O Grande Pilar do Mundo

31 de Julho de 2011 Miguel Angelo Redações 806

A amizade é o grande pilar do mundo nas relações sociais. Antes mesmo de existir uma ciência chamada psicologia que afirma que o ser o humano necessita de amizade para seu meio social, Montaigne bradou taciturnamente a carência da mesma em “Da amizade.”
Apesar das idiossincrasias de cada tempo as relações sociais, preferencialmente a amizade, vivem a anátema da superficialidade. Antes as pessoas possuíam uma integração limitada e hoje com os adventos internet/globalização as pessoas, por redes sociais, por exemplo, compartilham informação com centenas de milhares de pessoas de todo o mundo, aumenta a integração, porém isso é diretamente proporcional ao aumento da superficialidade. Como diz Milton Nascimento em “Canção da América”; Amigo é coisa pra se guardar, Debaixo de sete chaves... Ou seja, amigo de verdade é coisa rara.
Outros fatores que pactuam com o supracitado é a sociedade do consumismo e da competitividade onde para se sobreviver nela é necessário se passar por cima dos “adversários”. Em uma sociopatia consciente vivemos o detrimento do conceito de amizade que hoje é baseado em contratos e favores, e somos guiados a um destino “sem sol” como dizia Cícero na Antiguidade Clássica.
Em um Brasil onde, segundo a OMS (Organização Mundial Da Saúde) é campeão mundial de depressão que é segundo especialista, potencializada de acordo com as relações sociais, deveríamos pensar mais na amizade, a verdadeira, a que vem primeiro que o amor como disse Caetano Veloso em “Língua”.

Tema: O processo de desenvolvimento da humanidade na amizade
Fuvest 2007
Miguel Angelo Sena Da Silva Junior

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem permissão do autor.

Leia também
Bem Lá No Fundo há menos de 1 hora

Eu caio, levanto, choro, canto... Me aborreço, entristeço. Me estresso...
a_j_cardiais Poesias 20


"Só sei que nada sei" há menos de 1 hora

Eu nada sei, Mas juro que te adorei, só sei que nada sei mas sei que t...
joaodasneves Mensagens 5


"Amiga virtual" há menos de 1 hora

Ainda não sei porque te tenho como amiga... as tuas letras são iguais a ...
joaodasneves Pensamentos 4


Moça bonita há 2 horas

Todo mundo tem aquela moça bonita na sua vida..Eu tenho... Moça bonit...
anjoeros Poesias 4


Uma cama , várias interpretações... há 2 horas

Boa noite! Para hoje o que temos,como sempre,é o amor...Mas, nesse texto f...
anjoeros Artigos 5


"Amor proibido" há 3 horas

Porque será que aguentamos em silêncio a ferida? Dissimulamos frente a t...
joaodasneves Pensamentos 5