Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional

25 de Agosto de 2011 Guilherme Resenhas 1169

Resumo do artigo do Autor : Carlos Alberto Ferreira Bispo
O artigo inicia questionando a pouca importância dada a criação de ferramentas gerenciais visando a melhora do relacionamento entre a empresa e seus funcionários. Bispo propõe uma pesquisa de clima organizacional que visa melhorar o nível de relacionamento entre as empresas e seus funcionários.
Aktouf (1996), aponta que esta é uma questão relevante para o crescimento e a sobrevivência no longo prazo: “é necessário que o administrador do futuro compreenda que os instrumentos de administração e as técnicas econômicas e contábeis, as tecnologias sofisticadas não são nada sem a existência de um clima social e humano propício a adesão, a colaboração e ao desempenho” (AKTOUF, 1996, p.21)
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta objetiva e segura, isenta de comprometimento com a situação atual, em busca de problemas reais na gestão dos Recursos Humanos. Um clima organizacional favorável beneficia os clientes, a empresa e os funcionários.
Há trabalhos acadêmicos que apresentam modelos desenvolvidos especifi camente para a pesquisa de clima organizacional para serem aplicados em empresas. O modelo de Litwin e Stringer (1968) utiliza um questionário baseado em nove fatores/indicadores. Kolb utiliza uma escala de sete fatores/indicadores e Sbragia (1983) vinte, alguns semelhantes aos de Litwin e Stringer e outros diferentes.
O modelo de Litwin e Stringer, testado em empresas de Grande Porte, teve seu sucesso devido a percepção de distintos climas organizacionais em empresas com políticas de recursos humanos distintas.
O modelo proposto por Bispo apresenta diversos fatores/indicadores apresentado nos outros modelos e traz outros fatores que influenciam as decisões, as atitudes e o comportamento dos funcionários.


Leia também
Bendito Amor Eterno há 9 horas

Quando pensamos que Jesus disse que todo aquele que lhe foi dado pelo Pai, ...
kuryos Artigos 6


"Vendo" há 11 horas

Hoje vendo um corpo sem alma, e um extrovertido coração partido, uma ...
joaodasneves Acrósticos 6


"Te amo vinho tinto" há 14 horas

Tu meu querido vinho tinto, és e serás a minha inspiração, Ter o cop...
joaodasneves Poesias 7


Gradeados há 14 horas

O céu está logo ali, depois dessa janela enjaulada... Meu amor é qua...
a_j_cardiais Poesias 48


Vida Artística há 14 horas

Não quero viver ao Deus dará... Sei que aqui, em se plantando tudo dá....
a_j_cardiais Poesias 38


"Eu sou boémio" há 14 horas

Eu em criança já era rebelde e um pouco vadio. Usufruía da noite, mesm...
joaodasneves Acrósticos 4