Dilma enfrenta ventos minuanos da esquerda - Priva

07 de Fevereiro de 2012 tovaga Testemunhos 887

Fonte: //www.portogente.com.br/texto.php?cod=62305
Texto atualizado em 07/02/2012 - 00:04

Dilma enfrenta ventos minuanos da esquerda
A presidenta Dilma enfrentou nesta segunda-feira (6) a revolta dos movimentos sociais que apoiam o seu governo. Da central petista CUT ao PCdoB, todos reprovam com muitos adjetivos negativos a privatização dos aeroportos brasileiros, iniciando com a venda dos aeroportos de Cumbica (São Paulo), Viracopos (Campinas) e Brasília.

Farra do boi
Todo o argumento de que a venda foi um sucesso, com ágio médio de 347%, não foi suficiente para aplacar a fúria da Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Fentac), ligada à CUT, para quem a participação do BNDES no processo é um estímulo à desnacionalização e uma aberração e uma imoralidade.

Pecadora
Para o jornalista Altamiro Borges, do PCdoB, a presidenta Dilma maculou o seu mandato com o leilão dos aeroportos.

Feitiço
E acusa que o discurso antiprivatista de Dilma, que teria acuado os tucanos na eleição de 2010, foi jogado no ralo com a privatização desta segunda-feira.

Turbulências
Francisco Lemos, do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), está preocupado com a manutenção dos aeroportos deficitários mais distantes de regiões mais centrais e ricas.

Pista molhada
Ele explica que no atual modelo a arrecadação é centralizada e redistribuída para manter o sistema. Ele dá um exemplo hipotético sobre o risco da desintegração da malha aérea. “Você se desloca de São Paulo para um aeroporto deficitário, vamos supor, em Juazeiro. Não se sabe em que condições o avião pousará lá, como estará sua pista, seu atendimento. As companhias não vão mais querer fazer determinadas rotas”.

Escola
O senador Roberto Requião, da base aliada do Governo Dilma, não gostou da forma como foi a privatização dos aeroportos nesta segunda-feira (6). Para ele, não era ruim que o shopping dos aeroportos fosse privatizado, mas entregar tudo, com dinheiro do BNDES, não foi do agrado do parlamentar. E completa: “FHC gostou”.

Pelos ares
Já a briga dos aposentados da extinta Varig é outra. Eles querem ver a cor do dinheiro de contribuição que fizeram para o Aerus, fundo de pensão da categoria que foi liquidado junto com a companhia aérea.

Fazendo figa
A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, torce para que a Copa do Mundo de 2014 deixe um legado positivo para a população brasileira, com a melhoria da mobilidade urbana, dos portos e dos aeroportos.

Esse texto está protegido por direitos autorais.
Cópia, distribuição e execução são autorizadas desde que citados os créditos.

Leia também
CIDADE DOS PATOS (cordel infantil) há 19 horas

Vivia na bela cidade dos patos Um velho pato que contava fatos De uma fam...
madalao Infantil 5


"Feliz...dia...de...São João" ... há 1 dia

Quem dera ir mais além, cantar mais alto Sobre esse chão salgado onde na...
joaodasneves Poesias 5


No Vento da Literatura há 1 dia

Gosto da poesia quando chega de surpresa... Pode não ter beleza, mas q...
a_j_cardiais Poesias 37


Bendito Amor Eterno há 2 dias

Quando pensamos que Jesus disse que todo aquele que lhe foi dado pelo Pai, ...
kuryos Artigos 14


"Vendo" há 2 dias

Hoje vendo um corpo sem alma, e um extrovertido coração partido, uma ...
joaodasneves Acrósticos 9


"Te amo vinho tinto" há 2 dias

Tu meu querido vinho tinto, és e serás a minha inspiração, Ter o cop...
joaodasneves Poesias 11