Educação de valor, não para glamour

20 de Novembro de 2013 Elisergiopoeta Redações 572

É grande o coro que diz ser a educação a solução para os problemas sociais existentes no Brasil, mas não é menos verdade, porém, que a educação não é voltada para a aquisição de valores e sim uma educação em que se busca apenas uma técnica instrução, o que tem como consequência a atmosfera violenta que temos hoje.

Isso porque os valores não são difundidos como deveriam, o que faz com que os objetivos sejam alcançados através do consumismo, da cobiça e do egoísmo. Nem em seu estágio inicial de existência o home fora tão violento, e nunca se banalizou tanto à vida como agora.

São cada vez mais irrisórios os motivos pelos quais se tiram à vida de outrem, essa violência atinge todas as classes sociais sem distinção. Uns atribuem os altos níveis de violência à ineficácia e pouca quantidade das leis, mas temos aproximadamente Dois milhões e duzentos mil (2.200.000) dispositivos legais desde a esfera municipal até a federal.

As leis existem, mas enquanto não se respeitar o próximo, seu espaço as ideias, enquanto as pessoas forem alienadas e se deixarem alienar pela exigência dos padrões de beleza, de vida e deixarem o capitalismo ditar as suas vidas, as leis continuaram tendo eficácia apenas jurídica e não social.

Logo, uma educação voltada para a aquisição de valores, constitui em logo prazo uma solução para os problemas sociais, em curto prazo boas ações e um respeito maior ao próximo diminuiriam ainda que minimamente os atos violentos. Todos os esforços desenvolvidos nosso sentido de evitar o que gera os altos índices criminais devem ser louvados, e a luta cada vez mais forte, pois a violência é cada vez mais intensa.

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem permissão do autor.

Leia também
Sintomático há menos de 1 hora

Divagando pela favela, penso nela olhando a aquarela do sol se pondo. ...
a_j_cardiais Sonetos 24


"Minha humilde casinha" há 2 dias

Tenho na minha casa Quatro cadeiras e um colchão Uma mesa, e roupas pelo...
joaodasneves Poesias 18


Se Poema For Oração há 2 dias

Senhor, este poeta perdido vem Vos fazer um pedido: dai-me Vossa paz. ...
a_j_cardiais Poesias 65


"Bailei com a solidão" há 2 dias

"Bailei com a solidão" A beira do mar espero a Solidão E escuto ja o ...
joaodasneves Acrósticos 15


Perseverar Até o Fim – Parte 1 há 2 dias

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e Editado por Si...
kuryos Artigos 29


Perseverar Até o Fim – Parte 2 há 2 dias

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e Editado por Si...
kuryos Artigos 12