A Tecnologia em favor da sociedade

05 de Setembro de 2013 Isabella Feitosa Textos Escolares 4395

GPS, Bunge e Ciência

Bunge já dizia “O contexto social contribui para determinar a evolução da ciência”, então não podemos falar de evolução sem a interferência e promoção em favor da sociedade, seja desenvolvimento tecnológico, econômico etc.
Merton também deixa sua colaboração sobre o assunto em 74, “As descobertas substantivas da ciência são produto da colaboração social e estão destinados à comunidade”, que nos faz entender e definir concretamente que não há êxito da ciência e da tecnologia sem o dedinho humano, o social que cria e usa toda e qualquer bem sucedida criação tecnológica. Como a tecnologia atualmente se desenvolve em um ritmo muito acelerado, algo de alta tecnologia (moderna) pode, rapidamente, transformar-se em algo de baixa tecnologia ou obsoleto. Neste momento entramos no conceito tempo, e validade, que revela o rápido desenvolvimento das novas tecnologias, exigindo cada vez mais de pesquisas e iniciativas científicas, a fim de lidar e alcançar esse tempo que passa rápido. Conforme o próprio conceito e definição etimológica da palavra tecnologia, é a técnica, arte, ofício" o "estudo", termo que envolve o conhecimento técnico e científico e suas ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
É explícita a relação entre o conhecimento científico e a tecnologia, oriunda das matérias primas naturais, o termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura (estritamente social). A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia, no qual a distinção entre eles não é sempre clara, ou melhor a tecnologia é normalmente a consequência da ciência (conhecimento científico) e da engenharia (prática do conhecimento), ou seja a tecnologia é simplesmente o resultado da pesquisa científica. Assim como as conseqüências benéficas que a tecnologia colhe, encontramos a rapidez da comunicação, mão de obra de ponta, através de máquinas e equipamentos, acelerando e desenvolvendo a eficácia da produção, o fácil acesso a informações, sejam notícias, demais acontecimentos, informações acadêmicas e ou científicas, além de novas ferramentas que este mapa de produtos tecnológicos nos fornece. Infelizmente todos esses materiais trazem conseqüências e prejuízos incalculáveis, como o desemprego que acerca essas profissionais substituíveis pelos avanços tecnológicos e a devastadora poluição e degradação do meio ambiente, pois esses novos produtos da nova era digital, não são nem um pouco sustentáveis, abrindo espaço para o desmatamento etc.

O sistema de posicionamento global, popularmente conhecido por GPS, é um sistema de navegação por satélite, que possibilita uma visão geral mapeada da área que você está percorrendo, através do bluetooth. Este sistema de navegação por satélite, fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária sob todas condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS.

O GPS foi criado em 1973 para superar as limitações dos anteriores sistemas de navegação, no qual Inicialmente o seu uso era exclusivamente militar. Hoje em dia é quase impossível não se ver um GPS instalado em algum automóvel, seja no carro, caminhão ou ônibus. Podemos observar e imaginar diversas vantagens que esta tecnologia nos fornece, desde fácil locomoção nos lugares até sintonização de um local em apenas um toque. O GPS veio para facilitar a vida de todos os motoristas, principalmente os motoristas profissionais, evitando vias de trânsito, fechadas para reforma etc.
Podemos facilmente associar o GPS as teorias de Burge, sobre o desenvolvimento científico, através do conhecimento e a tecnologia, pois a infinidade de recursos e facilidade que este aparelho auxiliador de trânsito por sistematização de mapas carrega, nada mais nada menos foi fabricado e destinado para o usuário, motorista, ajudando o desenvolvimento humano acima de tudo.


Leia também
ETERNAL (rondó) há 10 horas

ETERNAL (rondó) Não o poeta, sim a poesia Em cada verso haveria- De ...
ricardoc Poesias 6


Sintomático há 16 horas

Divagando pela favela, penso nela olhando a aquarela do sol se pondo. ...
a_j_cardiais Sonetos 37


"Minha humilde casinha" há 2 dias

Tenho na minha casa Quatro cadeiras e um colchão Uma mesa, e roupas pelo...
joaodasneves Poesias 18


Se Poema For Oração há 3 dias

Senhor, este poeta perdido vem Vos fazer um pedido: dai-me Vossa paz. ...
a_j_cardiais Poesias 79


"Bailei com a solidão" há 3 dias

"Bailei com a solidão" A beira do mar espero a Solidão E escuto ja o ...
joaodasneves Acrósticos 16


Perseverar Até o Fim – Parte 1 há 3 dias

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e Editado por Si...
kuryos Artigos 31