Cultura Organizacional no Mercado Público de Porto

25 de Agosto de 2011 Guilherme Resenhas 1368

Qual o argumento central do texto? Como o autor justifica tal argumento?
A pesquisa, realizada de agosto de 2000 a janeiro de 2001, baseia-se em relatos de funcionários, clientes (usuários) e permissionários do Mercado Público de Porto Alegre a fim de conhecer a cultura organizacional do local. O texto gira em torno de uma reforma realizada no mercado, diferentes pontos de vista são apresentados, onde uns defendem e outros contestam a reforma. mas também revela vários fatores históricos, culturais e religiosos.
Em meados da década de 90, o mercado passou por uma grande reforma que modificou sua estrutura interna e externa. Antes de se dar início à reforma, houve a preocupação de se manter as tradições do local, mas, ainda assim, a mudança causou polêmica. Muitos dizem que houve uma perda de características, pois foi dado um ar de modernidade ao mercado.
O local é ponto de referência da preservação da cultura afro- brasileira- gaúcha. Há a crendice de que foram enterrados “axés” antes de ter sido feito o piso de cimento. Inclusive, até hoje são executados certos rituais no Mercado.
Apesar de ser conhecido popularmente como o “shopping do pobre”, o Mercado Público atrai pessoas das mais variadas classes sociais. Um dos principais atrativos do mercado é o atendimento personalizado que faz com que os clientes sintam-se ainda mais a vontade, como se estivessem em casa. Esse tratamento familiar também é cultivado entre os funcionários, que relatam sustentar uma boa relação composta por risos e brincadeiras.
As mudanças nem sempre devem ser vistas como algo ameaçador. Mas deve-se tomar bastante cuidado, pois, como citado no texto, “é preciso levar em conta as características de uma pessoa idosa que, por mais que seja afeita às mudanças, possui os seus hábitos, alguns deles bastante arraigados, forjados ao longo de uma vida, e quando essa vida é centenária, mais forte são essas cristalizações.”


Leia também
Pelo Espírito há 2 horas

Nada do que Jesus cita no Sermão do Monte nos capítulos 5 a 7 do evangelh...
kuryos Acrósticos 4


A Linha da Vida há 4 horas

O futuro é daqui a pouco, mas talvez não possamos vê-lo. A vida é com...
a_j_cardiais Poesias 26


Obedecendo o Vento há 18 horas

As folhas caem, e eu quero falar sobre isso, sem me preocupar com o feiti...
a_j_cardiais Poesias 36


"Verão na Europa" há 21 horas

Hoje começou o verão Mas todos os dias, são dias de verão O verão na...
joaodasneves Poesias 8


"Maria Emília" há 23 horas

Meu amor Antes de tu nasceres Raramente eu pensava em ti Iria com o pass...
joaodasneves Acrósticos 8


"Sou" há 23 horas

Sou o livro sem palavras Sou a historia por contar Sou o céu sem estre...
joaodasneves Acrósticos 10