Museu Casa do Poeta Guilherme de Almeida

Por Isabella Feitosa

O Museu Casa do Poeta Guilherme de Almeida, está aberto desde o final dos anos 70, para estudantes e visitantes interessados pelo universo da literatura do país. Guilherme de Almeida foi um poeta modernista, jornalista, crítico e revolucionário, além de um dos mais importantes tradutores da poesia brasileira.

Após um período fechado para obras de reestruturação e adequação, o museu reabriu em dezembro de 2010 para a visitação pública. O espaço tem a missão de estimular o interesse pelas obras do poeta, além de preservar parte do acervo representativo da história brasileira, incentivando a formação de tradutores literários, por meios de programas didático-culturais que contribuam para esta formação.

Na Casa Guilherme de Almeida é possível encontrar um acervo de livros raros, alguns ainda no pergaminho, pinturas originais de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall, dentre outros artistas do modernismo brasileiro.

Além disso, existe a hemeroteca, o arquivo fotográfico, o mobiliário e os objetos decorativos curiosos, tudo cuidadosamente recolhido por Guilherme e sua esposa, Baby de Almeida.

Também existem vestígios de um movimento da história de São Paulo em que a figura do poeta obteve grande destaque: a Revolução Constitucionalista de 1932.

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Rua Macapá, 187 - Perdizes/SP.
Tel. (11)3672 1391
De terça à domingo, das 10h às 18h. - Entrada gratuita.
www.casaguilhermedealmeida.org.br