.16).

O Espírito sempre trabalhacom a espada da verdade,a qual é a Palavra de Deus.

Devemos lembrar que uma das evidênciasdo trabalho do Espírito em nossos coraçõesé o quebrantamento em humilhaçãodiante de Deus,pelos nossos próprios pecados.

E o desejo pela prática da Palavraque é inspirado pelo Espíritosempre nos conduzirá a buscaro que não seja propriamentedo nosso interesse, mas do de muitos,e não para a nossa glória,senão para a exclusiva glória de Deus.

Não praticaremos os mandamentoscom o fim de sermos vistos pelos homens,tal como faziam os fariseus,mas seremos impulsionados a istopor amar ao Senhore pelo desejo de honrá-lo.

E isto será traduzido em empenhospela salvação dos perdidos,em prova de que esta santificaçãonão é de natureza contemplativa,mas efetivamente de serviço ao próximo.

A santificação é um estado de alma e de espírito que se reflete no uso adequado de todas as nossas faculdades e do nosso corpo.

A leitura diária de textos bíblicos, de textos devocionais, em meditações e em orações, muito contribui para mantermos esta condição de estarmos sempre santificados.