A Era dos Extremos

25 de Agosto de 2011 Guilherme Resenhas 15163

Resenha da teoria do Autor : Eric Hobsbawm
Hobsbawm divide a história do século XX em três “eras”. A primeira, “da catástrofe”, é marcada pelas duas grandes guerras, pelas ondas de revolução global em que o sistema político econômico da URSS surgia como alternativa histórica para o capitalismo e pela virulência da crise econômica de 1929. Na segunda parte o texto, que o autor descreve como a “Era de Ouro”, são relatados acontecimentos do pós-segunda guerra mundial, ou seja, sobre a guerra fria, os anos dourados, revoluções culturais e sociais, o terceiro mundo. A última parte, chamada de “O Desmoronamento”, aborda o fim da URSS e o sistema político-social que era pregado pelo “segundo mundo”.
O surgimento da Revolução Russa ao final da primeira guerra mundial foi travada durante quase todo o século entre o capitalismo e o socialismo. No ocidente, os EUA era o país que levantava a bandeira da democracia, liberdade individual e econômica. No oriente a URSS apontava para o socialismo como ideal a ser seguido, onde a economia planificada e os direitos coletivos eram as principais características do modelo soviético.
Seguiu-se então a Revolução Cultural, com grandes mudanças para o povo e seus inter-relacionamentos. Uma nova e jovem cultura internacional nasceu atingindo seu apogeu em 1968, transformando-se na imagem de toda a revolução cultural. Séc. XIX e início séc. XX: Casamento formal; superioridade dos maridos em relação às esposas e dos pais em relação aos filhos: família nuclear. Segunda metade séc. XX: Divórcio; mulheres mostravam uma substancial diminuição no casamento formal, redução do desejo de ter filhos e aceitação de uma adaptação bissexual; crescimento de pessoas vivendo sós. Temas até então tidos como tabus ou até mesmo como crimes em alguns países, encontraram participação de uma juventude ativa e de sindicatos mais fortes.
A guerra fria travada em as potencias EUA e URSS fez com que os países hoje chamados de “países em desenvolvimento”, fizessem parte do “Terceiro Mundo”. Terceiro Mundo de acordo com a Teoria dos Mundos é uma designação genérica usada para designar nações de economia subdesenvolvida ou em desenvolvimento. Aplica-se, geralmente às nações pobres da América Latina, da África e da Ásia. A Teoria dos Mundos foi uma designação dada as subdivisões do mundo por grandeza econômica entre os anos de 1945 a 1990, depois deste período as diferenças entre os mundos se combinam em vários aspectos, tendo a teoria caído em desuso, sendo usado atualmente países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, que também recebe críticas sobre sua abrangência. Segundo essa classificação, as nações desenvolvidas constituiriam o Primeiro Mundo. As nações do antigo bloco socialista constituiriam o. As demais nações constituiriam o Terceiro Mundo. A globalização, a massificação cultural e o crescimento do capitalismo liberal foram as características que ditavam o mundo no final dos anos noventa. fim da URSS e conseqüentemente do modelo de sociedade por ela representado, abriu espaço para a hegemonia norte-americana.


Leia também
CIDADE DOS PATOS (cordel infantil) há 20 horas

Vivia na bela cidade dos patos Um velho pato que contava fatos De uma fam...
madalao Infantil 5


"Feliz...dia...de...São João" ... há 1 dia

Quem dera ir mais além, cantar mais alto Sobre esse chão salgado onde na...
joaodasneves Poesias 6


No Vento da Literatura há 1 dia

Gosto da poesia quando chega de surpresa... Pode não ter beleza, mas q...
a_j_cardiais Poesias 38


Bendito Amor Eterno há 2 dias

Quando pensamos que Jesus disse que todo aquele que lhe foi dado pelo Pai, ...
kuryos Artigos 15


"Vendo" há 2 dias

Hoje vendo um corpo sem alma, e um extrovertido coração partido, uma ...
joaodasneves Acrósticos 10


"Te amo vinho tinto" há 2 dias

Tu meu querido vinho tinto, és e serás a minha inspiração, Ter o cop...
joaodasneves Poesias 11