Em Sintonia com o Passado

23 de Fevereiro de 2013 Mariana Garcia Redações 749

Com o passar do tempo ocorrem inúmeras mudanças na vida das pessoas e é nosso dever preservar alguns tesouros para o futuro. Por mais que e o tempo passe há algo que ele não muda, ou melhor, muda somente se nós permitirmos, esse tesouro precioso que ultimamente anda meio esquecido é a tradição. Mas afinal o que é tradição? Para muitos pode significar apenas um fato, uma lenda ou um dom de família passado de geração em geração. Para mim tem um significado ainda maior, algo que não consigo explicar em poucas palavras, mas que pode ser resumido em apenas uma: união. É simplesmente isso, a tradição tem o poder de aproximar pessoas, o poder de aproximar gerações. É através da união das pessoas que aprendem e aperfeiçoam os dons de família e as historias lendárias, que o passado entra em sintonia com o presente.
Pode ser algo comum, simples ou esplêndido, de qualquer forma tradição é tradição, por muitos nunca é esquecida com o tempo, pode ser inovada em meio a tantas modernidades que o mundo nos proporciona ou apenas seguida em sua forma original, ela está presente em muitas famílias, algumas, infelizmente não as aplicam, por ter se perdido no tempo ou de nunca terem se iniciado por alguma razão especifica.
Há diversos locais porem que os costumes são diferentes do nosso, isto tudo vai pela a tradição que pode ser muito desigual em nossa região, mas em muitas outras não passa de algo comum. E como em minha cidade não é diferente, as famílias passam uma tradição que é muito reconhecida: o crochê. Este artesanato é admirado em Inconfidentes com suas belas toalhas,blusas, saias, tapetes e diversas peças que aqui são confeccionadas. Uma obra de arte feita a mão, ponto a ponto, que concedeu a essa pequena e pacata cidade o prestigio de ser nomeada capital nacional do crochê. Tudo isso graças a estas inúmeras crocheteiras que fazem das peças uma arte, um dom certamente passado de mãe para filha.
A cidade sempre comemora a importância deste artesanato com a exposição de diversas lojas exibindo suas peças elaboradas. A festa é conhecida como Crochê malhas e tem sido um sucesso, é muito importante para nossa cidade transmitir a toda a região o trabalho de nossas costureiras .Parabenizo essas brilhantes mulheres e homens também que não abandonaram a dedicação para a criação de novas peças que por muitos anos seguem esse oficio sustentando os estudos de seus filhos, colocando comida na mesa, proporcionando a sua família uma vida digna e acima de tudo perpetuando através dos tempos essa tão importante tradição.

Mariana Garcia


Leia também
" Amar é" há menos de 1 hora

Amar e como voar, no mais azul dos céus. É sentir a sensaçao de estar n...
joaodasneves Poesias 4


PAU DE FITAS há 5 horas

PAU DE FITAS Dançam as raparigas cá em roda D'um mastro d'onde fitas ...
ricardoc Sonetos 4


PAU DE FITAS há 5 horas

PAU DE FITAS Dançam as raparigas cá em roda D'um mastro d'onde fitas ...
ricardoc Sonetos 3


Falta de Amor ao Próximo há 10 horas

A razão de viver é amar... Mas a maioria das pessoas vive o amor ao din...
a_j_cardiais Poesias 31


Amor a Deus x Amor ao Mundo há 10 horas

Nos dias do autor não havia automóveis como os luxuosos que existem em no...
kuryos Artigos 8


A Origem e a Razão de Ser de Tudo há 15 horas

Deus não criou todas as coisas para depois intentar formar uma Igreja. Ao...
kuryos Artigos 16