Ciúme destruidor

20 de Novembro de 2013 Elisergiopoeta Redações 686

Talvez, culpa da vida agreste Paulo Honório, tenha se tornado um homem agreste, incapaz de compreender Madalena como mulher e sentir sua integridade humana considerando-a apenas como mais um objeto a ser possuído, o que revela um grande sentimento de posse sobre ela.

Assim como conseguiu São Bernardo, Paulo Honório casa-se com Madalena através das suas falcatruas, sendo o casamento tratado por ele apenas como um negócio utilizado para obter um herdeiro. Ela, mulher bem instruída não se subordina ao marido o que ocasiona os atritos, o seu bom comportamento e solidariedade para com os desfavorecidos da fazenda, causa uma enorme indignação e um ciúme monstruoso em seu parceiro.

O ciúme de Paulo Honório torna-se maior a cada dia, o fazendo desconfiar de tudo que sua esposa faz o que submete Madalena a uma tortura psicológica devastadora. Não suportando isso ela suicidara-se, pois vê na morte a única solução para os conflitos com o marido, e assim o ciúme que aos poucos destruía Paulo Honório, destrói Madalena.

Paulo Honório é culpado da morte de Madalena, pois através do seu ciúme descontrolado e da sua desconfiança excessiva faz com que sua esposa desenvolva uma tremenda depressão culminando em seu suicídio, caracterizando assim instigação ao mesmo.

É o ciúme, um sentimento destruidor de amores, de vidas e instigador de tragédia, que faz o homem julgar sem conhecer, ver o que não existe. Todos os esforços desenvolvidos no sentido de evitar o ciúme devem ser louvados e todos os caminhos que levam a confiança devem ser cultivados intensamente, pois o ciúme é um inimigo perigoso.

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem permissão do autor.

Leia também
Bendito Amor Eterno há 19 horas

Quando pensamos que Jesus disse que todo aquele que lhe foi dado pelo Pai, ...
kuryos Artigos 11


"Vendo" há 21 horas

Hoje vendo um corpo sem alma, e um extrovertido coração partido, uma ...
joaodasneves Acrósticos 7


"Te amo vinho tinto" há 23 horas

Tu meu querido vinho tinto, és e serás a minha inspiração, Ter o cop...
joaodasneves Poesias 9


Gradeados há 23 horas

O céu está logo ali, depois dessa janela enjaulada... Meu amor é qua...
a_j_cardiais Poesias 50


Vida Artística há 1 dia

Não quero viver ao Deus dará... Sei que aqui, em se plantando tudo dá....
a_j_cardiais Poesias 41


"Eu sou boémio" há 1 dia

Eu em criança já era rebelde e um pouco vadio. Usufruía da noite, mesm...
joaodasneves Acrósticos 5