O Centenário de A. Einstein

24 de Agosto de 2011 Luizcomz Redações 777

No final de 2005, prestei concurso vestibular para atualizar e ver o que havia mudado desde o último que havia participado em 1980.
A redação tinha como tema: O futuro! (texto abaixo transcrito na íntegra)

2005 comemoramos o centenário da Teoria de Einstein. Atribuída a ele a frase: - “Se a III Guerra Mundial acontecer, não saberia dizer com quais armas será travada, mas a IV, com certeza
será disputada a paus e pedras”. Com toda a tecnologia existente, podemos imaginar de que futuro Einstein falava. Para se ter uma idéia do que está por vir, vamos falar apenas em T & I. Alguns países têm mais aparelhos celulares que o número de seus próprios habitantes, aparelhos que medem a pressão arterial e fornecem a taxa de glicose aos diabéticos, ainda permitem o pagamento de contas em restaurantes, hotéis, postos de gasolina e baixam vídeos, mp3 e, pasmem, ainda falam. Paralelamente a tudo isso, a indústria vem acelerando em todos os níveis uma corrida absurda para atender a toda demanda criada em todos os segmentos produtivos. Exatamente nesse ponto nosso futuro começa a ser comprometido. Com a produção em massa e acelerada, normas de seguranças ambientais são relegadas, por conta disso, é visível a revolta da natureza em relação aos desmandos do homem. O nível dos oceanos aumenta a cada período, tsunames, maremotos em regiões litorâneas, secas em regiões nunca antes imaginados, nossa Amazônia, para citar apenas um exemplo. A viagem para o futuro está ao alcance de todos. A questão é, chegaremos em veículos futuristas ou puxando nossas próprias carroças. Sim porque, levando em conta o que o homem faz contra os de sua própria espécie, o que dizer dos indefesos animais? Certamente não existirá um só exemplar para puxar essa carroça.

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Cópia, distribuição e execução são autorizadas desde que citados os créditos.

Leia também
A Origem e a Razão de Ser de Tudo há 1 hora

Deus não criou todas as coisas para depois intentar formar uma Igreja. Ao...
kuryos Artigos 6


ETERNAL (rondó) há 14 horas

ETERNAL (rondó) Não o poeta, sim a poesia Em cada verso haveria- De ...
ricardoc Poesias 6


Sintomático há 19 horas

Divagando pela favela, penso nela olhando a aquarela do sol se pondo. ...
a_j_cardiais Sonetos 38


"Minha humilde casinha" há 3 dias

Tenho na minha casa Quatro cadeiras e um colchão Uma mesa, e roupas pelo...
joaodasneves Poesias 20


Se Poema For Oração há 3 dias

Senhor, este poeta perdido vem Vos fazer um pedido: dai-me Vossa paz. ...
a_j_cardiais Poesias 81


"Bailei com a solidão" há 3 dias

"Bailei com a solidão" A beira do mar espero a Solidão E escuto ja o ...
joaodasneves Acrósticos 17