O lado bom de "baixar" livros e filmes.

04 de Junho de 2014 challenger Resenhas 1359

   Na minha agenda preta, onde além de eu usar para escrever meus compromissos ao longo dos dias, tenho uma lista de livros e filmes que assisti durante o mês. Nada muito formal, mas no começo de 2014, fiz a promessa de ler, pelo menos, 4 livros e assistir 4 filmes, separados por categoria. Por exemplo no caso dos livros, um teria que ser literatura nacional, outro livro de autores conhecidos e os outros dos assuntos que eu curto. No caso dos filmes, a mesma coisa, um nacional, outro clássico, um desconhecido e o que eu gostar. 

   Como não tenho dinheiro para esses entretenimentos, uso a tecnologia. Isso mesmo, baixo livros e filmes! Para minhas leituras, baixo em sites, como o Leiturafacil, que até o momento, não me deu problemas. Para ler? Uso programas para android e para o meu notebook, windows 8. No meu celular, uso um aplicativo de leitura chamado kobo, conhecem? É o programa de leitura do ereader kobo, que só é vendido na Livraria Cultura, já o programa, que roda em android, iphone, mac e pcs, é de graça. É como ter sua estante no celular. O ruim é apenas a tela, pois meu smartphone é um mini da samsung, mas quebra um galho, pois onde eu estiver, posso ler. Outro aplicativo que uso no celular é o aldiko, que roda no meu android  e é um pouco mais simples do que o kobo. Clicando no link, vai para a loja do Google e sim, é gratuito! No meu notebook, uso apenas o calibre (clicando no link ao lado, vai direto para o site do baixaki), que é um programa portátil, ou seja, você lê no seu notebook e quando for usar outro computador ou notebook, é só abrir no seu pendrive e continuar sua leitura. 

   Imagina quantos livros podemos "baixar" sem pagar nenhum centavo? Já tiveram o desprazer de ler uma resenha na contracapa de um livro, gostar, comprar e quando chegar em casa, louco para lê-lo, desistir da leitura no segundo capítulo? Eu já, vários livros! E o que fazer com esses livros que eu não gostava? Tentava trocar, vender e algumas vezes, dava ou deixava no banco de um ônibus, para que outra pessoa o lesse. Mas e aqueles livros que bastaria apenas uma leitura e pronto? Onde guardar? Esse problema de espaço eu não tenho (apesar de fazer e ter uma pequena coleção de livros de bolso da editora L&PM Pocket).

   Já no caso dos filmes, a história é um pouco mais complicada. Curto cinema e toda aquela "tradição", ou seja, sair com a namorada (ou sozinho), comprar pipoca, não pegar fila (muito difícil nos dias de hoje!), a ter aquela tela enorme (quase toda para mim), naquela escuridão. Tudo bem que apesar de tudo isso, não gostei de alguns filmes, mesmos aqueles que "todos" esperavam a estreia, não me agradavam uma infinidade de coisas. Mas baixar filmes é um prazer não só para o meu bolso, como também para a parte cultural. Por exemplo, quando ouço um comentário de filme ou leio em alguma revista, corro para uma locadora (tudo bem que hoje está raro achar um decente) e quase sempre, não acho o filme indicado. Não ficamos frustrados com isso? A solução do problema? Sites de filmes online. Não vou colocar nenhuma indicação porque é só buscar no Google, e porque cada site tem uma característica diferente. 

   Assistir filme online tem seu lado bom, vários é claro, mas se você procura qualidade de imagem e de sol, por favor, procure filmes que foram gravados para distribuição, ou seja, que eram para estar nas locadoras ou em lojas físicas, como a Livraria Cultura ou Livraria Siciliano. O filme Gravidade (2013) por exemplo, eu não assisti no cinema e me disseram que você saía no final do filme, enjoado e tonto por causa de algumas cenas. Assisti online e não senti nada, apesar de ter gostado do filme e das cenas, não tive aquela "sensação" que muitos passaram.

   Enfim, esse são os lados bons de se baixar livros e filmes, na minha opinião, é claro. Devo escrever o lado ruim, em uma outra resenha.

   Se gostaram da resenha (ou não), por favor, comentem e critiquem. 

Obrigado.

Luis Challenger Gallardo


Leia também
ACONTECIMENTOS há 23 horas

ACONTECIMENTOS Em face das recentes desventuras, Que tenho atravessado...
ricardoc Sonetos 10


Cultivando Observações 2 há 1 dia

Vivo colhendo frutos, que a sociedade não se importa. Minha vida é uma ...
a_j_cardiais Poesias 33


Conflito Interno há 1 dia

Está tudo aí para eu escolher sobre o que escrever... Existe um vazio d...
a_j_cardiais Acrósticos 28


Grito Escandaloso há 1 dia

Tirem o martelo do meu caminho... Meu juízo é perfeito apesar do defeit...
a_j_cardiais Acrósticos 42


Bom dia! há 1 dia

"Um bom dia ajuda a motivar a vida das pessoas e acima de tudo, um bom dia ...
anjoeros Artigos 15


Tudo o que agora me desfaz. há 1 dia

Cheio de um pleno vazio sobrenatural! Uma saudade não tida em outros carn...
elisergio Sonetos 12