O Tablado

04 de Março de 2014 Maurício R B Campos Prosa Poética 504

O Velho e o MarO velho olhou o mar e seu coração se encheu de melancolia. As vagas lhe separaram do mundo esses anos todos. Sua família sempre esteve lá, além dos colossos de correntes marítimas que se digladiavam dia e noite em épicas batalhas, invisíveis aos olhos humanos, mas que seduziram anjos e outras criaturas no desenrolar das eras. Os elementais deviam fazer seu trabalho, fazer a água circular por todo o globo, e, enquanto uns traziam o calor das águas quentes e a esperança do florescer dos trópicos, outros, além do véu da nossa vida ordinária, buscavam levar o frio cortante para o coração de todas as criaturas vivas, trazendo as águas do âmago das trevas eternas abaixo dos colossos de gelo imemoriais dos polos águas cortantes para contaminar os mares.O velho olhou para o céu. As nuvens acinzentadas corriam para o horizonte, como se impulsionadas por cavalos invisíveis cujo trote ribombava pelos trezentos e sessenta graus daquele imenso tablado que se convencionou chamar de Atlântico. O mesmo céu que protegia sua família, longe das nuvens cinzentas.

O velho olhou para os contâiners atrás de si e para a proa que cortava as ondas à frente. O vento uivou por alguma fenda e ele fechou os olhos por um momento. A esperança de voltar a revê-los o fêz abrir os olhos. Alguém chamou seu nome atrás de si.


© 2014 Maurício Robe Barbosa Campos

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem permissão do autor.

Leia também
"Ontem a noite" há 11 horas

Ontem pela noite Sentei-me no sofa A saudade batia-me no rosto A solidã...
joaodasneves Pensamentos 16


Confessar e se Arrepender em vez de se Endurecer há 14 horas

Em face de termos tão grande sumo sacerdote à direita de Deus nas altur...
kuryos Artigos 12


JUDAICO-CRISTÃO há 21 horas

JUDAICO-CRISTÃO O Deus de Judá reina sobre a Terra Como se uma consci...
ricardoc Sonetos 25


Ponto Final há 23 horas

Para ser final tem que ter o sinal de fim. Um final com reticências, n...
a_j_cardiais Poesias 25


"Adeus Amor" há 1 dia

Parece que foi ontem Te vi passar naquela estrada Cruzei contigo um simpl...
joaodasneves Pensamentos 11


"A chuva cai" há 1 dia

A chuva cai la fora A noite esta triste, como triste esta a flor A ch...
joaodasneves Poesias 15