O Grande Pilar do Mundo

31 de Julho de 2011 Miguel Angelo Redações 783

A amizade é o grande pilar do mundo nas relações sociais. Antes mesmo de existir uma ciência chamada psicologia que afirma que o ser o humano necessita de amizade para seu meio social, Montaigne bradou taciturnamente a carência da mesma em “Da amizade.”
Apesar das idiossincrasias de cada tempo as relações sociais, preferencialmente a amizade, vivem a anátema da superficialidade. Antes as pessoas possuíam uma integração limitada e hoje com os adventos internet/globalização as pessoas, por redes sociais, por exemplo, compartilham informação com centenas de milhares de pessoas de todo o mundo, aumenta a integração, porém isso é diretamente proporcional ao aumento da superficialidade. Como diz Milton Nascimento em “Canção da América”; Amigo é coisa pra se guardar, Debaixo de sete chaves... Ou seja, amigo de verdade é coisa rara.
Outros fatores que pactuam com o supracitado é a sociedade do consumismo e da competitividade onde para se sobreviver nela é necessário se passar por cima dos “adversários”. Em uma sociopatia consciente vivemos o detrimento do conceito de amizade que hoje é baseado em contratos e favores, e somos guiados a um destino “sem sol” como dizia Cícero na Antiguidade Clássica.
Em um Brasil onde, segundo a OMS (Organização Mundial Da Saúde) é campeão mundial de depressão que é segundo especialista, potencializada de acordo com as relações sociais, deveríamos pensar mais na amizade, a verdadeira, a que vem primeiro que o amor como disse Caetano Veloso em “Língua”.

Tema: O processo de desenvolvimento da humanidade na amizade
Fuvest 2007
Miguel Angelo Sena Da Silva Junior

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem permissão do autor.

Leia também
Meu café há 2 horas

UM CAFÉ SEMPRE CAI BEM...ANTES DO ALMOÇO,DEPOIS DELE... TE FAÇO UM CA...
anjoeros Poesias 6


Ao pé do ouvido há 2 horas

Vem cá, menina... Deixa eu te falar, bem lá dentro do teu ouvido, tudo ...
anjoeros Poesias 8


Poesia viva há 2 horas

AMO VOCÊ,MINHA POESIA VIVA... TRAZES NO CORPO AS ESCRITAS DA VIDA OS MOM...
anjoeros Poesias 7


Só pra te aguardar... há 2 horas

QUISERA PODER LER TUA MENTE... SABER O QUE POSSO FAZER PARA TE SATISFAZER ...
anjoeros Poesias 6


A dor fazia lembrar. há 13 horas

Eu lhe atribui tudo de muito vil... No mais absoluto reflexo e pensar. P...
elisergio Sonetos 18


Meu sonho de mulher há 15 horas

Você é o meu sonho de mulher meu pensamento que se tornou realidade.. C...
anjoeros Poesias 10